inferências

Nota do Dia - Há 130 anos nasceu o primeiro jornal do Barreiro "O Sul do Tejo
Dia da Comunicação Social do Barreiro

Nota do Dia - Há 130 anos nasceu o primeiro jornal do Barreiro Dia da Comunicação Social do Barreiro"> Em tempos idos, nos anos 80 e 90, do século passado, e, ainda no começo do seculo XXI, este dia, 19 de Novembro, era celebrado como Dia da Comunicação Social Barreirense.
Celebrava-se o dia para recordar o passado e viver o presente. Um dia vivido pela imprensa local, e, também, por vezes, com a presença de jornalistas barreirenses que exercem a sua actividades na imprensa nacional - jornais, rádios e Televisões - um forma de motivar um encontro com o Barreiro.

Por vezes, era promovidos debates, foruns de reflexão, ou abordando temáticas como o papel dos Correspondentes Locais, ou abordagem da importância da imprensa local e regional nas comunidades, também as relações da imprensa local com o Poder Local.
Um dia que terminava numa Tertúlia entre jornalistas, colaborares, colunistas, pessoas que exerciam funções nas áreas da comunicação autárquica ou empresarial. Um ponto de encontro para reflectir sobre a comunicação e a participação no fazer cidade e cidadania.

A última vez que esta efeméride foi celebrada foi no ano que se assinalaram os 125 anos da fundação do jornal «O Sul do Tejo». Talvez, no futuro, esta efeméride possa voltar a ser de novo o Dia da Comunicação Social Barreirense. Fica aqui a sugestão para todos que, são do Barreiro, e, que vivem no mundo da comunicação.

Hoje, nesta dia, apenas recordo e presto meu tributo a alguns nomes que recordo de memória que, de outro tempos, homens que inscreveram seu nomes no jornalismo local e regional: Alfredo Zarcos - Correspondente do Diário de Noticias; Leonidio Martins, Correspondente do Diário Popular; Guerreiro, correspondente de "A Capital"; Oliveira e Silva, correspondente de "O Século"; Vitor Cardoso, Correspondente de «O Setubalense" e de "A Lusa"; Manuel Vaz, Correspondente do "Distrito de Setúbal"; Emanuel Gois, Correspondente do Mundo Desportivo; João Liberal, Director do Jornal do Barreiro; Gonçalo Rego, Director de "Voz do Barreiro"; Coelho, Correspondente de "A Bola"; Manuel Seixo, Director de «O Jornal Daterra», e, ainda, José Figueiredo, Director do "Voz da Vila", da Baixa da Banheira, estes, e tantos nomes que marcavam as páginas da imprensa local, regional e nacional, homens que, com muitas vezes apenas com o voluntariado, davam de si para servir a comunidade. Recordo-os com saudade, amizade e enorme respeito e gratidão.
Aprendi com eles a amar e respeitar o jornalismo local, quer estando ao lado deles, quer estando de outros lados da comunicação. Eram homens de grande dignidade, pelo trabalho e pela acção. Obrigado!
A minha saudação e um grande abraço de futuro.

António Sousa Pereira

19.11.2023 - 13:14

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.