Conta Loios

inferências

A (nota)mentos - No mapa da história da humanidade
500 anos da partida de Vasco da Gama para a viagem à India celebrados no Barreiro

A (nota)mentos - No mapa da história da humanidade<br />
500 anos da partida de Vasco da Gama para a viagem à India celebrados no Barreiro<br />
O Barreiro quer através da personalidade de Álvaro Velho, e, também, por o seu território integrar os Fornos da Mata da Machada, sem dúvida, faz parte da história da humanidade, uma história inscrita nas ondas do Tejo.

Ocorre-me, pensar que a tal cidade que não está no mapa, precisamente no dia de hoje, há 22 anos, foi o ponto central das comemorações nacionais da epopeia que, no dizer de Hegel, abriu as portas à modernidade.
Sim, neste dia, Vasco da Gama iniciou a sua primeira viagem marítima que ligou a europa à India.
E, foi aqui, nesta cidade, que a Marinha Portuguesa decidiu promover um conjunto de eventos para assinalar o dia 8 de Julho, colocando o Barreiro no mapa da história universal da humanidade.
Porque, na verdade, actualmente integram o concelho do Barreiro os territórios da Mata da Machada, onde existiam as infraestruturas de apoio à epopeia dos descobrimentos, mas, na época pertencentes ao concelho de Alhos Vedros.

José Caro Proença deu um contributo decisivo, através da valorização da figura de Álvaro Velho, natural do Barreiro, cronista, autor do «Roteiro da Viagem à India», para colocar o Barreiro no mapa do descobrimentos.

O Barreiro quer através da personalidade de Álvaro Velho, quer por, nos dias de hoje, o seu território integrar os Fornos da Mata da Machada, também, por esta razão, faz parte da história da humanidade, uma história inscrita nas ondas do Tejo, nas Tágides e nas lendas das comunidades ribeirinhas.

Recordo, porque apesar de ter sido no ano de 1997, há apenas 22 anos, este é um dia que o Barreiro, devia, sempre celebrar, e inscrevê-lo no seu calendário de promoção de imagem do concelho, de dinâmicas culturais, colocando-o na rota dos descobrimentos – esse evento que abriu as portas á globalização e à modernidade.

S.P.


08.07.2019 - 18:54

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.