inferências

Rosto da Semana – Barreiro
Escola de Teatro Projéctor : aprender a amar e viver o teatro

Rosto da Semana – Barreiro<br />
Escola de Teatro Projéctor : aprender a amar e viver o teatro A Escola de Teatro do Projéctor - Companhia de Teatro do Barreiro viveu o seu ano zero, como costuma dizer-se esse é um tempo de começo, e, pode dizer-se que arrnacou de forma brilhante ao viver os resultados do seu trabalho nascer no palco numa relação viva com o público.

A Escola de Teatro Projéctor levou a cena dois espectáculos, um em julho a “A Máquina do Teatro”, e, este fim-de-semana semana “Castings”.

Foram dois trabalhos que permitiram aos alunos que frequentaram a Escola de Teatro Projéctor apresentar o fruto de um caminho percorrido para aprender a amar e viver o teatro.

Tive o privilégio de assistir aos dois espectáculos, ambos deram a dimensão do mundo do teatro os seus bastidores, a luz, o som, o personagem, as opções de encenação, a criatividade, as escolas teatrais, a história e as estórias. O mundo do teatro colocado a num como tema para ser pensado e vivido. Gostei. Diverti-me e vivi de forma agradável os momentos que, no palco do Auditório do Teatro Projéctor, senti vivo e dinâmico o encontro de gerações a abraçar e viver a arte de comunicar com o corpo, com as palavras, com os olhos, entre a fantasia e o realismo da vida.

Findou o ano zero e um novo ano começa, até 30 de setembro estão abertas as inscrições para a formação de actores/actrizes, para a época 2023- 2024. na Escola de Teatro do Projéctor - Companhia de Teatro do Barreiro.
Uma formação onde serão lecionados diversos módulos, nomeadamente : História do Teatro; Expressão Corporal e Movimento; Voz, Dicção, Canto; Introdução à Dramaturgia; Encenação , Direcção de actores e Téncicas de Palco.

Estão de parabéns os alunos e os professores. A Escola de Teatro Projéctor nasceu, já está a semear e já proporciona ao público momentos felizes de fruição de arte, com beleza e intensidade dramática. Uma cidade que tem inscrito o teatro na sua história, continua a escrever no presente a sua história do futuro. O futuro aprende-se nas vivências que recebemos do passado e na força que colocamos a viver o presente. Foi isso que senti e vivi ao assistir aos dois espectáculos que apresentaram o resultado do trabalho do ano zero – é isso aprende-se a amar o teatro, vivendo o teatro.
Por tudo isto, aqui fica este registo e merecidamente atribuímos à Escola de Teatro Projéctor a distinção de ROSTO DA SEMANA .

António Sousa Pereira

17.09.2023 - 20:44

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.