inferências

Rosto do Ano 2024 – Área de Investigação
Fernando Motta – um olhar inovador para a história do Barreiro no século XIX

Rosto do Ano 2024 – Área de Investigação<br />
Fernando Motta – um olhar inovador para a história do Barreiro no século XIX Fernando da Motta, historiador, apresentou na Faculdade de Letras, no Porto, a sua tese de doutoramento em História, tendo como tema: «Modernização do Barreiro ao longo do século XIX», um contributo de referência para o conhecimento da história local.

A investigação que Fernando Motta desenvolveu em torno da elaboração da sua tese é um importante contributo para entender a industrialização e a modernização do concelho do Barreiro, antes da existência da CUF.
Fernando Manuel Carvalho da Motta, em 2006, concretizou anteriormente o Mestrado, pela Universidade Nova de Lisboa, em torno da temática - História dos séculos XIX e XX. A Licenciatura em História concluiu no ano de 1994 pela Universidade Autónoma de Lisboa. Publicou artigos em revistas especializadas.

A sua tese de doutoramento proporciona uma viagem pelos mais diversos acontecimentos e regista dados diversificados ao longo do século XIX, desde a implantação dos Caminhos de Ferro, passando pela indústria corticeira.
Um tese que faz uma abordagem inovadora e pioneira que contribui para proporciona uma nova visão no pensar a história local do concelho do Barreiro, quer ao nível da sua industrialização, quer nas vivências sociais e associativas.

Fernando Motta dá um contributo essencial para que se perceba o Barreiro Moderno, o Barreiro industrial, num período anterior ao surgimento da CUF e dos investimentos realizados no território por Alfredo da Silva.
Fernando Motta, é Técnico Superior da Câmara Municipal do Barreiro. exercendo a sua actividade no Espaço Memória - Arquivo Municipal.

A sua paixão pela história local, o rigor da seu estudo, as marcas inovadoras da sua tese, que permite um novo olhar e um novo pensar sobre o desenvolvimento industrial do concelho do Barreiro, merece a gratidão da comunidade e o reconhecimento, com a atribuição da distinção Rosto do Ano 2024 na área investigação.

Nota - A distinção «Rostos do Ano» é atribuída anualmente pelo jornal «Rostos», para prestar reconhecimento a entidades ou personalidades que dignificam e valorizam o concelho do Barreiro. A distinção é atribuída com base numa decisão colegial assumida por um colectivo composto por: António Oliveira, jornalista da Lusa; Ana Lourenço Monteiro, ex-Directora do Jornal do Barreiro e António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».

21.02.2025 - 00:07

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.