Conta Loios

inferências

A(nota) mentos - Vai ser entregue ao município do Barreiro
Retrato iconográfico de Manuel Cabanas de autoria do pintor Kira

A(nota) mentos - Vai ser entregue ao município do Barreiro<br />
Retrato iconográfico de Manuel Cabanas de autoria do pintor Kira . Celebram-se hoje – dia 11 de Fevereiro – 119 anos do nascimento de Manuel Cabanas.

Colocar o quadro do Mestre Manuel Cabanas, de autoria do Kira, no Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca Municipal do Barreiro, é uma merecida e justa homenagem ao Mestre Manuel Cabanas. Dois amigos abraçados, num espaço de saber, cultura e de vivências democráticas.

Da ideia à realidade. Este um exemplo real. São as ideias que se transformam em práticas humanas. São as ideias que dão vida real aos sonhos. Um sonho realizado é uma ideia que se concretiza.

A ideia surgiu, simples, sem pretensões, essa, apenas com o desejo de juntar vontades, motivar um grupo de pessoas que se disponibilizassem a dar o seu contributo e, todos juntos, procederem à aquisição do quadro do Mestre Manuel Cabanas, de autoria do pintor Kira, para oferecer à Câmara Municipal do Barreiro. A ideia estava lançada.

A associação VULTOS DA NOSSA TERRA, aderiu ao projecto, motivou-se, e, nesse juntar vontades, foi lançado o repto ao jornal «Rostos» de gerar, através da concretização desta ideia, a dinamização de uma acção civica e cultural, promovendo-se uma campanha de crowdfunding ( uma angariação pública de fundos) visando a aquisição do quadro iconográfico de Manuel Cabanas.

O processo decorreu célere, dinâmico, com grande envolvimento da associação VULTOS DA NOSSA TERRA, e, concretizou-se o objectivo, tendo através da campanha sido obtida a verba de 2.225,00 €, depositados na conta do pintor Kira. Foram 46 os participantes.

Recorde-se que o valor total necessário para aquisição do quadro estava acordado em 2.000,00 €. A importância foi superada e está encerrada a campanha pública de recolha de fundos.
O quadro é de todos. Agora será efectuada a entrega ao municipio.

A ideia que foi motivadora deste projecto visava sugerir à autarquia que este quadro do Mestre Manuel Cabanas, pudesse ser colocado no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, ao qual recentemente foi atribuído o nome do Mestre de xilogravura, autodidata e republicano português, lutador antifascista, humanista, Mestre Maçon, democrata e membro fundador do Partido Socialista.

Mestre Manuel Cabanas, algarvio, natural de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, fez do Barreiro a sua terra. Sempre teve o Barreiro nos cantos mais nobres da sua interioridade. Amava o Barreiro e os barreirenses.

O Mestre Kira e o Mestre Manuel Cabanas foram amigos daqueles que ao longo da vida, nos dias que conviveram, partilharam as dores, as esperanças, as paixões pela cultura, pela arte e pela criatividade.

Colocar o quadro do Mestre Manuel Cabanas, de autoria do Kira, no Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca Municipal do Barreiro, é uma merecida e justa homenagem ao Mestre Manuel Cabanas. Dois amigos abraçados, num espaço de saber, cultura e de vivências democráticas.

Hoje, dia 11 de Fevereiro, o Mestre Manuel Cabanas assinalaria o seu 119º aniversário. Daqui a um ano esperemos estar a celebrar o seu 120º aniversário.

Tive a honra de conhecer o Mestre Manuel Cabanas, com ele partilhar conversas, aqui no Barreiro e na nossa terra natal.
Um homem integro que sempre respeitei e que sempre me abraçou com amizade, um homem que me alertou para os perigos, antes de Abril acontecer, um homem que me ensinou a sentir a força da Liberdade, aquela que foi a grande causa da sua vida.
Um homem que sabia o valor das diferenças, foi através dele que conheci, antes do 25 de Abril, outro conterrâneo nosso – Vicente Campina, comunista, então no exilio. Eram grandes amigos. Partilhavam a luta «contra o cerco». Foram homens como estes que abriram o caminho para aquele dia «puro e limpo» que vivemos em Abril.

Hoje, que o Mestre Manuel Cabanas celebraria os seus 119 anos. Aqui fica o meu obrigado pessoal, e do jornal «Rostos», a todos os que participaram na campanha, e, naturalmente, uma referência muito especial à forma apaixonada e voluntária como a associação VULTOS DA NOSSA TERRA, contribuiu para tornar real este sonho de dar um abraço e homenagear o Mestre Manuel Cabanas.

Agora, o desejo é que o município do Barreiro receba fraternalmente este quadro do Mestre Manuel Cabanas – um quadro com história - adquirido, por cerca de meia centena de barreirenses, todos contribuindo de forma voluntária, por amor ao Barreiro e por reconhecimento à arte e á cultura - bem expressa nestes dois nomes Manuel Cabanas e Kira.
Obrigado.

António Sousa Pereira

Nota - A entrega do quadro irá ser feita, em data a aprazar, a qual será previamente divulgada através do jornal ROSTOS, na sua edição online.

11.02.2021 - 00:27

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.