Conta Loios

inferências

Autárquicas 2021 – Ana Carrilho coloca perguntas
Candidatos à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro respondem

Autárquicas 2021 – Ana Carrilho coloca perguntas<br />
Candidatos à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro respondem<br />
<br />
O jornal «Rostos» convidou um conjunto de personalidades de diversas áreas e sensibilidades para colocarem perguntas ou temas que considerem importantes debater no âmbito das eleições autárquicas 2021.
Todos os candidatos à presidência da Câmara Municipal do Barreiro participaram, de forma aberta e livre, nesta iniciativa do jornal «Rostos».

Já publicamos as respostas a oito perguntas. Perguntas elaboradas por Sofia Cabral, ex-vereadora da Câmara Municipal do Barreiro e ex-Deputada da Assembleia da República, que motivou uma reflexão sobre matérias da área metropolitana de Lisboa.

Armando Seixas Ferreira, jornalista da RTP, sobre a situação do Barreiro Velho, a situação da Estação dos Barcos e a Preservação do Património histórico.

Anabela Carreira, Presidente da Direcção do Clube de Fotógrafos do Barreiro, questionou os candidatos acerca de politicas culturais.

Jorge Cardoso, Advogado, abriu a ponte para uma abordagem do tema atracção de emprego e de empresas para o concelho.

Augusto Sousa, Psicologo, suscitou uma análise sobre as pandemias, crises financeiras ou impacto das alterações climáticas.

Pedro Vasconcelos Almeida, Secretário Nacional da JS, com a sua pergunta proporcionou uma reflexão sobre a fixação dos jovens e envelhecimento da população.

José Carlos Lourinho, jornalista, - Editor - Jornal Económico, abriu o caminho para temas do desporto e associativismo.

Augusto Coelho, membro do Rotary Club do Barreiro, suscita uma análise de temas com a Quinta Braamcamp ou Ponte pedonal Barreio Seixal. Não foi respondida, até ao momento, pelo candidato do PS. O candidato do Livre por razões profissionais sublinhou a dificukldades de continuar a enviar as respostas.

A nona pergunta é de Ana Carrilho, jornalista da Rádio Renascença, que, num concelho envelhecido, interroga sobre problemas sociais e politica de apoio ás famílias e aos cuidadores.

Todos os candidatos receberam as nove perguntas. O desafio era colocar dez. Pensamos não concretizar porque o objectivo era concluir até ao dia 12 de Setembro. Atrasos de algumas respostas prolongou no tempo.
Vamos enviar pergunta 10 e fica ao critério dos candidatos, quem quiser responder, responde, quem não tiver oportunidade, não o fará.
Da nossa parte registamos e agradecemos o esforço de todos os candidatos no envio das respostas e na forma civica e plural como contribuíram para enriquecer este painel. Um conjunto de reflexões, propostas que podem ser um dossier para definição de um pensamento estratégico.
Da nossa parte o nosso maior obrigado.
Registamos, igualmente, o acolhimento positivo que esta iniciativa teve junto dos nossos leitores. Temos recebido elogiosos comentários sobre este contributo do jornal «Rostos» para abordagem de temas de interesse local e para a valorização da democracia.

A através da nossa news letter fazemos uma ampla divulgação das respostas dos candidatos. Tem sido uma preocupação permanente a divulgação das resostas, nomeadamente, pelas redes sociais como o linkedin ou Twitter. Só pretendemos motivar o debate de ideias. Valeu a pena.

Vamos continuar com a publicação das respostas à pergunta 9, de Ana Carrilho. Aliás Já temos algumas repostas à pergunta nove. Aguardamos dos restantes.
Percebemos que já estamos em cima na campanha e o tempo urge para os contactos com a população.
Da nossa parte achamos que valeu a pena esta iniciativa. Tal só foi possível com o contributo dos candidatos. Agradecemos.
Este é um exemplo que a democracia é isto mesmo, o confronto de ideias.
Esta foi, para nós, uma forma positiva de darmos um contributo para a vida democrática e para a valorização do Poder Local.
Igualmente realizamos uma conversa de Café com os 22 candidatos à presidência das 4 juntas de freguesia do concelho de todos os partidos. Uma experiência enriquecedora e humanizadora. Uma maratona que valeu a pena, por termos olhado, olhos nos olhos os candidatos, conversado amenamente, partilhado ideias sobre o barreiro, sobre a vida, sobre a politica. É isto o jornalismo de proximidade. Construir pontes. Promover o diálogo. Obrigado a todos.
Nos dias da campanha eleitoral, para encerrar vamos convidar para “tomar um café”, individual, com todos os candidatos à presidência da Assembleia Municipal do Barreiro. Todos aceitaram o convite. Todos agendaram o convite.
Este ano o jornal Rostos celebra os seus 20 anos de vida, esta foi uma forma linda de mantermos vivo um jornalismo feito com paixão e respeito pelas diferenças.
No dia 25 de Setembro a nossa edição «Rostos on line» celebra 19 anos de vida. Esta nossa acção em torno das eleições autárquicas é um exemplo que vale a pena lutar, ser resiliente e viver a vida fazendo o que se gosta, com amor e paixão. Pela vida, pela comunidade.
Obrigado.

António Sousa Pereira

13.09.2021 - 12:46

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.