Conta Loios

inferências

Rosto da Semana
Armando Seixas Ferreira - liga Barreiro ao Rio de Janeiro

Rosto da Semana  <br />
Armando Seixas Ferreira - liga Barreiro ao Rio de Janeiro<br />
No ano que é celebrado o bicentenário da independência do Brasil, o jornalista e escritor barreirense, apresentou seu livro - «1821- O regresso do Rei», no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro - Brasil.

A apresentação da sua obra foi da responsabilidade de Paulo Knauss, Doutor em História, decorreu no passado dia 22 de Julho.
Depois das apresentações em Lisboa, no Barreiro, no Porto, em Angra do Heroísmo, em Sesimbra, era inevitável que o Brasil conhecesse a obra de Armando Seixas Ferreira. Uma obra que vai ao encontro da génese daquele país de língua portuguesa.
Recorde-se que o lançamento, no Rio de Janeiro, do livro «1821- O regresso do Rei», decorre precisamente, neste ano, que é celebrado o bicentenário da independência do Brasil.

O livro «1821 - O Regresso do Rei», é uma «reportagem» por dentro da viagem do regresso do rei D. João VI a Portugal. Uma obra que tive a honra de apresentar, no Barreiro. E que me deu uma prazer especial ler.
Pelo conteúdo da obra, o lançamento do seu livro no Brasil, disse-o, na altura, era inevitável.
Esta é uma obra que fica inscrita, na história de Portugal e do Brasil. Uma obra de um grande jornalista, um amante da arte, da cultura e do património, que de forma rigorosa e inédita descreve, por dentro das memorias de uma viagem, o papel de D. João VI, e seu legado para a história do Brasil e para a história de Portugal.

O jornalista e escritor barreirense, esta semana, inscreveu o Barreiro, a sua terra natal, nas memórias do Rio de Janeiro e do Brasil. Liga Portugal ao Brasil e faz história, dentro da história.

Recordo os dias que Armando iniciou o seu trabalho de jornalista no Jornal do Barreiro, a forma apaixonada como sempre abraçou a sua profissão, as suas reportagens no jornal «Público», as suas reportagens na Linha da Frente, na RTP 1, ele sempre viveu, e vive, o jornalismo com o seu coração, e, diga-se, até, nesta sua obra, - «1821- O regresso do Rei» ele escreve o seu livro com as ferramentas de investigação do jornalista, com o olhar observador de quem viaja por dentro do tempo, assumindo-se como um «repórter da história».

Armando Seixas Ferreira, foi distinguido como Rosto do Ano 2021, na área de Escritor.
É para nós, e acredito também para o Barreiro uma honra, registar que um seu filho abre, com o valor da sua obra literária, as portas do Brasil.
Por essa razão, merecidanente, atribuímos a distinção de Rosto da Semana a Armando Seixas Ferreira.

António Sousa Pereira

24.07.2022 - 16:39

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.