Conta Loios

inferências

Barreiro - ROSTOS DO ANO 2018
Reconhecimento aos que contribuíram para valorizar o concleho

Barreiro - ROSTOS DO ANO 2018<br>
Reconhecimento aos que contribuíram para valorizar o conclehoA distinção «Rosto do Ano» é atribuída anualmente a personalidades ou instituições que, pelo seu trabalho e acção social, contribuíram para dignificar e valorizar a vida do concelho do Barreiro.

Aqui fica o registo dos distinguidos como Rostos do Ano 2018. Afinal, uma cidade é feita de rostos...

De referir que a distinção ROSTO DO ANO, sendo uma iniciativa do jornal «Rostos», as decisões das escolhas são o resultado de uma reflexão conjunta de uma equipa composta por - Ana Lourenço Monteiro, ex-directora do Jornal do Barreiro; António Oliveira, jornalista barreirense, ao serviço da LUSA, e, António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».

ROSTOS DO ANO 2018

«Rosto do Ano na área AMBIENTE»
SIMARSUL

O ano de 2018 fica assinalado pela entrada em fase de conclusão da ligação à ETAR intermunicipal do Barreiro Moita das infraestruturas de saneamento do concelho do Barreiro.
A obra realizada no Parque empresarial da Baía do Tejo fecha o ciclo de ligação da rede de saneamento do concelho do Barreiro ao sistema da ETAR da Simarsul.
Na verdade, diversas foram as obras que a SIMARSUL realizou no concelho do Barreiro, desde a Recosta até Coina, na Avenida Bento Gonçalves, um permanente trabalho realizado em cooperação com a Câmara Municipal do Barreiro, de forma a estabelecer a ligação de toda a rede ao sistema da ETAR.
A obra com o valor superior a 1 milhão de euros, da responsabilidade da Baía do Tejo, foi o culminar do encaminhamento de toda a rede para o sistema da ETAR da Simarsul. Uma obra que permite encaminhar todo o efluente produzido não só pelas cerca de 200 empresas instaladas no Parque empresarial da Baía do Tejo, mas ainda o proveniente de algumas zonas da cidade do Barreiro.

O sistema da Simarsul, a sua ligação à rede de saneamento concelhia, e, agora do Parque Empresarial da Baía do Tejo, tem dado um contributo de grande dimensão para a valorização da qualidade de vida, do ambiente, das zonas ribeirinhas, essencial para a requalificação urbana e ambiental do território do concelho do Barreiro.
Por estas razões, merecidamente, atribuímos à SIMARSUL a distinção Rosto do Ano na área do Ambiente.

«Rosto do Ano na área CULTURA»
associação EPHEMERA

A “Ephemera, Biblioteca e Arquivo de Pacheco Pereira”, é uma nova referência do Parque Empresarial da Baía do Tejo.
A Ephemera deu um contributo decisivo para aprofundar o conceito de «cluster de industrias criativas», como um dos nichos e dinâmicas de desenvolvimento do território da Baía do Tejo e sua ligação à cidade, à região, e, à Área Metropolitana de Lisboa.

A presença da Ephemera no Parque Empresarial do Barreiro da Baía do Tejo, tem contribuído para a abertura de contactos diversos com agentes da vida cultural, ali já se deslocaram Ministros da Cultura, o próprio Primeiro Ministro e muitos rostos de referência no mundo do jornalismo e da cultura.
O desenvolvimento regular de várias iniciativas de índole cultural, abertas e disponíveis a toda a comunidade, contribuíram para que a Ephemera, mostre o seu trabalho, se afirme como um dinamizador de eventos que podem atrais as populações dos concelhos do Arco Ribeirinho Sul e da Grande Lisboa. Isso tem acontecido.

A associação cultural Ephemera é, cada vez mais, uma referência na vida cultural do concelho do Barreiro, tendo com a sua presença e acção dado um contributo, cujo valor é, sem dúvida, incalculável para projectar a imagem de uma cidade moderna e cosmopolita, esta cidade que está a abrir novos caminhos ao seu antigo espaço industrial e no fazer cidade.
Merecidamente, é atribuído á associação EPHEMERA a distinção de ROSTO DO ANO 2018 na área da CULTURA.

«Rosto do Ano na área da Música»
CORAL TAB

O Grupo Coral TAB tem sido nestes seus 25 anos de actividade um divulgador do Barreiro, por diversos cantos do país e do mundo. Ainda no final de 2018, foi um dos três grupos corais de Portugal que marcou presença no Vaticano, tendo sido o Coral TAB, o grupo português escolhido para a recepção com o Papa Francisco.

O Grupo Coral TAB, é uma família, a família TAB, juntando-se ao Coral TAB, o Coral B Voice, o MINI TAB, e, a Orquestra de Cavaquinhos.
Uma família que tem crescido ao longo destes 25 anos tendo como timoneiro o Maestro Manuel Gonçalves.
O Grupo Coral TAB é uma referência no concelho do Barreiro, como promotor de actividade cultural e de divulgação da música, um trabalho que tem por base um permanente trabalho no âmbito da formação musical.
Merecidamente recebe a distinção de Rosto do Ano na área da Música.

«Rosto do Ano na área do ENSINO»
Colóquio dos Jovens Filósofos

Arrancou no ano de 2007, numa sala na Escola Secundária de Casquilhos, e, de facto, ao longo dos anos, faz parte da agenda do ensino no concelho do Barreiro.
O Colóquio dos Jovens Filósofos, no ano 2018 realizou a sua 12ª edição, este evento desde a primeira hora organizado pelo Grupo de Filosofia da Escola Secundária de Casquilhos.
Uma iniciativa que vai para além da escola, que envolve outras escolas do concelho, e, tem envolvido escolas do distrito de Setúbal e, até, de outros pontos do país.

O Colóquio dos Jovens Filósofos tem sido uma importante ferramenta pedagógica para cultivar e motivar para a importância do estudo da filosofia.
Este, na verdade, é um projecto que se mantém vivo – ‘activo no pensamento’ – porque é fruto de uma paixão, aquela que dá felicidade, quando se vive de forma simples a fazer o que se gosta.
Afinal, é isso que muitas vezes leva – ‘a não desistir”. E, continuar a ser uma realidade viva.

O Colóquio dos Jovens Filósofos é uma marca do Barreiro, um exemplo de uma cidade que sempre soube viver a pensar, que sabe que viver não é só estar, mas, é, acima de tudo, pensar, porque, afinal, é pelo pensar que somos, afirmamos a nossa individualidade, a nossa liberdade e construímos comunidade.
O Colóquio dos Jovens Filósofos é um projecto feito de muita dedicação, de uma entrega plena de ‘amor à filosofia’, ‘amor ao ensino’, ‘amor à felicidade’.

Saliente-se que Emilia Santos, professora de Filosofia, ao longo dos anos tem sido o rosto, o motor, a líder do Colóquio dos Jovens Filósofos.
Merecidamente o «Rosto do Ano 2018, na área do ensino» é atribuído ao projecto «Colóquio dos Jovens Filósofos».

«Rosto do Ano na área JOVEM»
Inês Costa

No ano 2018, ao ser a primeira mulher a integrar o Rotary Club do Barreiro, escreveu uma página da história do club barreirense.
Inês Costa, 30 anos, nasceu no Barreiro, viveu a sua vida entre Santo António da Charneca e Santo André.
Frequentou a Escola Secundária de Santo André, depois seguiu para a Faculdade, primeiro optou por Farmácia, depois mudou para Medicina.
Actualmente exerce a actividade de Médica Familiar, em Serpa.

Nos tempos de estudante foi um dos alunos contemplados no concelho do Barreiro com a participação, na Turquia, num Campo de Férias, promovido pelo Rotary Club do Barreiro.
Foi este o seu primeiro contacto com o mundo rotário.
Depois, anos passados, o Rotary Club do Barreiro promoveu um jantar para o qual convidou os vários jovens que participaram em diferentes Campos de Férias.
Nesse jantar foi lançado o desafio. aos interessados, para a criação do Rotaract – um clube jovem rotário.
Foi assim que começou a sua ligação aos rotários, sendo uma das fundadoras do Rotaract.

No decorrer da 24ª reunião rotária do ano 2018, a jovem médica barreirense, passou a integrar o Rotary Clube do Barreiro, sendo a primeira mulher na história do Club. Escreveu uma página da história.
Merecidamente, recebe a distinção ROSTO DO ANO JOVEM, pelo seu percurso de vida e dedicação ao movimento rotário e à comunidade.

NOTA

De referir que a distinção ROSTO DO ANO, sendo uma iniciativa do jornal «Rostos», as decisões das escolhas são o resultado de uma reflexão conjunta de uma equipa composta por - Ana Lourenço Monteiro, ex-directora do Jornal do Barreiro; António Oliveira, jornalista barreirense, ao serviço da LUSA, e, António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».

Vamos continuar a divulgar os «Rostos do Ano 2018»...

03.02.2019 - 11:06

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.