inferências
BARREIRO - ROSTOS DO ANO 2024
Reconhecer entidades e personalidades que dignificam o concelho
. ROSTO DO ANO Natércia Couto

A atribuição da distinção ROSTO DO ANO é um iniciativa que tem por objectivo prestar um reconhecimento público a personalidades e entidades que, pela sua ação, contribuíram para valorizar e dignificar o concelho do Barreiro.
As distinções Rosto do Ano 2024 nas diversas áreas foram as seguintes:
Rosto do Ano 2024 - Área Educação
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - 25 anos de ensino superior
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro é uma instituição que, em 2024, afirmou os seus enriquecedores 25 anos de vida - um quarto de século - uma instituição que está viva, dinâmica sendo uma referência pela sua abertura à comunidade, para o desenvolvimento da educação superior e na formação de profissionais altamente qualificados.
A história da ESTB – Escola Superior de Tecnologia do Barreiro começou em 1999, no edifício na Rua Stinville, n.º 14, no Bairro de Santa Bárbara. Um sonho de uma comunidade que se tornou realidade. Desde 2009, a Escola funciona num edifício construído de raiz, na Urbanização dos Fidalguinhos, que foi galardoado com um prémio internacionalmente.
A ESTB possui excelentes condições laboratoriais e espaços dedicados ao ensino, à investigação e ao serviço da comunidade.
Ao longo destes 25 anos, a ESTB tem evoluído e crescido, “acompanhando as exigências de uma sociedade em constante transformação e de um contexto académico e profissional cada vez mais competitivo.”, afirmou Pedro Neto, Diretor da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, no decorrer da sessão solene evocativa do 25º aniversário.
“Desde a sua fundação, a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro destaca-se pela qualidade do ensino que oferece, pela sua capacidade de inovação e pela sua forte ligação às escolas de ensino básico, secundário e profissional, ao meio empresarial e à comunidade em geral. A Tecnologia do Barreiro, de acordo com os seus Estatutos, tem como missão “desenvolver ensino de qualidade, valorizando as pessoas, a transferência e a criação de conhecimento para a sociedade, apoiado na investigação aplicada, na inovação e nas parcerias”. Esta missão insere-se numa perspetiva holística, ética, de responsabilidade social e humanista, preparando os seus membros para fazerem a diferença em qualquer área de atuação.”, acrescentou afirmou Pedro Neto.
Pela sua permanente ligação à comunidade, por contribuir para que o concelho seja uma referência no ensino superior ao nível nacional, por manter uma energia de permanente inovação, e, afirmando durante um quarto de século a sua qualidade e ensino, aqui e agora, merecidamente, a ESTB - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro recebe a distinção Rosto do ano 2024, na área da Educação.
Rosto do Ano 2024 - Área Cidadania
Associação Nacional de Cuidadores Informais – dignifica e valoriza a ação cívica e a cidadania
A Associação Nacional de Cuidadores Informais tem a sua sede no concelho do Barreiro, ao longo dos anos tem vindo a desenvolver um trabalho discreto e permanente na valorização dos Cuidadores, com elevado significado na dignificação da cidadania.
A Associação Nacional de Cuidadores Informais, no ano 2024, recebeu na Assembleia da República a Medalha de distinção no âmbito do Prémio Direitos Humanos.
Este foi um reconhecimento pelo trabalho dinamizado pela associação na defesa dos direitos dos cuidadores e ex-cuidadores informais.
De sublinhar que o Júri do Prémio Direitos Humanos 2024, da Assembleia da República, constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias deliberou, por unanimidade, a atribuição de medalhas de ouro comemorativas do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no âmbito de cuja distinção foi reconhecida a Associação Nacional de Cuidadores Informais – pelo seu trabalho na defesa dos interesses e na dignificação dos Cuidadores Informais, nomeadamente na sensibilização para a definição e aplicação de políticas públicas, em nome de uma sociedade mais justa e solidária.
A Associação Nacional de Cuidadores Informais tem mantido uma ação constante, por exemplo, neste momento lançou uma petição para que sejam reconhecidos os Direitos para os Cuidadores Informais. Há reconhecimento político e social mas o Estatuto do Cuidador Informal está longe de apoiar os cuidadores, porque a lei exclui a maioria dos cuidadores informais ao acesso, reconhecimento do estatuto e direitos. Não param! Não desistem!
A Associação Nacional de Cuidadores Informais com sede no Barreiro, com dirigentes barreirenses, merecidamente, pelo seu trabalho ao nível nacional, regional e local, na valorização da cidadania e no fazer cidade, recebe a distinção Rosto do Ano 2024 na área da Cidadania.
Rosto do Ano 2024 - Área Escritora
Lina Soares - barreirense que faz da escrita uma paixão
Lina Soares, natural do Barreiro, escritora, investigadora, apaixonada por cultura medieval, tem várias obras publicadas de poesia, contos, romance, para além de imensos trabalhos de carácter cientifico em revistas. No ano de 2024 editou o seu segundo romance – “A Senhora da Estrela”, uma obra por dentro da vida de Vergílio Ferreira.
Lina Soares é natural do Barreiro, professora, escritora e investigadora, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Literaturas Comparadas. Entre 2003 e 2013, foi membro do Centro de Estudos do Imaginário Literário na Universidade Nova de Lisboa onde realizou uma pós graduação em Literaturas e Culturas Românicas. Atualmente é doutoranda em Estudos Globais com Projeto em História Global.
Como investigadora é uma apaixonada por diversos temas, nomeadamente de Literatura Tradicional e Religiões Comparadas.
É membro do Rotary Club do Barreiro, da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Associação Portuguesa de Escritores, da Associação Internacional de Paremiologia (Tavira), do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão ( Santarém) e do Centro de Estudos Bocageanos (Setúbal). Dedica-se também à causa animal, sendo membro da Associação dos Animais de Tavira ( ADOTA- SL).
É uma apaixonada por lendas. Uma apaixonada pela História Medieval, época que a motivou a escrever ensaio e ficção. A poesia está presente nos seus textos. O poeta Bocage, está inscrito na sua obra, nas suas relações com o Rio Sado.
Naturalmente, o Barreiro, a sua terra natal, também integra a sua bibliografia, nomeadamente é a marca de água da sua obra «Memórias do meu rio».
Lina Soares, professora, escritora, mulher barreirense, que faz da escrita uma paixão, merecidamente recebe a distinção Rosto do Ano - na área Escritora.
Rosto do Ano 2024 – Área Memória
Condinho de Araújo - viveu o Barreiro e seu território industrial com paixão
Na atribuição de Rostos do Ano, evocamos uma personalidade, para recordar e prestar uma homenagem a quem nos deixou no último ano.
Condinho Araújo, pela sua ação deu muito à nossa comunidade barreirense, pela sua ação inscreveu-se na memória barreirense.
Condinho de Araújo, é um nome indissociável do concelho do Barreiro, da CUF, Quimigal, Quimiparque, Baía do Tejo, dando o seu contributo na defesa e valorização dos territórios daquele espaço industrial, abrindo caminhos para a futura realização dos sonhos do Arco Ribeirinho Sul.
Muitas gerações que exerceram a sua actividade profissional na zona industrial da antiga CUF, certamente, cruzaram-se com o homem da segurança industrial, da proteção civil, da recuperação dos passivos ambientais. Um profissional que acompanhou, diariamente, a remoção de milhares de toneladas de produtos do passivo ambiental que eram uma marca da industrialização.
Araújo Condinho era um técnico preocupado em preservar e valorizar o Património Industrial, tendo contribuído para enriquecer o espólio existente no Museu Industrial.
Foi um rosto escolhido para ser - Embaixador do Museu Baía do Tejo.
O engenheiro Condinho, como todos os conhecia, era um homem de bastidores, de poucas palavras, sempre optou pelo anonimato em vez de subir aos palcos e às luzes da ribalta. Um homem bom. Um homem que serviu o Barreiro, servindo.
A atribuição de Rostos do Ano 2024, na área Memória é, sem dúvida, uma justa e merecida homenagem, pelo seu exemplo de humanismo, de técnico dedicado, de homem que viveu o Barreiro e o seu território industrial, como quem exerce um serviço cívico, com paixão, dedicação e amor.
Rosto do Ano 2024 - Área Música
Camerata Musical do Barreiro inscreveu o musical clássico na cultura do concelho
A Camerata Musical do Barreiro é uma orquestra de câmara, inspirada na Italiana Camerata Fiorentina formada em 1987, sendo o único grupo representativo do panorama musical clássico do concelho do Barreiro.
A Camerata Municipal do Barreiro é uma realidade cultural, uma referência na história musical do concelho do Barreiro, dignifica a comunidade, é uma escola musical e uma força viva e dinâmica que leva o nome da cidade pelo país.
A Camerata Musical do Barreiro é uma orquestra de câmara, inspirada na Italiana Camerata Fiorentina formada em 1987, sendo o único grupo representativo do panorama musical clássico na cidade.
A ideia da formação da Camerata derivou da intenção, de um grupo de bolseiros da Câmara do Barreiro, se juntarem para a realização de um concerto de Natal, sendo motivador da ideia José Batata, técnico da Câmara Municipal, um projecto que contou desde a primeira hora com o patrocínio da autarquia, na época, o pelouro cultural era da responsabilidade da Vereadora Carla Marina, da CDU.
Camerata Municipal do Barreiro teve uma formação inicial de 14 elementos repartidos por 5 violinos, 2 violas, flauta, oboé, clarinete, fagote, 2 trompas e piano, o grupo começou a realizar ensaios regulares. Nesta fase, o grupo adoptou a denominação de Camerata Juvenil do Barreiro.
Nesta fase começaram a existir elementos da Camerata que entraram para a Orquestra Sinfónica Juvenil, nomeadamente duas violinistas, um violetista e um oboísta.
Manuel Lopes da Cruz, actual Maestro. assumiu a direcção da Camerata no ano de 1993, começando uma nova fase, ainda sob o nome de Camerata Juvenil do Barreiro. Os concertos eram realizados anualmente na entrega das bolsas Fernando Lopes Graça, mas, em breve, começaram a surgir os convites para concertos a realizar em escolas e no movimento associativio.
Os convites para concertos foram alargando a outras áreas, nomeadamente Lisboa, Setúbal, Moita, Azeitão, Sintra, entre outras.
Por volta de 1994 a maioria dos membros da Camerata tinha passado ou pertencia à Orquestra Sinfónica Juvenil.
Em 1998, mudou o seu nome para Camerata Musical do Barreiro, constituiu-se e legalizou-se como Associação Cultural Sem Fins Lucrativos, com publicação de estatutos no Diário da República.
A Orquestra Camerata Musical do Barreiro já realizou duas gravações de CDs, no ano 2000. No ano 2006 foi efectuada a gravação de "As fantásticas aventuras do Grão de Bico", de Jorge Salgueiro, para o Teatro ´O Bando´.
A Camerata Municipal do Barreiro é uma realidade cultural, uma referência na história musical do concelho do Barreiro, dignifica a comunidade, é uma escola musical e uma força viva e dinâmica que leva o nome da cidade pelo país.
Por todo o seu trabalho, na formação de jovens músicos, de promoção da cultura musical clássica, por ser um exemplo vivo da história musical do concelho do Barreiro, hoje, a caminhar para os 40 anos de vida, merecidamente, recebe a distinção de Rosto do Ano 2024, na área da Música.
Rosto do Ano 2024 - Área da Cultura
Companhia de Teatro Projéctor do Barreiro - 30 anos ao serviço da cultura
Este ano foi a cena a 47ª produção da Companhia de Teatro Projéctor, um grupo de teatro que tem um historial com cerca de 30 anos, muitos sonhos, esperanças, sempre com uma vontade férrea de manter os projectores a iluminar a cena, e, vivos diversos projectos culturais, que têm contribuído para valorizar e enriquecer o teatro e a cultura do concelho do Barreiro.
A Associação Projéctor - Companhia de Teatro do Barreiro, tem, uma vida marcada de criatividade com montagem de dezenas de peças de teatro, com a realização de centenas de espectáculos, com a dinamização de Festas de Teatro e Festas da Poesia. O Projéctor tem uma vida marcada de arte e cultura de Liberdade.
A Companhia de Teatro Projéctor deu os primeiros passos no Bairro da Quinta Marques da Costa, em Santo André, num espaço que servia diversas actividades, que, apesar de todas as suas limitações espaciais, quem viu nascer o Projéctor teve o privilégio de assistir a magníficos, com uma juventude irreverente que nunca envelheceu. O teatro era uma paixão vivida em cada peça.
A Companhia de Teatro Projéctor depois andou de espaço em espaço, sempre com a “casa ás costas”, por exemplo marcou presença na SIRB «Os Penicheiros», na SDUB »Os Franceses», na Escola Conde Ferreira, O Auditório da Junta de Freguesia da Verderena, de sitio em sitio, a rodopiar, mas sempre a erguer peças, com o amor e a paixão de quem sente o teatro a pulsar no coração.
Luciano Barata e Abilio Canha Apolinário são dois nomes indissociáveis de uma história de amor à cultura ao serviço da cidade.
Finalmente e merecidamente, a Companhia de Teatro Projéctor tem o seu espaço próprio, residente, na antiga Escola Primária da Rua Vicente França, agora já identificado como Auditório do Teatro Projéctor. Um espaço que é um novo polo de animação sócio cultural da vida cívica e artística do concelho do Barreiro.
Pela sua história de paixão, pela esperança que manteve sempre acesa, pela dedicação, por ser, cada vez mais, uma referência cultural, a Associação Companhia de Teatro Projéctor do Barreiro recebe a distinção Rosto do Ano 2024 na área da Cultura.
Rosto do Ano 2024 na Área do Desporto
Associação de Karate do Distrito de Setúbal - 50 anos de desporto pelo desporto
A AKDS – Associação de Karate do Distrito de Setúbal, com sede no Barreiro, em 2024, assinalou os seus 35 anos de vida e os 50 anos de e presença do Centro Português de Karaté, no concelho do Barreiro.
A AKDS – Associação de Karate do Distrito de Setúbal ao longo de décadas de actividade já envolveu 11.941 karatecas, realizou 7.942 exames de graduação, promoveu 55 estágios Técnicos Regionais e 17 estágios Técnicos Internacionais.
A AKDS é uma referência desportiva no concelho do Barreiro, na margem sul e no país, fruto de muito trabalho realizado com amo, com muita paixão, dedicação, formando sucessivas gerações numa prática desportiva que se coloca acima da competição. Uma prática desportiva que valoriza o desporto perlo desporto.
Carlos Maurício é um rosto inscrito na história da AKDS. Ele e uma equipa que sempre o acompanhou, mantêm viva uma associação com muito voluntariado, promovendo a formação, pela formação, acreditando no desporto como prática de formação de um homem são, em mente sã. Essa, afinal é a filosofia da AKDS, porque nas suas práticas desportiva não há medalhas. Há o desporto pelo desporto.
Por todo o trabalho realizado ao longo de décadas, 50 anos de Karaté no concelho do Barreiro, 35 anos da AKDS, valorizando a formação, promovendo o desporto, enriquecimento a comunidade, merecidamente, recebe a distinção Rosto do Ano na área do Desporto a AKDS - Associação de Karate do Distrito de Setúbal.
Rosto do Ano 2024 – Área de Investigação
Fernando Motta – um olhar inovador para a história do Barreiro no século XIX
Fernando da Motta, historiador, apresentou na Faculdade de Letras, no Porto, a sua tese de doutoramento em História, tendo como tema: «Modernização do Barreiro ao longo do século XIX», um contributo de referência para o conhecimento da história local.
A investigação que Fernando Motta desenvolveu em torno da elaboração da sua tese é um importante contributo para entender a industrialização e a modernização do concelho do Barreiro, antes da existência da CUF.
Fernando Manuel Carvalho da Motta, em 2006, concretizou anteriormente o Mestrado, pela Universidade Nova de Lisboa, em torno da temática - História dos séculos XIX e XX. A Licenciatura em História concluiu no ano de 1994 pela Universidade Autónoma de Lisboa. Publicou artigos em revistas especializadas.
A sua tese de doutoramento proporciona uma viagem pelos mais diversos acontecimentos e regista dados diversificados ao longo do século XIX, desde a implantação dos Caminhos de Ferro, passando pela indústria corticeira.
Um tese que faz uma abordagem inovadora e pioneira que contribui para proporciona uma nova visão no pensar a história local do concelho do Barreiro, quer ao nível da sua industrialização, quer nas vivências sociais e associativas.
Fernando Motta dá um contributo essencial para que se perceba o Barreiro Moderno, o Barreiro industrial, num período anterior ao surgimento da CUF e dos investimentos realizados no território por Alfredo da Silva.
Fernando Motta, é Técnico Superior da Câmara Municipal do Barreiro. exercendo a sua actividade no Espaço Memória - Arquivo Municipal.
A sua paixão pela história local, o rigor da seu estudo, as marcas inovadoras da sua tese, que permite um novo olhar e um novo pensar sobre o desenvolvimento industrial do concelho do Barreiro, merece a gratidão da comunidade e o reconhecimento, com a atribuição da distinção Rosto do Ano 2024 na área investigação.
Rosto do Ano 2024 - Área da Solidariedade Social
Santa Casa da Misericórdia do Barreiro - um referência social na vida do concelho
A Santa Casa da Misericórdia do Barreiro foi fundada em 7 de Outubro de 1560, e, até aos dias de hoje, mantem a prestação de serviços á comunidade servindo homens e mulheres que, com as usas vidas, serviram e ergueram a história do concelho do Barreiro.
A Santa Casa da Misericórdia do Barreiro mantém em funcionamento diversos serviços à comunidade, sendo, também, por essa razão uma das maiores entidades empregadoras do concelho do Barreiro.
O Lar Nª Srª do Rosário que apoia pessoas muito dependentes do ponto de vista físico, mui muito similar a um “Hospital de Retaguarda” funciona 24 horas por dia. Tem serviços de enfermagem, médico e fisioterapia.
O Lar de S. José, destinado a idosos, com um perfil diferente, serve diversos utentes, sendo grande parte com um grau de dependência muito semelhante aos do Lar de Nª Srª do Rosário.
A Santa Casa da Misericórdia do Barreiro mantém um serviço que dá apoio a pessoas carenciadas ao nível da alimentação, tratamento de roupas e higiene pessoal. Este serviço - Comunidade de Inserção - dá apoio aos sem abrigo e a pessoas que vivem em condições precárias.
Existe também o serviço de Apoio Domiciliário que garante apoio a dezenas de utentes, prestando os serviços que os utentes sentem necessidade, uns higiene pessoal, outros higiene das instalações e refeições. Um serviço garantido durante os sete dias da semana.
Ainda a UCCI Provedor Júlio Freire – Unidade de Cuidados Continuados, dá resposta a duas vertentes – apoio a utentes que carecem de cuidados de longa duração, ou média duração. A média duração é mais vocacionada para a reabilitação, como fisioterapia diária, terapeutas da fala e ocupacionais.
O Lar de Nª Srª das Misericórdias, é um lar de idosos, com características idênticas ao Lar de S. José, que mantém algumas camas reservadas para a Segurança Social.
A Sala Snozelen, é uma sala multi-sensorial, que permite trabalhar as situações de utentes com AVC’s, Alzheimer. Uma sala que também presta apoio a alunos com necessidades educativas especiais.
O CAT – Centro de Atendimento Temporário, que funciona no Largo de Santa Cruz, tem duas valências - «Palhacinho», que dá apoio a meninos que são retirados às famílias, e, «Beira Tejo», que dá apoio a mães solteiras.
Sara Oliveira, é a provedora da Santa Casa da Misericórdia, a timoneira deste barco, com uma enorme ação social no concelho do Barreiro.
"Há muitos anos comecei, por coisas do destino, a viver todos os dias esta instituição. Foi no ano 2000, quando o meu marido foi aqui internado, por doença de Alzheimer. Isso fez que começasse a viver diariamente esta instituição, ligando-me ao meu familiar e ao seu dia a dia”, sublinha Sara Oliveira.
Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho e Solidariedade Social, do governo PS, no período terrível da pandemia causada pelo COVID-19, um dia, numa visita à instituição sublinhou a energia de Sara Oliveira, que foi de uma enorme coragem e dedicação perante os surtos que eclodiram atingindo diversos utentes e que felizmente não se transformou numa imensa tragédia. O mesmo foi reconhecido por Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdia Portuguesas.
Por todo o trabalho social e serviço público que a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro presta à comunidade, recebe, merecidamente a distinção Rosto do Ano 2024, na área da Solidariedade Social.
Rosto do Ano 2024 – Área Autarca
Maria João Regalo – rosto vivo das dinâmicas dos TCB
A gestão da Câmara Municipal do Barreiro tem vindo a apostar em valorizar os TCB – Transportes Colectivos do Barreiro com uma “empresa municipal”, Maria João Regalo, membro do Conselho de Administração é um rosto vivo dessas dinâmicas dos Serviços Municipalizados TCB.
Maria João Regalo nasceu a 24 de outubro de 1973, no Barreiro, Licenciada em Contabilidade e Administração, pelo ISCAL e Pós Graduada em Contratação Pública pelo ISCSP adquiriu, após a sua formação académica, uma vasta experiência na área financeira, fiscal e de gestão.
No início da carreira profissional, em 1994, exerceu funções no Montepio Geral, tendo posteriormente no período de 1995 a 2002 exercido funções como Inspetora Tributária, na Autoridade Tributária, consolidando um profundo conhecimento na área fiscal.
A sua carreira profissional inclui a fundação e gestão de empresas: a Eurotaxa – Contabilidade e Fiscalidade, Lda., entre 2002 e 2021, cuja atividade assentava na prestação de serviços especializados de apoio à gestão empresarial, nela desempenhando as funções de CEO. Paralelamente e entre 2012 e 2015 fundou e geriu a Martins & Pregos, Lda., uma empresa de comércio e serviços.
Nesse período, e até 2021, integrou o Concelho de Administração da Cooperativa Cultural Operaria Barreirense “Os Corticeiros” - Escola de Jazz do Barreiro.
Atualmente, desempenha funções de Vereadora a tempo inteiro, na Câmara Municipal do Barreiro, sendo responsável pelos pelouros da Divisão Financeira e Patrimonial, Recursos Humanos, Turismo, Mercados Municipais e Frota. É ainda, membro do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro, onde acompanha e orienta a estratégia da organização.
O ano 2024 foi para os TCB uma marca ao atingir recordes de passageiros transportados e resultados financeiros históricos, segundo a Vereadora Maria joão Regalo.
A renovação da frota dos Transportes Colectivos do Barreiro, anunciada opara 2025, com 40 novos autocarros eléctricos, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, é, igualmente. uma referência de modernização.
Maria João Regalo está presente no processo dos TCB, bem como, na Câmara Municipal do Barreiro, onde procura respostas para renovar os Mercados Municipais, ou, na animação da área do Turismo no concelho.
Maria João Regalo, por toda a sua dedicação á vida municipal e ao concelho, merecidamente, recebe a distinção Rosto do Ano na área Autarca.
Rosto do Ano 2024 – Área Ambiente
SIMARSUL - 20 anos a alterar o desempenho ambiental na região
A SIMARSUL assinalou em 2024 os seus 20 anos de vida, para celebrar essa efeméride realizou um ciclo de Conferências, tendo sido a primeira no Barreiro e a última em Setúbal, um conjunto de intervenções, reflexões e debates que contribuíram para sentir e pensar as imensas mudanças ambientais que se geraram na região de Setúbal fruto do trabalho da SIMARSUL e parcerias com as autarquias, empresas, entidades nacionais e Academia.
Os debates e reflexões em torno das matérias das águas, para além de envolver técnicos visaram igualmente envolver a comunidade e alargar a participação das pessoas que devem, perante os impactos das alterações climáticas, prepararem-se para o futuro.
Estas conferências alertaram para aquilo que a prazo curto, médio e muito longo prazo, é necessário realizar, planear com mais antecedência, e, perante a dimensão dos desafios que se vão colocar, porque é fundamental garantir a segurança hídrica, tomando medidas de preservação do enorme parque de infraestruturas,
“Preservar o que já construímos, mas sempre com uma visão de apoiar decisões futuras, e garantir que perdure este projeto reconhecido em termos mundiais”, como foi afirmado nas conferências.
A SIMARSUL nestes 20 anos fez história contribuindo para alterar o panorama do desempenho ambiental na região, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. O Tejo hoje está diferente. A rede de saneamento em alta transformou-se. O tratamento de águias residuais, até já permite a sua reutilização.
De 2004 a 2024 a SIMARSUL reforçou a articulação com os seus parceiros municipais e partes interessadas, dando relevância ao papel que o serviço público pode e deve desempenhar na melhoria do saneamento e na preservação ambiental.
Por todo o seu trabalho a SIMARSUL - Saneamento da Península de Setúbal, S.A, que presta serviço a cerca de 616 mil habitantes da península de Setúbal e, sem dúvida, é uma referência no concelho do Barreiro, recebe merecidamente a distinção Rosto do Ano 2024, na área do Ambiente.
Rosto do Ano 2024 área JOVEM
Rúben Xavier – a música é a paixão e o centro da sua vida
Ruben Xavier, em 2024, foi o vencedor da edição do programa Super Estrelas da RTP 1, um jovem desde a sua adolescência apaixonado pela voz e pela obra de António Variações.
Rúben Xavier, nasceu em Setúbal, mas desde a sua infância que vive no Lavradio, concelho do Barreiro e a música é a paixão da sua vida.
Na adolescência Ruben Xavier foi motivado para integrar a “white revolution black, um projecto musical formado em 2008/2009, composto por 3 elementos, que tinha por referência música acústica direcionada para eventos em bares e cafés.
Em 2012/2013 deu-se um salto na sai vida musical ao integrar a banda chamada «Os Cruzados». A música era a sua vida, o seu sonho.
Participou no programa Rising Star em 2014 e no Got Talent em 2016, com a “sua” banda «Os Cruzados».
Os dias de pandemia chegaram para marcar um compasso de espera.
No ano de 2020 decidiu lançar uma música em nome a solo. Afinal, não era bem aqui que desejava.
E, precisamente, em pela pandemia, nasceu o seu projecto de construir um projecto de tributo ao António Variações.
Assim, no ano 2021, nasceu «Os Avariações», que posteriormente transforma-se nos «Dar&Receber». Neste tempo de criatividade encontrou a sua musa, como ele disse : “conheci a pessoa mais importante da minha vida, a Carolina, minha mulher, que é pianista e acordeonista”.
Ruben Xavier afirma mesmo “sem ela o projeto do António Variações não existia. É ela que me ajuda diariamente em tudo, formamos uma grande equipa, com o espírito de união, força de vontade, tudo o que existe entre nós faz que tudo seja bem mais fácil e mais divertido”
Foi a Carolina que motivou Ruben Xavier a inscrever-se no Super Estrelas..
Ela incentivou-o a nunca desistir, a acreditar que era capaz- “Parte da minha vitória também devo a ela”, afirma.
Rubem Xavier venceu o Super Estrelas com a sua esplêndida imitação de António Variações. Um grande talento musical. Viveu esta experiência incrível, que o ajudou quer enquanto músico, quer como pessoa. Esta foi uma página de ouro do seu amor à música e da sua carreira.
“O meu objetivo enquanto músico é continuar com o tributo ao António Variações e começar a pensar em fazer uns temas originais”, afirmou.
Por toda a sua simplicidade como pessoa, pela sua paixão à música, por se um jovem que com amor e dedicação tem construído a sua vida, um jovem que nunca desistiu, com garra, que faz o que gosta, merecidamente recebe a distinção Rosto do Ano 2024, na área Jovem.
Rosto do Ano 2024 – Área da Saúde
Unidades de Hospitalização Domiciliária - Hospital do Barreiro: dedicação e profissionalismo
As Unidades de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Barreiro prestam cuidados de nível hospitalar no domicílio, definindo um plano individual para cada doente, em articulação com a equipa clínica hospitalar que acompanhou o doente até ao momento da hospitalização domiciliária.
O Hospital do Barreiro criou, em 2020, a Unidade de Hospitalização Domiciliária da Área Cirúrgica, que, nos primeiros seis meses do seu arranque deu apoio a 70 doentes, com a média de idade a rondar os 65 anos.
O Hospital do Barreiro, nos dias de hoje é um dos hospitais do país que superou a barreira da prestação do serviço domiciliário - os tratamentos em casa - a mais de mil doentes.
No Hospital do Barreiro há duas unidades de Apoio Domiciliário - a Cirúrgica e a Médica, estão são Unidades compostas por equipas multidisciplinares, da qual fazem parte, médicos, enfermeiros, nutricionista, farmacêutico e assistente social, que garantem o atendimento contínuo 24 horas por dia, todos os dias do ano, a doentes que residam na área de influência directa do Hospital do Barreiro – Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho, ou seja, Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.
A prestação de serviço de apoio domiciliário é, por diversas vezes, reconhecida por utentes que sublinham a simpatia, o zelo, a dedicação, o profissionalismo e a amabilidade que recebem das equipas que vão as suas casas. “Esclarecedores e prontos a ajudar o doente e familiares”, comentou um utente ao jornal Rostos.
As duas unidades de Apoio Domiciliário - a Cirúrgica e a Médicas, pelo seu trabalho, pela sua acção na comunidade, pela dignificação do SNS, e da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho, são merecedoras do justo reconhecimento público com a atribuição da distinção Rosto do Ano 2024 na área da Saúde.
Rosto do Ano 2024 na Área do Associativismo
Futebol Clube Beira Mar - tem dado um contributo para formar gerações
O Futebol Clube Beira Mar, é uma associação lavradiense, no concelho do Barreiro, com uma longa história no desenvolvimento de diversas actividades desportivas e recreativas. Um clube que anima a vida recreativa da comunidade, um clube que tem contribuído para formar gerações.
O Futebol Clube Beira Mar do Lavradio, fundado no próximo dia 8 de Setembro de 1957, é um clube que, ao longo dos anos, tem mantido uma dinâmica muito própria, desenvolvendo um associativismo de proximidade, gerando laços de vizinhança e amizade. Um clube que contribui para valorizar a cidadania. Um clube que contribui para formar crianças e jovens ao nível desportivo.
O Futebol Clube Beira Mar tem contado com o apoio das autarquias na valorização dos seu complexo desportivo, e, a sua realidade é fruto de muito trabalho voluntário, dedicação e amor ao associativismo. É, sem dúvida, uma associação de referência na vida associativa do concelho do Barreiro e na vila do Lavradio.
A sua história tem sido inscrita, em diversas modalidades, com destaque para o Atletismo, o Futsal, com provas dadas ao nível regional e nacional. Uma escola do desporto.
O Futebol Clube Beira Mar está a pulsar no coração das suas gentes, com permanentes actividades recreativas, com vontade de enfrentar todos os desafios do futuro.
O Futebol Clube Beira Mar com mais de seis décadas de vida é um exemplo do trabalho de diversas gerações, de uma cultura de bairro resiliente, uma associação que merecidamente recebe a distinção Rosto do Ano 2024 na área do Associativismo.
Rosto do Ano 2024 – Área Empresa
Forum Barreiro – um espaço que contribui para requalificar a cidade
O Forum Barreiro inaugurado em 4 de novembro de 2008 abriu como um espaço que, nesse começo do século XXI, todos apostavam que se transformasse num equipamento âncora de valorização do centro da cidade.
O Forum Barreiro arrancou num tempo que o concelho do Barreiro vivia profundas transformações económicas. Depois atravessou os tempos da crise financeira que abalou o país. Manteve-se com confiança nos tempos da pandemia do COVID.
O Forum Barreiro contou sempre, ao longo dos anos, com a colaboração da Câmara Municipal do Barreiro, com a finalidade de ser uma marca de valorização do centro da Cidade. Foi esse o sonho de Emidio Xavier, PS. Foi essa a vontade Carlos Humberto, CDU. É esse o espirito de Frederico Rosa, PS, com o contributo do actual executivo municipal na implementação da Loja do Cidadão, no interior do Forum Barreiro.
Nos últimos anos o Forum Barreiro tem vindo a apostar na sua plena inovação, com criatividade, com muita energia, com projectos de renovação.
Os centros comerciais, na verdade, são espaços de conveniência e de inovação, tornando-se verdadeiros polos de serviços e interação com a comunidade.
A criação da Loja do Cidadão no Forum Barreiro reforça este compromisso, proporcionando um acesso mais ágil, centralizado e eficiente a serviços essenciais, num ambiente moderno.
O Forum Barreiro assim reafirma a sua missão de ser um espaço central na vida da comunidade, oferecendo um ambiente moderno e acessível, como um espaço que pode dar respostas às necessidades do dia a dia dos seus visitantes, barreirenses ou dos concelhos de proximidade.
O Forum Barreiro continua a afirmar-se como um espaço que pode dar um contributo para a requalificação do Centro do centro da cidade do Barreiro.
Por todo o empenho que tem sido desenvolvido com o obejctivo de renova a vida ao Forum Barreiro e com essa renovação valorizar o centro da cidade, merecidamente, é atribuído ao Forum Barreiro a distinção Rosto do Ano 2024 na área da Empresa.
Rosto do Ano 2024 – Área Comunicação Social
Filomena Barros - uma ponte entre o jornalismo e o Sector Social
Filomena Barros é natural de Angola, no ano de 1986 veio viver para o Barreiro, no Alto Seixalinho, onde ainda vivem os seus pais e o seu irmão. Estudou na Escola Alfredo da Silva e na Escola Secundária dos Casquilhos.
Filomena Barros, aos 17 anos, iniciou a sua colaboração com a Rádio Arremesso como noticiarista, e depois fez um programa de notícias, entrevistas e música. Começava a sua dedicação e paixão ao jornalismo.
Frequentou o Curso de Formação Geral de Jornalismo no CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (1989/90).
Fez o estágio do CENJOR na Rádio Renascença e entrou para os quadros da RR, no dia 1 de outubro de 1990, como jornalista. Foram mais de 32 anos de ligação profissional, de vivência quotidiana de uma profissão que abraçou, na juventude.
A sua actividade de jornalista na RR findou em Fevereiro de 2023. Naquela estação de rádio, de dimensão nacional, acompanhou as áreas da Administração Local, Defesa, Educação, Parlamento e Sociedade.
Filomena Barros, dedicou muito da sua actividade na comunicação social a temas relacionados com pobreza e exclusão social, acompanhou diversas iniciativas no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, em 2010, tendo sido a vencedora do Prémio de Jornalismo do Ano Europeu na categoria de rádio, com o trabalho “Comboio dos Direitos”.
Foi distinguida com menção honrosa do Prémio Mulheres e Homens na Comunicação Social, promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, com o trabalho “A importância do Rendimento Social de Inserção”, entregue em Fevereiro de 2011.
Na área Social, fez reportagens em casa de acolhimento, casas abrigo, projetos para idosos, entrevistas com mulheres vítimas de violência doméstica, jovens em reinserção social, entre muitas outras.
A sua dedicação aos temas socias eram a motivação para aceitar convites para moderar debates/palestras e colaborar com Instituições do Sector Social, para conhecer e aprender essas realidades.
No Barreiro moderou a «Conversa com Impacto» promovida pela associação NÓS, sobre a temática do "Associativismo, Voluntariado e Boa Vontade. Que futuro?”. Ainda com a Associação Nós, tem estado a moderar debates sobre acolhimento familiar e vai marcar presença nas Jornadas Técnicas 2025.
Filomena Barros, é Licenciada em Ciências da Comunicação – FCSH/Nova, tem Pós-graduação de Comunicação, Marketing e Multimédia – IDEFE/ISEG e Pós-graduação GOS – Gestão Organizações Sociais – AESE. Actualmente, desempenha funções de assessoria de imprensa numa Câmara Municipal, faz consultoria de comunicação em algumas Instituições Sociais, é formadora nas áreas de Comunicação e Desenvolvimento Pessoal. Tem o sonho de concretizar, ainda, uma licenciatura em Recursos Humanos.
Tem como lema de Vida: «faço o que eu quero, quando quero, com quem eu quero».
Filomena Barros, uma vida dedicada à rádio, ao jornalismo, uma mulher que viveu e cresceu no Barreiro, aqui, nesta margem descobriu o jornalismo, a paixão da sua vida, merecidamente, recebe a distinção Rosto do Ano 2024 na área da Comunicação Social.
Rosto do Ano 2024 – Área Veterano
Alfredo Matos – exemplo de vida que dignificou a comunidade
No âmbito da entrega da Distinção Rosto do Ano, anualmente homenageamos personalidades que, pela sua dedicação à comunidade, pelo seu contributo para dignificar o Barreiro, pelo seu exemplo humanista, merecem um justo reconhecimento com exemplo de vida exemplar. A distinção é entregue a Alfredo Rodrigues de Matos.
Alfredo Rodrigues de Matos, nasceu a 22 de julhos de 1934, em S. Pedro do Sul. Veio viver no ano de 1939, e, esta foi a terra que marcou a sua vida. Concluiu o Curso Industrial, o Curso de Guarda-Livros e completou 3º ciclo do Curso Liceal. Como Operário iniciou a sua vida profissional na CUF, depois assumiu a função de Empregado de Escritório.
Despertou para a vida politica. Iniciou a sua actividade no MUD Juvenil. No ano de 1957 foi preso pela PIDE. Em Tribunal Plenário, foi condenado a 18 meses de prisão correcional, seguindo-se mais 3 anos com medidas de segurança. Cumpriu 4 anos e seis meses de prisão nas cadeias do Aljube, no Forte de Caxias e na cadeia da PIDE no Porto.
No ano de 1961, ainda na prisão, aderiu ao Partido Comunista Português. Foi libertado no ano de 1962. E desde então nunca mais parou as sua actividades políticas, na luta contra o regime opressor e na luta pela democracia e liberdade.
Em 1969 fez parte da Comissão Distrital de Setúbal da CDE, participando na campanha eleitoral, e participou na criação do Movimento MDP/CDE, integrando o secretariado nacional.
Voltou a ser preso no ano de 1970. Na cadeia da PIDE no Porto foi interrogado e torturado, sendo depois transferido para Caxias. Neste ano, José Afonso dedicou-lhe um poema «Por Trás Daquela Janela», mais tarde editado no se álbum «Eu Vou Ser Como a Toupeira
Envolveu-se na preparação do III Congresso da Oposição Democrática, realizado em Aveiro, no ano de 1973, onde apresentou a tese «Situação e Perspectivas dos Trabalhadores do Distrito de Setúbal».
Após o 25 de Abril integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Barreiro. Nas primeiras eleições autárquicas em 1976, foi eleito para a Assembleia Municipal do Barreiro. dessa autarquia. Em 1979 foi eleito vereador da Câmara Municipal do Barreiro. Foi presidente dos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal do Barreiro até ao ano de 1985.
Sempre activo ou no jornalismo ou no movimento sindical ou associativo. Em 1993, Alfredo Matos recebeu a Medalha de Ouro da Cidade «Barreiro Reconhecido».
“As lutas continuadas da população do Barreiro ao longo da ditadura são património imaterial da nossa memória colectiva da qual o Barreiro se orgulha”, afirmou um dia Alfredo Matos.
Alfredo Matos, um homem que conheceu as prisões, que resistiu, que ao nível do Poder Local desenvolveu um trabalho de excelência, e, com o seu empenho contribuiu para a melhoria da qualidade de vida do concelho, na implementação de serviços urbanos, ou na construção de redes de água e saneamento que, nos anos 70, não existiam em muitas zonas do concelho.
Alfredo Matos, um exemplo de vida, que dignificou a comunidade, que a serviu, merecidamente recebe a distinção Rosto do Ano na área Veterano.
Rosto do Ano Veterana 2024
Conceição Matos - uma referência na resistência e luta pela Liberdade
A Distinção Rosto do Ano Veterana, é atribuída anualmente a os personalidades que, pela sua dedicação à comunidade, pelo seu contributo para dignificar o Barreiro, pelo seu exemplo de vida e humanismo, merecem um justo reconhecimento. A distinção 2024 é entregue a Conceição Matos.
Conceição Matos, nasceu em 1936 em São Pedro do Sul, veio viver para o Barreiro, aos 3 anos, para o Bairro das Palmeiras.
Foi seu irmão, Alfredo Matos, que a motivou para a intervenção política, participando na década 50 no MUD Juvenil.
Conheceu Domingos Abrantes, prestigiada figura do Partido Comunista Português, aquele que seria o companheiro da sua vida. Ingressou no PCP.
Viveram muitos anos na clandestinidade, ambos, como funcionários do PCP. Casaram na cadeia de Peniche, em 1969.
Conceição Matos foi detida em Abril de 1965 e ficou um ano e meio presa. Foi vítima de tortura pela PIDE, resistiu a humilhações e abusos praticados pela PIDE.
A sua capacidade de lutar e resistir é reconhecida como exemplo de “muita coragem e grande dignidade”. Manteve silêncio nos interrogatórios, em meses de prisão em Caxias.
No dia 25 de Abril, Conceição Matos e Domingos Abrantes, na clandestinidade, estavam em Paris. Viajaram de avião para Lisboa, juntamente com Álvaro Cunhal.
Foi Deputada da Assembleia Constituinte e distinguida com o Galardão «Barreiro Reconhecido», na área da Resistência Antifascista.
Para Conceição Matos, o Barreiro, vila operária, que marcou a sua vida, é uma referência na resistência e luta pela Liberdade. Foi no Barreiro que formou a minha consciência política.
Pela sua dignidade, pela sua luta pela Liberdade, por todo seu contributo na luta contra a ditadura, pelo seu exemplo de vida, justa e merecidamente recebe a distinção Rosto do Ano 2024, na área Veterana.
Rostos do Ano Área Político 2024
André Pinotes Batista - uma permanente e interventiva acção política
A distinção «Rosto do ano Político» do Ano 2024, é atribuída André Pinotes Batista, presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, Deputado da Assembleia da República, em setembro de 2024, eleito Presidente da Federação de Setúbal do Partido Socialista com 92,4% dos votos, assumindo, assim, um posição política de referência regional e nacional.
André Pinotes Batista, nasceu no Barreiro, em Abril de 1984. No ano 2008 começou a sua actividade politica na Juventude Socialista. Liderou a Juventude Socialista e pela sua dedicação a JS foi distinguido como Militante Honorário. A sua vida política é indissociável do Partido Socialista. A sua escola de vida.
No concelho do Barreiro liderou o PS, entre 2013 e 2022, e, sublinhe-se que, na sua reeleição para a presidência da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, obteve 99,1% dos votos. Líder incontestável.
É deputado da Assembleia da República, na legislatura que agora findou, foi eleito directamente pelo Círculo Eleitoral de Setúbal.
É dirigente nacional do Partido Socialista. Integrou a Comissão Política Nacional, e, no 24º congresso do Partido Socialista, realizado em 2024, foi eleito membro do Secretariado Nacional do PS, sendo, por muitos, reconhecido como um dos braços fortes de apoio ao Secretário-Geral Pedro Nuno Santos.
É presidente da Assembleia Municipal do Barreiro onde tem, sempre, uma permanente e interventiva acção politíca.
Em 2024, foi eleito Presidente da Federação de Setúbal do Partido Socialista, com 92,4% dos votos, assumindo um protagonismo regional e um dos pontos importantes da sua carreira politica.
André Pinotes Batista é um homem da politica, vive para a politica, recorde-se que foi distinguido como «Rosto Politico» do Ano 2017.
“A vida e a minha atividade política, em particular, têm me ensinado que a transformação da sociedade é um caminho longo, que se percorre com firmeza de ideais e que apenas é possível percorrer em conjunto com aqueles que, ao longo de anos, nos acompanham solidariamente nessa jornada.”, afirmou ao jornal Rostos, quando recebeu a distinção em 2017.
André Pinotes Batista, o político, o líder socialista na região, um político activo e permanente no concelho do Barreiro, recebe a distinção Rosto do Ano 2024 na área Política.
ROSTO DO ANO 2024
Natércia Couto - a primeira Maestrina Portuguesa.
Natércia Couto, nasceu no ano de 1924, no Lavradio, concelho do Barreiro, foi a primeira Maestrina Portuguesa. A sua vida foi marcada por intensa entrega à música, à poesia e filosofia.
Uma personalidade de referência nacional e internacional que distinguimos como ROSTO DO ANO 2024, ano que assinalou o centenário do seu nascimento.
NATÉRCIA Madalena Bela de Almeida COUTO, nasceu na Freguesia do Lavradio, concelho do Barreiro, a 17 de Fevereiro de 1924. A sua morte foi no da 11 de Junho de 1999, contava 75 anos.
Natércia do Couto foi maestra, compositora e escritora, e a primeira maestra portuguesa com uma carreira internacional. Diplomou-se em direção de orquestra pelo conservatório de Paris.
Em 1951 formou a sua orquestra sinfónica em Roma, com que se apresentou em várias cidades europeias. Também no Brasil, onde viveu entre 1961 e 1964, teve orquestra própria, em Santos.
Em Portugal, e apesar dos seus múltiplos esforços junto das elites fascistas e católicas, Couto conseguiu apenas alguns convites esporádicos para reger, sempre concertos gratuitos, que esgotavam qualquer recinto.
Natércia do Couto, foi distinguida com o Galardão Barreiro Reconhecido, na área de Artes e Letras.
Natércia Couto ofereceu parte do seu espólio à SFAL, a Medalha Barreiro Reconhecido e pautas, material que deveria ser estudado, e, devia ser entregue, com protocolo, ao Arquivo Municipal.
Natércia do Couto, para além da música tinha uma paixão pela poesia e pela Filosofia. Uma católica convicta. Uma mulher emancipada que se afirmou com todo o seu mérito e saber no Brasil, em França ou Itália.
Evocando a sua memória, recordando a sua personalidade, sublinhando a sua importância na história da música nacional e a sua importante marca na história musical do concelho do Barreiro, a propósito da celebração do centenário do seu nascimento, este que é o seu concelho, a sua terra, recebe a distinção ROSTO DO ANO 2024
Nota - A distinção «Rostos do Ano» é atribuída anualmente pelo jornal «Rostos», para prestar reconhecimento a entidades ou personalidades que dignificam e valorizam o concelho do Barreiro. A distinção é atribuída com base numa decisão colegial assumida por um colectivo composto por: António Oliveira, jornalista da Lusa; Ana Lourenço Monteiro, ex-Directora do Jornal do Barreiro e António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».
06.04.2025 - 15:11
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.