Conta Loios

inferências

Pintura de Kira de Mestre Manuel Cabanas adquirida através de campanha pública
Como era intenção dos doadores vai ser colocado na Biblioteca Municipal do Barreiro

Pintura de Kira de Mestre Manuel Cabanas adquirida através de campanha pública<br />
Como era intenção dos doadores vai ser colocado na Biblioteca Municipal do Barreiro A pintura adquirida através de uma campanha pública de crowdfunding, durante o mês de Janeiro de 2021, promovida conjuntamente pela associação VULTOS DA NOSSA TERRA e pelo jornal online ROSTOS, vai integrar o património público do povo do Barreiro.

O quadro vaia ficar exposto de forma permanente numa parede do hall de entrada do Auditório Manuel Cabanas da Biblioteca Municipal do Barreiro, a partir do próximo dia 27 de novembro.

MESTRE MANUEL DOS SANTOS CABANAS
pintura de António Pereira Gama (Kira)

Em Fevereiro de 2012 realizou-se, nas instalações da Cooperativa Operária Barreirense «Os Corticeiros», uma exposição iconográfica de pintura, com quadros da autoria do artista plástico António Pereira Gama (que adoptou o pseudónimo artístico «Kira»), dedicada exclusivamente a Manuel Cabanas, figura maior e emblemática da História barreirense. A exposição foi organizada por um grupo de personalidades locais, entre elas, maioritariamente, muitos dos então jovens amigos mais próximos do Mestre.
Na cerimónia inaugural foi orador principal o Dr. António Almeida Santos.
O quadro «Mestre Manuel dos Santos Cabanas» foi exposto pela primeira vez nesta mostra, do qual se reproduz, acima, uma cópia retirada do respectivo catálogo.
A pintura de Kira foi adquirida através de uma campanha pública de crowdfunding, durante o mês de Janeiro de 2021, a qual rendeu 2.245,00 €, entregues ao seu autor, tendo tido o jornal online local ROSTOS a responsabilidade de veículo da comunicação necessária à divulgação e acompanhamento activo da iniciativa junto da população.

A campanha foi promovida conjuntamente pela associação VULTOS DA NOSSA TERRA e pelo jornal online ROSTOS, com o objectivo de aquisição da pintura para que a mesma viesse a integrar o património público do povo do Barreiro, sob condição de o quadro vir a ficar exposto permanente numa parede do hall de entrada do Auditório Manuel Cabanas, anexo à Biblioteca Municipal do Barreiro.

Em documento autónomo do presente, anexa-se versão digital do catálogo da exposição «In Memoriam Manuel Cabanas», onde o quadro vem reproduzido, realizada no salão de exposições da Fundação Mário Soares, em Lisboa, entre 5 de Junho e 27 de Julho de 2012. Esta mostra foi inaugurada pelo Dr. Mário Soares e pela Dr.ª Maria Barroso Soares.

Quadro «Mestre Manuel dos Santos Cabanas», em acrílico sobre tela,
dimensões 190x200 cm2, ano da sua execução 2012

Nota - Todos os deram o seu contributo para a aquisição do quadro e os barreirenses interessados estão convidados para assistir ao acto que assinalará a colocação do quadro de Kira - in Memoriam Manuel Cabanas - no próximo dia 27 de novembro pelas 16 horas, iniciativa que antecede o Colóquio e a apresentação do livro «Cabanas entre os seus«, de Jorge Morais, que será apresentado por João Barroso Soares.

22.11.2022 - 19:58

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.