inferências

Barreiro
Apreensão de cerca de 600 quilos de bivalves por falta de rastreabilidade

Barreiro<br />
Apreensão de cerca de 600 quilos de bivalves por falta de rastreabilidade O Comando Territorial de Setúbal, através do Destacamento de Trânsito de Setúbal, no dia 21 de março, apreendeu 590 quilos de amêijoa-japonesa por falta de rastreabilidade, no concelho do Barreiro.

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda intercetaram uma viatura que transportava bivalves sem o respetivo documento de registo, impedindo a verificação da origem e do cumprimento das normas de rastreabilidade, o que constitui um potencial risco para a saúde pública. No seguimento da ação, o produto foi apreendido.
Foi identificado um homem de 30 anos e elaborados dois autos de contraordenação, um por falta de documento de registo e outro por carga mal acondicionada, afetando o equilíbrio do veículo.
Os bivalves, após verificação higiossanitária, serão destruídos.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial do Montijo.
A GNR relembra que a captura, armazenamento e transporte de bivalves sem depuração ou controlo higiossanitário pode representar um grave risco para a saúde pública, dada a possível presença de toxinas. O documento de registo é fundamental para prevenir a introdução irregular destes produtos no consumo, garantindo assim a segurança dos consumidores.

25.03.2025 - 18:19

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.