Conta Loios

inferências

Rota 66 – Pelo Barreiro, pelo mundo...
As autárquicas estão na rua...

Rota 66 – Pelo Barreiro, pelo mundo...<br />
As autárquicas estão na rua... E, pouco a pouco, as eleições autárquicas começam a tomar posição no espaço público e nas redes sociais.

O PS e PSD foram os que se colocaram já na linha de partida. A CDU tudo indica vai colocar Carlos Humberto na corrida. O BE começou a agitar-se. O CDS/PP para a semana dá noticia do seu candidato, deve ser Hélder Leal Rodrigues.

Bruno Vitorino vai mais para além do PSD

E cá estamos a passos largos a caminhar para as eleições autárquicas. Elas já agitam as ruas. Surgem os primeiros ‘out door’, das duas forças que ao longo do actual mandato autárquico estabeleceram entre si um acordo de gestão municipal, e, agora, naturalmente, em vésperas de acto eleitoral, como é óbvio distanciam-se, dado que não se vislumbra que pudesse surgir um cenário politico que transformasse esse acordo numa eventual aliança eleitoral.
O PSD coloca na rua, no centro do Barreiro, o primeiro ‘out door’ com o rosto do seu candidato à presidência da Câmara, Bruno Vitorino e lança o primeiro tema, aquele que é uma bandeira dos socias democratas - a segurança pública, da criação da policia municipal.
Retoma, portanto, um tema da anterior campanha, aliás, esta é uma temática tradicional do PSD. Portanto, para já, nada de novo.
De referir que Bruno Vitorino o rosto do PSD é, certamente, um dos politicos mais experientes do concelho do Barreiro. O ser de direita num concelho que respira à esquerda coloca-o em desvantagem, mas, é o rosto com mais condições para juntar os votos do centro direita e até alguns eleitores sem opções claras. O Bruno Vitorino acrescenta ao PSD a sua dimensão de politico culto e estratega. É um politico com valores. Tem uma visão para o Barreiro, que, pode considerar-se em termos pragmáticos, não está longe das opções que têm sido tomadas pela actual liderança do municipio.

Carlos Humberto – acrescenta valor à CDU

Dizia Marques Mendes, na SIC, que a CDU lança um «candidato de peso» no Barreiro, Carlos Humberto, anterior Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, e actual Primeiro Secretário da Área Metropolitana de Lisboa.
Carlos Humberto é um senhor da politica. Um homem que vive a politica como um ideal. A sua gestão na presidência da Câmara Municipal do Barreiro deixou obra feita e legou ao actual mandato um municipio financeira mente desafogado, com matérias em fase de resolução, com projectos que era só dar o pontapé de saída, desde a recuperação das zonas próximas do POLIS, passando pelos terrenos do Gaio e Doca Seca, os novos autocarros dos TCB, as obras na zona das AUGI ‘ s, e, tanta coisa que esta gestão em exercicio devia no minimo ter sido grata e respeitado o homem, mesmo que não respeitasse o politico, como aconteceu numa recente Assembleia Municipal.
Embora não seja oficial, tudo indica que vai ser o candidato da CDU. Uma boa aposta, porque Carlos Humberto, acrescenta á CDU, a sua dimensão politica de homem integro e que tem um grande amor ao Barreiro. Um politico com valores, um politico que coloca em primeiro lugar o Barreiro. Tem todas as condições subjectivas e objectivas para reconquistar a Câmara Municipal do Barreiro.
Admiro a sua coragem de recandidatar. Ele podia, perfeitamente, desligar a acção poltica, ir descansar, mas, vai entrar nesta batalha, talvez até, perca ou ganhe, para esclarecer os barreirenses, muita coisa que tem sido dita, e, ao longo destes anos após 2017, ele, de forma nobre e séria optou por remeter-se ao silêncio.
A resposta está dada e o quebrar o silêncio fica claro com a sua candidatura, que, acrescenta mais valor à CDU.


Crescer – os votos em primeiro

O PS no seu primeiro ‘out door’ apresenta-se todo de azul escuro, e uma única palavra «Crescer», de fundo em linha de água, lá está o 2021. O vermelho é um ponto. O símbolo do PS.
É um ‘out door’ que se insere na velha técnica de marketing, de ir desvendado ao longo do tempo uma mensagem que terá como centro a palavra crescer. É enigmático. Mas, é um exemplo que o PS já tem a trabalhar uma equipa produtora de conteúdos. Que não vai brincar em serviço. Aliás, na última campanha eleitoral autárquica o PS, no Barreiro, usou de todos os recursos de marketing e multimédia na sua campanha eleitoral. Colocou todas os recursos no assador. Desde a roda gigante, passando pelas redes sociais.
A palavra crescer pode significar a vontade de crescer eleitoralmente, mas, também parece expressar alguma ansiedade.
Na verdade quem coloca como meta o desejo ou o desafio de «crescer», ou está convencido que é o vencedor é grande e quer crescer mais, ou não está seguro da sua própria vitória e começa com o apelo de ajudem-me a «crescer». Uma mensagem que à partida só traduz um pensamento de conquistar votos e eleitoral, para quem, nos últimos dias, acusa as forças de oposição PSD e CDU, que em tudo o que dizem e fazem são eleitoralistas, este ‘out door é um exemplo puro e duro de quem coloca em primeiro lugar as eleições, os votos. As ideias pouco contam, o que conta é crescer...nas autárqucias 2021. Os votos estão primeiro. O Poder.

A Efeméride

No dia de hoje, no ano de 1942, há 79 anos, começou a deportação dos judeus de França para os campos nazis de Auschwitz. E não foram só judeus, foram todos os que contestassem o regime comunistas, ciganos, católicos, socialistas. Anarquistas.
Fica o registo...

A frase

A frase de hoje no jornal «Público», pode ser um pequeno contributo para reflectir sobre as razões que levam as pessoas a ter opiniões negativas sobre a politica, ou, até, para cultivarem o descontentamento para com a politica do sistema.
“Há pessoas que entraram pobres na politica, sairam ricos da politica e riem-se de nós”, afirma o Presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.
Eu acrescento que riem-se de nós, chamam-nos malucos, acham-se o supra sumo da inteligência, e, pela experiências que vivem, percebem que afinal – “viver não custa, o que custa é saber viver”.
E, ao lerem isto, começam a rir à gargalhada. Pois claro, siga a dança...

António Sousa Pereira

29.03.2021 - 20:08

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.