Conta Loios

inferências

Conferências de Maio - 20 anos do jornal «ROSTOS»
Um encontro com a história inscrita no território

Conferências de Maio - 20 anos do jornal «ROSTOS»<br />
Um encontro com a história inscrita no território Hoje à tarde, no Auditório da SIMARSUL, na ETAR Barreiro Moita, na Barra-a- Barra, no Lavradio arrancaram as «Conferências de Maio», uma iniciativa com o tema: Barreiro - um território com história, integradas nas comemorações dos 20 anos do jornal «ROSTOS».

Na Sessão de Abertura participaram António Sousa Pereira, Director do Jornal «ROSTOS», e, António Ventura, Presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL, anfitriã e parceira neste evento cultural.

Na sua intervenção António Sousa Pereira sublinhou que – “a razão que motivou a organizar as Conferências de Maio” foi o “desejo de mergulhar na história deste território que é actualmente o concelho do Barreiro, onde temos as nossas raízes.”
Aqui fica a intervenção de abertura da Conferência.


.


Conferências de Maio - 20 anos do jornal «ROSTOS»
Barreiro - um território com história

Boa tarde,
Bem Vindos às Conferências de Maio.
Um ponto de encontro para sentir e pensar o tempo que vivemos.
Esta iniciativa insere-se no conjunto de acções que temos vindo a promover para assinalar os 20 anos do jornal ROSTOS, esta saudável loucura de fazer jornalismo de proximidade, e pioneiros no jornalismo desta era digital, que este ano celebramos os 20 anos da nossa edição ROSTOS ON LINE.

Vinte anos é muito tempo, como diria o poeta. São vinte anos de história intensamente vivida, apaixonadamente vivida.
Vinte anos a fazer noticia. Vinte anos a escrever história. Porque fazer jornalismo é registar uma parte, daquilo que será a nossa memória futura.
O jornalismo faz memória. O jornalismo faz a história do presente, regista os factos, e são os factos, as controvérsias, as diferenças de interpretações de hoje, que escrevem a história do futuro.
O jornal ROSTOS desde há muitos anos que foi enquadrado nos registos do Arquivo nacional Web – a torre do tombo do mundo digital. Páginas do presente que ficam como documentos para a história da nossa comunidade e da região.

Foi essa a razão que motivou a organizar as Conferências de Maio. Um desejo de mergulhar na história deste território que é actualmente o concelho do Barreiro, onde temos as nossas raízes.

Queremos com este ciclo de conferências proporcionar um espaço de reflexão, um encontro com a história inscrita no território, os factos, que contribuem e contribuíram para forjar uma identidade na sua diversidade epocal.

Costumo dizer, que o concelho do Barreiro é um território de culturas enxertadas, de diferenciações, de gente vinda de muitos lados.
Estas conferências vão proporcionar essa abordagem diferente, em épocas diferentes.

Aqui fica o agradecimento sincero, do coração aos prelectores que aceitaram este desafio – Joaquina Soares, António Gonçalves Ventura, Gilberto Gomes e Carlos Moreira. Obrigado.
Aqui fica o agradecimento à SIMARSUL, que aceitou concretizar esta parceria, permitindo que neste canto esquecido do território do concelho do Barreiro, se realizem estas Conferências de Maio.
Aqui fica o agradecimento à BxB TV - Baixa da Banheira TV, que aceitou registas este ciclo de conferências, para que fiquem disponíveis nos canais do Youtube do Rostos e da BxBTV.
Aqui fica o agradecimento, a todos vós, que aceitaram estar aqui, neste dia, e outros que não estão aqui hoje, mas estão inscritos para outros dias, com o objectivo de partilhar conhecimentos – sentir, pensar e amar o território que somos.
Como dizia, no Renascimento, Giovanni Pico Della Mirandola - «Só se ama aquilo que se conhece».

Obrigado. Vale a pena!

António Sousa Pereira
Director do jornal «Rostos»

07.05.2022 - 22:03

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.