Conta Loios

inferências

Rosto da Semana – Barreiro
Maria do Carmo Guia – serviço público porta de acesso ao conhecimento e ao diálogo

Rosto da Semana – Barreiro<br />
Maria do Carmo Guia – serviço público porta de acesso ao conhecimento e ao diálogo<br />
Maria do Carmo Guia é Directora do Centro de Emprego do Sul Tejo, uma mulher que vive de forma apaixonada o serviço público, que desempenha a sua vida profissional com o sentido de missão, sempre com a forte vontade de ligar a instituição que dirige à comunidade.

Ao longo de vários anos tenho acompanhado a dinâmica do Centro de Emprego do Barreiro, como todos designamos, mas cuja identificação é Centro de Emprego do Sul Tejo, cuja área de acção abrange os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.

Maria do Carmo Guia, como Directora do Centro de Emprego do Sul Tejo, é o rosto da instituição, uma mulher que procura valorizar o trabalho de equipa, estimular o trabalho em ligação com as empresas e instituições.
Ora promovendo acções de «networking empresarial», ora promovendo debates que contribuam para dar ferramentas aos empresários e instituições, porque, como ela sempre disse o Centro de Emprego acompanha os desempregados, mas este problema social não é o Centro de Emprego que resolve, são as empresas e as instituições.

Dar a conhecer as alterações do Código do Trabalho, divulgar programas de apoio e de incentivo á criação de emprego, promover a formação de desempregados de forma a que obtenham novas competências, estas são algumas das actividades dinamizadas pelo Centro de Emprego do Sul Tejo.

E, não esqueço as iniciativas que visam promover relações de proximidade, pelo diálogo, pela partilha de conhecimento, com um visão no futuro, não esperar que as coisas aconteçam, e, sim, estar à frente para receber o futuro.

Foi assim com o debate, tendo como tema « O futuro do Trabalho», foi assim esta semana, com o debate «A Pandemia e as Transformações Digitais», antecipando debates teóricos sobre temas de actualidade e abrindo portas ao futuro.
Iniciativas de quem acredita que há problemas que só resolvem com o contributo de todos, porque, afinal, o desenvolvimento da comunidade é o desenvolvimento de todos.

Maria do Carmo Guia, sabe e tudo faz para estabelecer pontes, estimular o diálogo institucional, de forma simples, sem querer protagonismos, procurando passar despercebida, apenas querendo fazer serviço público e viver de forma apaixonada a sua vida profissional.

Por todas estas razões e porque é justo que a comunidade preste gratidão aos que a servem com amor, aqui fica, merecidamente, a distinção de «Rosto da Semana» a Maria do Carmo Guia.

António Sousa Pereira

15.11.2020 - 19:42

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.