inferências

Nota do Dia – Barreiro
Uma extraordinária aula de história e arqueologia

Nota do Dia – Barreiro <br />
Uma extraordinária aula de história e arqueologia A vida é feita de encontros e reencontros. Há pessoas com quem gostamos de partilhar momentos da vida. Trocam-se opiniões. Foi o que aconteceu ontem, pela manhã, ali na Esplanada dos Dadores de Sangue. Fiz uma visita pela história contada com base numa visita guiada aos Moinhos de Alburrica.

, hoje, faço esta nota, apenas para recordar e partilhar a emoção, a satisfação com que a minha amiga Cláudia Bizarro – desculpa Drª , pois claro, uma Advogada tem que se ter respeitinho, é assim, neste tempo de CEO e outras coisas semelhantes, mas, dizia, a forma feliz como a Cláudia comentava a visita guiada que fez no sábado, aos Moinhos de Alburrica, numa iniciativa promovida pela Associação Barreiro Património Memória e Futuro, deixou-me feliz e a sorrir.

Ela comentava a importância e o papel desta associação na defesa e valorização do património e lamentava a situação de destruição do património moageiro, assim como do património natural, quer da fauna, quer da flora, num autentico atentado ambiental ao território de Alburrica, que observou mesta visita.

Na sua página de facebook, a Claudia comenta que - “a aprendizagem e o conhecimento é a base de tudo” e acrescentava que a visita guiada que viveu foi uma “extraordinária aula de História e de Arqueologia sobre o valioso e extraordinário património cultural da nossa terra , designadamente dos Moinhos de Maré do Barreiro”.
Refere, ainda, que esta iniciativa , proporcionou-lhe um “extraordinário reencontro com um antigo professor de história” ficando “sempre muito grata” pelos seus” doutos ensinamentos”.

Na nossa conversa matinal, eu recordei-lhe que as actividades civicas que a Associação Barreiro Património Memória e Futuro tem desenvolvido, mas que não merecem o devido reconhecimento. É injusto. E criou-se um estigma como forma de a silenciar.

“Adoro ser uma eterna aluna...” . escreve a Claudia, no seu texto no facebook, e, termina o seu registo afirmando : " Uma mente devidamente informada é certamente uma mente melhor esclarecida ".

No final da conversa dizia-me, desculpa a inconfidência, que sente uma enorme vontade de integrar a Associação Barreiro Património Memória e Futuro.
E foi tanta coisa que conversámos, ali, sentimos a liberdade voar nos pensamentos e palavras, filosofando, dando gargalhadas e sentindo como é belo amar a terra onde inscrevemos os nossos dias.
Obrigado Cláudia pela tua amizade. A nossa conversa é, afinal, um exemplo vivo que as diferenças de opinião são a força da democracia.

António Sousa Pereira

05.06.2023 - 18:17

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.