inferências
BARREIRO - Por dentro dos Dias
Memorial da Igreja de Santa Margarida
Um painel de azulejo doado à comunidade por ISANA, artista plástica
Um painel de azulejos colocado no local onde outrora existiu a Igreja de Santa Margarida, derrubada em 1951, ali, naquele lugar que sempre conheci por Jardim da Estrela, no tempo que era um ponto de encontro para os namorados, ou, posteriormente, o local para as brincadeiras com os filhos, junto ao passarinheiro, construído pela Comissão de Moradores.
Sei que gerações mais antigas, naturais do Lavradio, referem que aquele parque era conhecido como: Parque de Santa Margarida.
Recordo igualmente, que, num encontro de Comissões de Moradores, nos tempos do PREC, a Comissão de Moradores da Zona, colocou a proposta, e, foi aprovada, para que o parque fosse denominado Parque Natércia Couto. Até, talvez, por essa razão, num DIA B, foi pintado no jardim um mural em homenagem à primeira Maestrina portuguesa, natural do Lavradio.
Mas, o facto é que nunca conheci, no local nenhuma placa toponímica de identificação do lugar. Para uns Jardim da Estrela, para outros Parque da Estrela, até há quem lhe chame o Parque dos Passarinhos. Ele lá está entre o imponente e o abandono. Aquela Escola Adães Bermudes, é uma tristeza. Outrora arma de arremesso politico, apontada como exemplo de degradação e abandono do Lavradio, continua igual ou pior. Os milhões de investimentos de PRR e outros não permitiram encontrar uma solução para aquele espaço, que contribuía para revigorar o parque e criar uma zona verde, um espaço vivo - ponto de encontro de gerações e memórias.
Hoje, pela manhã, fui visitar a obra de arte, ontem inaugurada, afinal, nem sabia que, o dito painel, tinha como autora a minha amiga Isana. Fiquei a saber, tal, quando a sua filha Ana, no facebook, editou uma nota sobre a inauguração referindo o memorial, colocado no Jardim Estrela, ali, onde, existiu a Igreja de Santa Margarida, a padroeira do Lavradio, e, salientou que a peça de arte tinha sido uma DOAÇÃO da ISANA à comunidade. Afirma a Ana, que a sua mãe teve sempre "gosto doar o seu talento à cidade que a acolheu como Mulher e como Artista."
Isana é uma artista plástica, cujo nome de há muito está inscrito na história das artes do concelho do Barreiro. Uma mulher de fibra que tenho orgulho de ter como AMIGA. Obrigado Isana pela tua sempre disponível vontade de servir e amar o Barreiro. Tenho a certeza que o BARREIRO ESTÁ AGRADECIDO.
Mais uma peça nascida no teu coração que está inscrita na vida da comunidade. Um beijo.
António Sousa Pereira
TE – 180
Equiparado a Jornalista
Nota - E, já agora, que foi colocado este painel- mural, naquele local, onde existiu a Igreja, talvez com com um estudo paisagístico, ficariam, certamente, a adornar o painel, o conjunto de "artefactos históricos", peças de mármore ou outras que eram da antiga Igreja de Santa Margarida, quer do altar, quer da porta de entrada, que se encontram colocados, ao longo dos espaços verdes, no Largo Monsenhor Óscar Romero, ali, onde está a nova Igreja de Santa Margarida. O memorial da Isana, ficava mais enriquecido com este enquadramento de artefactos-vestígios da "memória viva."
27.07.2025 - 14:39
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.
RSS
TWITTER
FACEBOOK