inferências
Jornal ROSTOS – Edição Impressa
Rostos do Ano, Helder Madeira e poeta António Monginho temas de capa
Já está em distribuição a edição impressa do jornal ROSTOS, que tem como principal tema a divulgação do Rostos do Ano 2024. Igualmente uma homenagem a Helder Madeira, recordando o legado dos seus mandatos. Um breve registo das «Conversas...com histórias», que visam encontros com memórias do quotidiano. O adeus ao Kira.
Entre os temas desta edição, que divulga a cerimónia de entrega da Distinção ROSTO DO ANO 2024, que recordemos tem com reconhecimento central Natércia Couto, que nasceu no Lavradio, concelho do Barreiro, que foi a primeira Maestrina Portuguesa, cujo centenário de nascimento foi assinalado em 2024. A sua vida foi marcada por intensa entrega à música, à poesia e à filosofia. Uma personalidade de referência nacional e internacional
Significado da Distinção Rostos do Ano
Susana Mourato Alves-Jesus, professora universitária e investigadora de direitos humanos, escrve sobre o significado da Distinção Rostos do Ano para a comunidade, sublinhando que é “um justo exercício de memorização de uma cidade viva, de trabalho, de resistências, de crescimento e de memórias”.
Marcas dos mandatos autárquicos de Hélder Madeira
As memórias da acção desenvolvida pelo Poder Local nas transformações da vida do concelho do Barreiro por razões meramente eleitoralistas e de lutas pela conquista do poder pelo poder conduziram a formação de uma opinião negativa sobre o trabalho autárquico. As marcas dos mandatos autárquicos de Helder Madeira são tema de reflexão e reconhecimento.
Na sua gestão, transformou a realidade urbana e semeou futuro presente na actualidade.
O adeus ao Kira entre aplausos e lágrimas
No dia 1 de julho, pela manhã realizou-se o funeral de António Gama «Kira», o artista plástico que levou o Barreiro pelo país e pelo mundo. Foi entre aplausos que amigos e familiares disseram adeus ao Kira, na saída do seu corpo na Igreja de Nª Srª do Rosário, e, na despedida no Cemitério de Vila Chã.
Conversas com…Histórias´- Claúdia Bizarro e Ana Lourenço Monteiro
A Sala de Convívio Augusto Martins, na SFAL – Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense, é o ponto de encontro para as «Conversas com..Histórias». A primeira conversa de um ciclo de encontros que visam dar rostos à cidade, conversar sobre o quotidiano, abrir espaços de diálogo e construção da cidadania, foi com. Cláudia Bizarro, advogada.
A segunda conversa foi com Ana Lourenço Monteiro falamos das suas vivências na Avenida do Bocage, na Verderena, onde viveu a sua infância, num tempo que ainda aquela Avenida ainda não estava ligada ao rio. Recordações da Escola do Ensino Básico, dos tempos que se brincava na rua. A recordação do dia que o artista plástico Kira foi à sua escola na Verderena pintar um quadro e conversar com as crianças.
Envelhecimento de sucesso…ter tempo para viver!
Não. Não quero viver um dia de cada vez. Quero acordar, dizer : Boooom Diiiiaaa”. Abrir os olhos ao dia e afirmar: “Eu quero viver um dia todos os dias!” É isso, viver um dia todos os dias. Viver! Uma reflexão a propósito das IV Jornadas de Saúde Sénior, tendo como temática «Viver mais com Saber». Uma tarde de aprendizagem. Um encontro que contou com mais de 200 pessoas, que viveram o evento com entusiasmo, divertindo-se com os momentos culturais e interrogando os prelectores convidados.
.
Centenário do nascimento do Poeta António Monginho
No, dia 27 de junho, na Sala Multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro realizou-se uma sessão evocativa do centenário do nascimento do Poeta António Monginho. A efeméride foi a oportunidade para apresentação da obra «Das Sete Cidades - Antologia», de António Monginho. A sessão contou com a presença da escritora e poetisa Julieta Monginho, filha do poeta. O evento contou ainda com um momento cultural, que proporcionou uma viagem pela vida e obra de António Monginho, com a participação de Carlos Alberto Correia, Jorge Matos, Ana Garrido, Ana Francisca e António Sousa Pereira. O grupo promotor deste evento, também integrou Fernanda Afonso.
Consulte aqui a edição impressa
https://www.rostos.pt/edicoes/mensal/pdf/Rostos_124.pdf
20.07.2025 - 12:47
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.
RSS
TWITTER
FACEBOOK