inferências
BARREIRO – Cerimónia do Rostos do Ano 2024
Uma viagem por dentro da vida que faz pulsar a cidade

Ontem, o auditório da Sala de Cinema Castello Lopes, no Fórum Barreiro, foi pequeno para receber todos os que desejaram associar-se num abraço a todas as personalidades e entidades agraciadas com a Distinção Rosto do Ano 2024.
O evento foi marcado, no começo da sessão, por um excelente momento musical proporcionado pelo Trio de Jazz da Academia de Jazz de «Os Franceses», comporto por Matheus dos Santos - saxofone alto; Tomás Gabriel - guitarra e José Monteiro – contrabaixo. Uma abertura de excelência que deu o pontapé de saída para sentir o pulsar da cidade.
Paulo Silva, Administração do Fórum Barreiro, anfitrião que abre as suas portas para este evento de referência na vida local, expressou a importância da parceria mantida com o jornal Rostos, e , referiu o trabalho que está sendo desenvolvido para que este espaço comercia seja um equipamento âncora na valorização do centro da cidade.
A Cerimónia de distinção de Rostos do Ano realiza-se há mais de uma década, um evento que faz parte da vida social do concelho do Barreiro.
Rostos do Ano um verdadeiro trabalho de escrita da memória
“A distinção Rostos do Ano, promovida pelo jornal Rostos, constituirá para a comunidade barreirense e para a região mais alargada um verdadeiro trabalho de escrita da memória sobre a vida do concelho e das suas gentes, dos seus esforços, sonhos e realizações ao longo de todos estes anos, observados, registados, vividos pela equipa deste que também tem o mérito de ser um dos primeiros jornais online do nosso país”, sublinhou Susana Mourato Alves- Jesus, investigadora de Direitos Humanos, na abertura da cerimónia.
Recorde-se que Susana Mourato, barreirense, no ano de 2023 foi distinguida Rosto do Ano Cidadania, por ter publicado a obra de investigação a “História dos Direitos Humanos em Portugal”. Um trabalho de referência académica, ao nível nacional, que, por essa razão, foi distinguido com o Prémio Nacional dos CTT, atribuído pela Academia Portuguesa da História.
Um jornal de Memória e um jornal de Cultura
“Distinguindo personalidades, coletividades, movimentos cívicos, organizações, que vão da política ao desporto, passando pela literatura, pelas artes, pela saúde, pela solidariedade, entre tantos outros, a distinção Rostos do Ano vem fazendo, ano após ano, um justo exercício de memorização de uma cidade que é, e que tem sido, ao longo dos tempos, um território fecundo de histórias de uma comunidade viva, de trabalho, de resistências, de crescimento, e de memórias.”, sublinhou a investigadora.
“O Jornal Rostos é, portanto, também um jornal de Memória e um jornal de Cultura, um jornal que dá não só voz à voragem dos dias, mas que tem uma preocupação com o tempo longo.”, referiu Susana Mourato Alves- Jesus.
Rosto do Ano - Maestrina Natércia Couto
Na sessão foram entregues os diplomas e troféus às seguintes personalidades e entidades:
.Área Cidadania - Associação Nacional de Cuidadores Informais
. Área Comunicação - Filomena Barros
. Área Educação - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
. Área Associativismo - Futebol Clube Beira Mar
. Área Ambiente - Simarsul
. Área Empresa - Fórum Barreiro
. Área Desporto - Associação de Karaté do Distrito de Setúbal
. Área Música - Camerata Musical do Barreiro
. Área Cultura - Companhia de Teatro Projéctor
. Área Investigação – Fernando da Motta
. Área Escritora - Lina Soares
. Área Solidariedade Social - Santa Casa da Misericórdia do Barreiro
. Área Saúde
. Unidade de Hospitalização Domiciliária Cirúrgica - Hospital do Barreiro
. Unidade de Hospitalização Domiciliária Médica - Hospital do Barreiro
.Área Autarca -Maria João Regalo
. Área Político - André Pinotes Batista
. Área Jovem - Ruben Xavier
. Área Veteranos - Alfredo Matos
. Área Veteranos - Conceição Matos
. Área Memória - Condinho Araújo
. Rosto do Ano - Maestrina Natércia Couto
Teatro e música com emoção
Decorrer da entrega das distinções para além das palavras de afecto de todos os intervenientes temos que referenciar aquele momento de cântico à capela por Rúben Xavier, que trouxe a memória de António Variações, e, o excelente momento de teatro ao vivo, com a força das palavras e a energia de membros da Companhia de Teatro Projévtor. Foram dois momentos que emocionaram. Obrigado.
Sentir o pulsar do concelho do Barreiro
António Sousa Pereira, agradeceu os diversos contributos para a realização deste evento, nomeadamente de António Oliveira, jornalista da Lusa e Ana Lourenço Monteiro, ex- directora do Jornal do Barreiro que, há décadas, integram o júri de atribuição da distinção Rostos do Ano.
No encerramento da sessão o director do Jornal Rostos salientou que, por todas as intervenções dos homenageados, pelo trabalho que realizam, este evento permite sentir o pulsar do concelho do Barreiro, e fica expressa a gratidão – Viva o Barreiro!
Após a sessão decorreu um convívio no espaço Galeria de Artes, que permitiu conversar e aprofundar relações pessoais e de amizade.
VER FOTOGRAFIAS
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=jornalrostos&set=a.1291994949600983
23.06.2025 - 16:23
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.