Conta Loios

inferências

Rosto da Semana – Barreiro
Rui Lopo – OBRIGADO!

Rosto da Semana – Barreiro<br>
Rui Lopo – OBRIGADO!<br>
Rui Lopo, vereador da Câmara Municipal do Barreiro, do Partido Ecologista «Os Verdes», na última reunião da autarquia divulgou que aquela era a sua última intervenção, porque que vai deixar o cargo pelo facto de ser incompatível com a sua nova função de membro, indigitado, do Conselho de Administração da Empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Rui Lopo é um vereador que, pela sua acção, se inscreveu na vida concelho, com todo o mérito, aquele mérito feito de meritocracia, de competência, de humildade, de aprender com os outros, de fazer com os outros.
Rui Lopo pela sua passagem como autarca no concelho do Barreiro deixou um legado, que será para sempre uma marca na história do concelho, e, até, na história dos transportes públicos de Portugal – a primeira empresa que renovou na sua totalidade a sua frota. Esse é um trabalho que é fruto da capacidade de diálogo, do Poder central com o Poder Local, de visão estratégica, de trabalho de equipa e proximidade entre o Presidente Carlos Humberto, e, Rui Lopo, que forjaram entre si uma amizade e cumplicidade ao serviço da comunidade e no amor ao Barreiro.

Rui Lopo, igualmente com Carlos Humberto, liderou um trabalho profundo e inovador no debate sobre o fazer cidade, no reflectir sobre a estratégia, no desbravar caminhos parta fazer futuro, na criação de um Conselho Estratégico para pensar e reflectir sobre a construção do Plano Director Municipal, legando mais de 80 % do trabalho técnico, essencial para pensar a estratégia e desenvolver a revisão do PDM.

Rui Lopo, deu um contributo, incalculável no desatar os nós das AUGI’s com o desenvolvimento de candidaturas a fundos europeus, aqui, com o apoio de Sofia Martins, em diálogo com os parceiros, os interessados no terreno, andei por lá com ele e ouvi as pessoas. Um trabalho que está em curso.

Rui Lopo é um politico com valores, que debate ideias, que discute com base em principios, tem ideologia – sim tem, mas quem não tem – por isso sempre admirei a sua forma de intervir nas reuniões da autarquia. Tinha um problema na sua ânsia de espelhar os seus conceitos, por vezes, esticava-se desnecessariamente, até, porque, os seus adversários, tantas vezes sem argumentos para desmentir, reduziam o debate de ideias a «muros ideológicos, ou ao rotular as suas intervenções de ar doutural. Eram giros os seus confrontos com Rui Braga e com Bruno Vitorino, os únicos que com ele se digladiavam, com mais ou menos picardias. Era o debate politico. Umas vezes politico. Outras vezes na politiquice, principalmente quando descia ao nível dos bons e maus.

Rui Lopo é um senhor, um politico com letra grande, um politico que faz politica, que faz politica com nobreza.

Esta sua escolha para o Conselho de Administração da Empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa, uma empresa estratégica e estruturante na politica dos transportes públicos do século XXI, é, bem merecedora de, aqui e agora, o destacarmos como o «Rosto da Semana».

E destacamos como «Rosto da Semana» porque uma regra da boa educação, uma regara que faz a nobreza da humanidade, é essa de com humildade saber reconhecer, mesmo a um adversário, mesmo a alguém com quem não partilhamos o mesmo olhar sobre a vida e sobre o mundo, mas que reconhecemos a sua integridade e honestidade intelectual, isso, é agradecer a acção daqueles que valorizaram a vida da comunidade e construíram caminhos de futuro.

É por isso, que, quero, dizer publicamente como o Barreiro agradece o teu trabalho e dedicação. Um trabalho que faz parte do quotidiano, que é presente e futuro. Tu mereces.
OBRIGADO RUI LOPO – OBRIGADO!

António Sousa Pereira

10.01.2021 - 13:55

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.