inferências
Barreiro - A(nota)mento
“Sabor e Arte” - uma exposição para a história
. Isana a excelência da criatividade
Uma noite de grande fraternidade. Uma noite de conversas amenas. Uma noite para sentir o sabor da arte a pulsar no coração.
As obras expostas nas mesas marcaram pela sua beleza, pela sua criatividade, expressam jogos de cores, flores, paisagens, cada uma na sua singularidade, transmitia uma grande pureza e harmonia cromática.
Cada prato – cada, Excelentíssimo Senhor Prato – era, é, um poema, uma tela, um olhar de Isana sobre a vida e sobre a personalidade das mulheres que homenageou, com uma criatividade sublime.
Para escrever palavras que, para mim, definam os trabalhos que tive o prazer de observar, resumia às palavras - amor e excelência.
Esta exposição é uma magnifica homenagem à Mulher. Uma exposição para a história - Arte e Sabor.
Uma exposição que dignifica a cerâmica, a energia que pode brotar das mãos de um artesão apaixonado pela vida.
>
Um dia, nos anos 90, no seculo XX, Isana promoveu no Barreiro uma exposição com o tema : Sua Excelência o Azulejo. E, como referi acima, neste século XXI, a artista barreirense deu beleza ao Excelentíssimo Senhor Prato.
Um conjunto de 40 obras, únicas, que começou a criar há cerca de um ano, e cada uma delas espelha, na verdade, a dimensão ética e estética do olhar de Isana, sobre o mundo e sobre a vida.
Uma dimensão ética, aquela que Isana coloca em cada obra, transmitindo a sua visão do mundo, essa visão que nasce na força da sua experiência de vida, na sabedoria de quem aprendeu a fazer, fazendo, erguendo cada dia com os seus próprios braços.
Um dimensão ética que ela partilha através das palavras que escreve em cada prato, a sua interpretação da ação de cada mulher que presta homenagem e sobre o contributo delas para construir um mundo melhor. Mulheres do Barreiro, de Portugal e do mundo, que viveram a afirmar a palavra Mulher e seus direitos. É, na verdade, este o lado da história onde Isana se coloca.
As obras de Isana, também reflectem uma visão estética, na diversidade das expressões cromáticas, no jogo de expressões plásticas, entrando por diversas correntes que vão do realismo ao futurismo, ou, do naturalismo ao expressionismo abstracto. Uma exposição que encanta pelo seu jogo de cores e formas, que aquecem o olhar e levam cada obra exposta a ser “comida” com os olhos, e, pelo olhar transportadas para o coração.
Atrevo-me a afirmar que esta exposição – Sabor e Arte – é um ponto marcante, de grande excelência, na brilhante carreira de Isana. É uma tese de Mestrado. É um ensaio para um doutoramento. É, a forma de, aos seus 79 anos, Isana, vir dizer-nos que o tempo é a melhor escola de aprendizagem.
Esta exposição “Sabor e Arte” é, sem dúvida, um ponto de excelência na sua criatividade. E fica aqui o desafio de dar continuidade a este ciclo de exposições motivadas pela arte e pelo sabor. Foi lindo jantar com arte.
Senti que Isana olhava para os seus trabalhos com naturalidade, com simplicidade, sem vaidade, com a alegria a saltar no seu olhar e um sorriso de felicidade nos lábios.
Senti, ali, em cada Excelentíssimo Senhor Prato, estava presente o prazer de dar cor aos seus dias, e a emoção de fazer o que gosta com paixão e amor, essa emoção que culmina na partilha.
O Barreiro deve agradecer a Isana este seu magnífico trabalho de homenagem à Mulher. Mulher Poema. Mulher tela. Mulher Lutadora.
Obrigado ISANA
António Sousa Pereira
TE – 180
Equiparado a Jornalista
VER FOTOGRAFIAS
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.904284418372040&type=3
09.03.2024 - 21:48
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.