inferências
Barreiro
Apreensão de cerca de 600 quilos de bivalves por falta de rastreabilidade

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda intercetaram uma viatura que transportava bivalves sem o respetivo documento de registo, impedindo a verificação da origem e do cumprimento das normas de rastreabilidade, o que constitui um potencial risco para a saúde pública. No seguimento da ação, o produto foi apreendido.
Foi identificado um homem de 30 anos e elaborados dois autos de contraordenação, um por falta de documento de registo e outro por carga mal acondicionada, afetando o equilíbrio do veículo.
Os bivalves, após verificação higiossanitária, serão destruídos.
A ação contou com o reforço do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial do Montijo.
A GNR relembra que a captura, armazenamento e transporte de bivalves sem depuração ou controlo higiossanitário pode representar um grave risco para a saúde pública, dada a possível presença de toxinas. O documento de registo é fundamental para prevenir a introdução irregular destes produtos no consumo, garantindo assim a segurança dos consumidores.
25.03.2025 - 18:19
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.