Conta Loios

inferências

Rosto da Semana
Programa Bairros Saudáveis
. «RENASCER o Bairro das Palmeiras» e «Barreiro Velho»

Rosto da Semana <br />
Programa Bairros Saudáveis <br />
. «RENASCER o Bairro das Palmeiras» e «Barreiro Velho»<br />
O Programa Bairros Saudáveis contemplou duas candidaturas apresentadas por instituições do concelho do Barreiro - . «RENASCER o Bairro das Palmeiras«, que teve como líder da proposta a Associação NÓS, e, «Barreiro Velho», que foi liderada pela SDUB «Os Fabnceses»«

Dois projectos que são exemplo dessa semente que faz a comunidade barreirense - o associativismo, essa força que é uma marca dos barreirenses, que se escreve com a palavra PARTICIPAR.

O Programa Bairros Saudáveis prevê financiar 232 projetos, de um total de 774 candidaturas recebidas, considerando a dotação disponível de 10 milhões de euros.
Neste programa foram contempladas duas candidaturas apresentadas por instituições do concelho do Barreiro, todas elas envolvendo diversos agentes locais - . «RENASCER o Bairro das Palmeiras«, que teve como líder da proposta a Associação NÓS, e, «Barreiro Velho», que foi liderada pela SDUB «Os Franceses»«

Dois projectos que, por si próprios, são exemplo dessa semente que faz a comunidade barreirense - o associativismo, essa força que é uma marca dos barreirenses, que se escreve com a palavra PARTICIPAR.

Dois projectos que espelham essa força viva na comunidade barreirenses, de fazer e viver, uma cidade participativa, co-laborativa, que acredita profundamente que a vida de uma cidade se faz com a dinâmica das suas gentes, dos seus cidadãos activos.

Neste tempo de pandemia que nos ensinou a sentir dentro do coração a energia da palavra vizinhança, neste tempo pós pandemia que temos que reaprender a viver a cidadania de forma activa, critica, irreverente, participante, porque só assim fazemos uma cidade de todos, afinal, o que é de todos por todos deve ser decidido. É isto democracia: fazer c-operando, fazer co-laborando, fazer co-agindo.

Estes são os nichos de acção que vão lançando sementes que vão marcar a governança do futuro. Cidade de todos para todos.
Há sementes que ficam e renascem, em cada vontade que se junta, em cada vontade fazer juntos, estas duas candidaturas do Barreiro que foram reconhecidas ao nível nacional, merecem que, esta semana, merecidamente demos o destaque de «Rosto da Semana».

António Sousa Pereira

04.04.2021 - 22:10

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.