reportagem
Barreiro – Uma escola com alunos de 22 nacionalidades
Mostra à comunidade projecto de Educação Intercultural
A MOSTRA de atividades do Agrupamento de Escolas de Santo António é um evento anual de paragem da actividade lectiva que tem por objectivo abrir a escola à comunidade
Este ano tem como tema «SANTO ANTÓNIO É R.E.E.I» e visa proporciona um conhecimento dos trabalhos que têm sido realizados no âmbito da REEI - Rede de Escolas de Educação Intergeracional.
Manuela Espadinha, Directora do Agrupamento, recorda que o projecto REEI resulta da aprovação de uma candidatura de fundos europeus – FAMI – destinada a apoiar escolas integradas em território educativo de intervenção prioritária.
Sublinha que o Agrupamento viu aprovada a sua candidatura pelo facto de várias vezes ter sido agraciado com o Certificado de Escola Intercutural.
“Nós temos feito um caminho na educação intercultural e na inclusão”, sublinha Manuela Espadinha.
Alunos de 22 nacionalidades
De referir que no Agrupamento de Escolas de Santo António neste momento há alunos de 22 nacionalidades, entre eles, da China, Moçambique, Angola, Brasil, Alemanha, Ucrânia, etc.
Pagina web acessível em todas as línguas
“Estamos a criar uma página web à qual pode ter acessos os pais e alunos, para matrículas ou obter informações, que será consultável em todas as línguas dos alunos que frequentam”, disse Manuela Espadinha, sentindo o entusiasmo e o calor com que aguarda a concretização desta página digital.
Aprender na diversidade. Uma janela de oportunidades
Lidia Prates, Sub Directora do Agrupamento, proporciona-nos uma agradável visita a todos os espaços onde está a decorrer a Mostra, nos dias 12 e 13 de Abril, com a paragem das actividades escolares, toda a comunidade escolar está envolvida – desde a Associação de Estudantes, passando pela Associação de Pais.
A Mostra tem como tema central divulgar os trabalhos realizados e projectos no âmbito da REEI - Rede de Escolas de Educação Intergeracional. Passando pelas actvidades de todos os níveis de ensino do Jardim Infantil ao Ensino Especial.
“Aprender na diversidade. Uma janela de oportunidades”, é o lema. Os alunos percorrem de sala em sala os diferentes «Laboratórios», das História, Geografia, Matemática. Biologia, Fisico – Química. Inglês, Francês, passando pela Sala da Educação Especial ou pela Sala do Projecto Yuo Start, dedicado ao meio ambiente e tendo como temática a reciclagem.
Para finalizar no Pavilhão, espaço para a zumba e rap. Na escola vivia-se um ambiente de festa, onde não faltam os doces de todas as regiões, os bolos de números – muito saborosos – ou, até, os coiratos, quentinhos a sair da brasa.
Uma Mostra que, pelo que observamos, abre a escola à comunidade permite aos próprios alunos estabelecer relações interdisciplinares e de um fraterno convivio, dentro do espaço da escola.
VER FOTOS
https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10155343481462681
12.04.2018 - 20:11
imprimir


Partilhar:

PUB.

comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia.

envie o seu comentário

PUB.


Pesquisar outras notícias no Google

|