inferências

Rosto do Ano 2024 - Área da Solidariedade Social
Santa Casa da Misericórdia do Barreiro - um referência social na vida do concelho

Rosto do Ano 2024 - Área da Solidariedade Social<br>
Santa Casa da Misericórdia do Barreiro - um referência social na vida do concelho  A Santa Casa da Misericórdia do Barreiro foi fundada em 7 de Outubro de 1560, e, até aos dias de hoje, mantem a prestação de serviços á comunidade servindo homens e mulheres que, com as usas vidas, serviram e ergueram a história do concelho do Barreiro.

A Santa Casa da Misericórdia do Barreiro mantém em funcionamento diversos serviços à comunidade, sendo, também, por essa razão uma das maiores entidades empregadoras do concelho do Barreiro.
O Lar Nª Srª do Rosário que apoia pessoas muito dependentes do ponto de vista físico, mui muito similar a um “Hospital de Retaguarda” funciona 24 horas por dia. Tem serviços de enfermagem, médico e fisioterapia.
O Lar de S. José, destinado a idosos, com um perfil diferente, serve diversos utentes, sendo grande parte com um grau de dependência muito semelhante aos do Lar de Nª Srª do Rosário.

A Santa Casa da Misericórdia do Barreiro mantém um serviço que dá apoio a pessoas carenciadas ao nível da alimentação, tratamento de roupas e higiene pessoal. Este serviço - Comunidade de Inserção - dá apoio aos sem abrigo e a pessoas que vivem em condições precárias.
Existe também o serviço de Apoio Domiciliário que garante apoio a dezenas de utentes, prestando os serviços que os utentes sentem necessidade, uns higiene pessoal, outros higiene das instalações e refeições. Um serviço garantido durante os sete dias da semana.
Ainda a UCCI Provedor Júlio Freire – Unidade de Cuidados Continuados, dá resposta a duas vertentes – apoio a utentes que carecem de cuidados de longa duração, ou média duração. A média duração é mais vocacionada para a reabilitação, como fisioterapia diária, terapeutas da fala e ocupacionais.

O Lar de Nª Srª das Misericórdias, é um lar de idosos, com características idênticas ao Lar de S. José, que mantém algumas camas reservadas para a Segurança Social.
A Sala Snozelen, é uma sala multi-sensorial, que permite trabalhar as situações de utentes com AVC’s, Alzheimer. Uma sala que também presta apoio a alunos com necessidades educativas especiais.
O CAT – Centro de Atendimento Temporário, que funciona no Largo de Santa Cruz, tem duas valências - «Palhacinho», que dá apoio a meninos que são retirados às famílias, e, «Beira Tejo», que dá apoio a mães solteiras.

Sara Oliveira, é a provedora da Santa Casa da Misericórdia, a timoneira deste barco, com uma enorme ação social no concelho do Barreiro.
"Há muitos anos comecei, por coisas do destino, a viver todos os dias esta instituição. Foi no ano 2000, quando o meu marido foi aqui internado, por doença de Alzheimer. Isso fez que começasse a viver diariamente esta instituição, ligando-me ao meu familiar e ao seu dia a dia”, sublinha Sara Oliveira.

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho e Solidariedade Social, do governo PS, no período terrível da pandemia causada pelo COVID-19, um dia, numa visita à instituição sublinhou a energia de Sara Oliveira, que foi de uma enorme coragem e dedicação perante os surtos que eclodiram atingindo diversos utentes e que felizmente não se transformou numa imensa tragédia. O mesmo foi reconhecido por Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdia Portuguesas.

Por todo o trabalho social e serviço público que a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro presta à comunidade, recebe, merecidamente a distinção Rosto do Ano 2024, na área da Solidariedade Social.

Foto – Sara Oliveira, Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro

Nota - A distinção «Rostos do Ano» é atribuída anualmente pelo jornal «Rostos», para prestar reconhecimento a entidades ou personalidades que dignificam e valorizam o concelho do Barreiro. A distinção é atribuída com base numa decisão colegial assumida por um colectivo composto por: António Oliveira, jornalista da Lusa; Ana Lourenço Monteiro, ex-Directora do Jornal do Barreiro e António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».

26.02.2025 - 13:00

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.