Conta Loios

inferências

A(nota)mento - Barreiro
Porque será que o PS tem aversão à CDU?

A(nota)mento - Barreiro<br>
Porque será que o PS tem aversão à CDU?<br>
O PS até hoje, no poder, demonstrou que não é alternativa à CDU, tem sido meramente uma alternância.Tem gerido a herança da CDU. E, diga-se, uma boa herança.

Ontem decorreu a reunião da Assembleia Municipal do Barreiro. Fiz o esforço de assistir, via internet. Num ponto que era destinado à informação escrita da actividade municipal dos últimos meses, escutei umas notas sobre a pandemia do COVID, quando, pelo que foi dito, este assunto está agendado na ordem de trabalhos.

O começo da reunião foi marcado, por aquele prurido de um deputado da CDU, sobre a distribuição dos tempos, porque se sentia lesado, em relação aos tempos que em conferência de líderes tinha sido acordado, distribuir pelos diferentes partidos.
Nem percebi qual o drama. Mesmo que em reunião de líderes tivesse sido acordado, na reunião do órgão, qualquer deputado tem o direito de expressar a sua discordância e indignação. Só se existe, algum ponto, no Regulamento que diz que as decisões da dita «conferência de líderes», obriga a disciplina de voto.
Achei justa a indignação. E assunto podia ficar encerrado com a sua intervenção. Um direito democrático. A democracia é isto, o direito de cada eleito expressar a sua opinião. No entanto, pelos vistos um deputado que discorde de uma decisão da conferência de lideres, não pode expressar a sua indignação.
Afinal, a CDU que é sempre acusada por, dentro de si, não existir diferenças de opinião, agora, quando um seu deputado tem opinião diferente, isso já é coisa má, e, passa a ser interpretado como sendo a CDU contra a própria CDU. Enfim. Coisas.

Depois, escutámos uma intervenção oriunda da área do PS a erguer a moção da CDU, a qual tinha tido o voto contra dos socialistas, em anterior reunião da Assembleia , agora era erguida pelo PS para subscrever tudo o que a CDU defende na moção – ligação Barreiro- Seixal, Terceira Travessia do Tejo, Arco Ribeirinho Sul. Tudo, e muito mais, acrescentou a ligação entre o Barreiro e o Montijo.
Enfim, jogos de tácticas e estratégias de alta politica municipal.
Em resposta a CDU, veio dizer: afinal o PS não tem um programa para o concelho, navega ao sabor do vento, pois, agora apoia a moção estratégica da CDU. Ontem o PS estava contra, hoje está a favor. Ironia. Coisas.

A reunião decorreu com momentos que são bem um exemplo do nível de debate na vida politica local. Raivas. Cães. Aversões.

Não pretendo, nesta nota, referenciar, ou individualizar intervenções, porque, na verdade, cada uma delas é, certamente, a expressão do pensamento das respectivas forças politicas.
Esta reunião, no final, espremida, deixou apenas uma interrogação: Porque será que o PS tem aversão à CDU?

Na verdade, ao longo das intervenções, assistiu-se a uma luta de boxe – PS / CDU – que atingiu golpes que causam dor e tristeza.
Uma coisa ficou óbvia o PS tem aversão à CDU. Quando fala da CDU é de dedo em riste – os senhores! Nem se trata de diferenças de estratégia, porque nessas, até foi afirmado o desejo do PS de abraçar a CDU.
A aversão existe porque há ódio, há medo, a CDU causa calafrios ao PS.
O PS tem aversão à CDU porque, afinal, nesta reunião, viu-se, a CDU é a única força politica que verdadeiramente lhe faz oposição, quem critica, quem avalia e quem aponta caminhos.
E o PS, sabe, sim sabe, que é de facto a CDU a única força politica que pode conquistar a presidência, é a única alternativa ou alternância, no actual contexto eleitoral.
O PS até hoje, no poder, demonstrou que não é alternativa à CDU, tem sido meramente uma alternância.Tem gerido a herança da CDU. E, diga-se, uma boa herança.
Quando uma força politica, no confronto politico, coloca em relação ao seu adversário, não a diferença de opiniões, nem de estratégia, mas aversão como modo de se diferenciar, é, porque, afinal, perdeu a noção que a democracia tem por base a existência de partidos.

António Sousa Pereira

26.06.2020 - 21:28

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.