Conta Loios

inferências

A(nota) mentos – Barreiro
Plataforma Nacional apela à intervenção civica pela defesa de edificios públicos abandonados

A(nota) mentos – Barreiro<br />
Plataforma Nacional apela à intervenção civica pela defesa de edificios públicos abandonados<br />
Esta pode ser a hora de motivar a criação de um movimento civico que seja uma voz livre e activa na defesa de um projecto de recuperação das Escola Adães Bermudes, no Lavradio. Um edifico bonito. Um edifico com história e com estórias.

Segundo noticia divulgada, ontem, pelo jornal «Público» foi criada uma «Plataforma» cujo objectivo é fazer o mapeamento dos edificios públicos que estão abandonados e que pelos quais é possivel trabalhar visando a sua recuperação.

A finalidade desta Plataforma é motivar para a valorização do património esquecido, dando o pontapé de saída para o debate de ideias, surgimento de sugestões tendo como perspectiva a recuperação desses espaços abandonados e colocá-los ao serviço da comunidade.
Refere a noticia que com a aproximação da discussão dos fundos do próximo quadro comunitário de apoio, pensar projectos, pode ser o ponto de partida para recuperar.

É referido que pode vir a existir uma linha de financiamento direccionado aos municipios que apostem na recuperação de património.
Não se trata só de recuperar edificios de um grande beleza e arquitectura especifica, mas, dar-lhes vida e colocá-los ao serviço da comunidade.
Os cidadãos deviam ser os primeiros a ser mobilizados para este processo, dando contributos, ideias e sugestões.
Que fazer? Que vida lhes dar?

Ao ler esta noticia recordei o muito que já escrevi ao longo de anos, as intervenções que fiz em assembleias de freguesia, e, até, a defesa da criação de um movimento civico que seja uma voz livre e activa na defesa de um projecto de recuperação das Escola Adães Bermudes, no Lavradio. Um edifico bonito. Um edificio que está no coração da vila. Um edificio que podia ser dinamizador daquele lugar que foi, durante décadas, o ponto de encontro da comunidade lavradiense.
Fica o registo. Mais uma vez...
Esta é a hora de acção civica activa.

SP.

23.09.2020 - 16:26

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.