Conta Loios

inferências

Rosto da Semana
Divisão Policial do Barreiro – esta «não é uma cidade sem lei»

Rosto da Semana<br />
Divisão Policial do Barreiro – esta «não é uma cidade sem lei» Esta semana foi marcada por uma operação policial, resultante de uma investigação da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial do Barreiro, visando pôr termo à escalada de violência que se vinha a verificar nos últimos meses, com vários desacatos na via pública, troca de disparos com armas de fogo, tendo sido alguns destes filmados e difundidos através das redes sociais, provocando algum alarme social.

Esta acção denominada «Operação Andante» envolveu cerca de uma centena de agentes, dando cumprimento a mandatos de busca domiciliária a cinco suspeitos, tendo sido apreendidas armas de fogo.
Esta Operação é merecedora de destaque porque é um contributo para gerar um sentimento de tranquilidade e a consciência, como foi dito, que «o Barreiro não é uma cidade sem lei».

Nos últimos tempos, alguns acontecimentos vinham a ser motivo de inquietação dos habitantes de algumas zonas da cidade do Barreiro, sendo esta uma matéria que foi debatida numa reunuão da Câmara Municipal do Barreiro, onde foi aprovada, por unanimidade, uma moção solicitando, com carácter de urgência, uma reunião urgente com o Ministro da Administração Interna, por proposta do PSD.

Esta operação policial é, sem dúvida, um contributo para que os barreirenses acreditem que as forças de segurança no concelho do Barreiro estão atentas e agem no sentido de manter um clima de segura de confiança .

As situações vividas, o debate que decorreu na reunião da Câmara Municipal do Barreiro, deixa em aberto a necessidade que seja promovida uma reunião do Conselho Municipal de Segurança, onde as várias entidades que o compõem abordem de forma objectivas esta temática, seja conhecido um diagnóstico sobre a realidade da criminalidade no concelho, sejam conhecidos os recursos e necessidades, porque a segurança é essencial num estado de direito e um elemento estruturante da democracia.

A ideia que existe na opinião pública, que se faz passar nas redes sociais, que há um aumento da insegurança no concelho do Barreiro, é perigosa e em nada contribui para valorizar a qualidade de vida. Se há lacunas que sejam corrigidas. Se há empolamento de factos que se confirme e informe a comunidade.

A segurança não é um assunto tabu, a «Operação Andante» é disso um exemplo, claramente, agindo, intervindo, divulgando, esclarecendo, constrói-se um clima de segurança e as forças policiais pela proximidade à população, ajudam a fazer cidade.

Fica o registo e merecidamente, atribuímos à Divisão Policial do Barreiro a distinção de «Rosto da Semana».

14.02.2021 - 18:25

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.