inferências
BARREIRO - ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2025
Votar é um direito e um dever cívico. Votar é decidir. Vote!
Finda a Campanha Eleitoral. Os dados estão lançados. As eleições são domingo, dia 12 de outubro. Agora é hora de votar. São três votos – Câmara Municipal do Barreiro, Assembleia Municipal do Barreiro e na Assembleia de Freguesia. Votar é um direito e um dever cívico. A cidadania começa nesta capacidade de, cada um, poder decidir. Vote!
Finda hoje a Campanha Eleitoral para as Autárquicas 2025. Como sabemos, para a presidência da Câmara Municipal do Barreiro apresentam-se ao eleitorado 7 candidatos, cujas forças políticas estão inscritas no boletim de voto, pela seguinte ordem:
AD – Coligação PSD /CDS
CHEGA
CDU – Coligação Democrática Unitária
Iniciativa Liberal
Partido Socialista
Coligação Bloco de Esquerda – Livre
PAN – Pessoas – Animais - Natureza
Os candidatos à presidência da Câmara Municipal do Barreiro, no final da campanha, expressaram ao jornal Rostos, quais a perspectivas que colocam no resultado final que vão surgir nestas eleições.
AD – Coligação PSD /CDS - Estamos preparados para governar
“Sentimos um movimento de adesão à nossa proposta”, afirmou José Paulo Rodrigues, candidato à presidência da CMB pela AD – Coligação PSD/CDS. “Estamos preparados para governar e para fazer do Barreiro uma cidade com futuro”, acrescentando - "a nossa candidatura foi capaz de devolver esperança e confiança a muita gente que já tinha deixado de acreditar na política local" .
CHEGA - Este acto eleitoral será o ponto de viragem
“A nossa perspetiva é de vitória e de mudança inadiável para o Barreiro”, é a posição assumida por Gonçalo Camacho, candidato à presidência da CMB, pelo Partido CHEGA. O candidato faz um balanço “positivo”, e, considera estas eleições um “ponto de viragem”. “O eleitorado irá votar na única força que tem demonstrado ter a coragem necessária para enfrentar os problemas", disse.
CDU - Coligação Democrática Unitária - mais forte, com mais votos e mais eleitos
“Pela confiança que os Barreirenses nos dão nas ruas, que são reais as possibilidades de uma CDU mais forte no Barreiro, com mais votos e mais eleitos.”, é a opinião expressa por Jéssica Pereira, candidata à presidência da CMB, pela CDU – Coligação Democrática Unitária. "Que nenhum voto na CDU seja desperdiçado. Por um voto se elege mais um eleito", disse.
Iniciativa Liberal- vai garantir a presença na Assembleia Municipal do Barreiro
Bruno barradas, candidato à presidência da CMB pela IL – Iniciativa Liberal, considera que a sua força política vai alcançar o objetivo de garantir finalmente a presença na Assembleia Municipal do Barreiro. “Esta primeira participação foi apenas o início de um caminho”, afirma. "Um marco histórico. Foi a primeira vez que o partido participou numa campanha autárquica no concelho". disse.
Partido Socialista - resultados eleitorais serão a “expressão da nossa democracia”
Frederico Rosa, candidato à presidência da CMB pelo Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal do Barreiro, afirma ter “boas perspectivas” para as eleições autárquicas e, salienta que os resultados eleitorais serão a “expressão da nossa democracia”.
A Campanha Eleitoral, considera que foi “boa", "com muito Barreiro“, e, com a presença de “gente da nossa terra”.
Coligação Bloco de Esquerda – Livre: acredita na eleição de um vereador
“Um grupo de eleitos na Assembleia Municipal” e “representação em todas as Assembleias de Freguesia, para darmos uma voz mais próxima aos cidadão", são as perspectivas de Flávio Oliveira, candidato à presidência da CMB pela Coligação BE- Livre. ”A coligação vai dar frutos com a eleição de um vereador”, afirma.
PAN – Pessoas – Animais - Natureza : voltar a eleger para a Assembleia Municipal
Durval Salema, candidato à presidência da Câmara Municipal do Barreiro, pelo PAN - Pessoas - Animais - Natureza, sublinhou "jtemos uma perspetiva do nosso valor eleitoral”, por essa razão "o primeiro objetivo” é “voltar a eleger para a Assembleia Municipal". "Confiamos na população barreirense para nos dar a sua confiança", disse..
Votar é um direito e um dever cívico
Pelas opiniões e pelo pulsar da campanha, há quem considere que vão registar-se mudanças nas opções do eleitorado, uns afirmam que vai registar-se um cenário de viragem à direita. No entanto, é dominante, a opinião que Frederico Rosa, candidato do PS, será o mais provável vencedor para a Presidência da Câmara Municipal do Barreiro. Esta vitória é aceite, com alguma passividade. Mas, no mesmo contexto de reflexão, é muito debatido o cenário da eventual perda da maioria absoluta socialista. Sejam quais forem as opiniões, na verdade, o que vai contar são os votos que entrarem nas urnas. Tudo o resto são meros cenários e especulações.
Outra matéria que tem sido tema de conversas, é sobre qual a força política que poderá conquistar, nestas eleições, o segundo lugar. Está tudo em aberto, nomeadamente entre a CDU, força que elegeu dois vereadores nas últimas eleições, o PSD, que perdeu o seu vereador nas últimas eleições, e, agora, surge com a vontade de se afirmar como alternativa no concleho. O Chega, que coloca a fasquia de eleger para a vereação e ser a força de viragem, E a Coligação BE -Livre, assume que a sua conjugação de energias vai dar frutos e conquistando um lugar de vereador.
Estas, de qualquer forma, de facto, vão ser eleições históricas, os seus resultados vão influenciar o futuro do concelho, e, essa, sendo, na verdade, a opção do eleitorado barreirense, certamente será o tema de muitas conversas que vão nascer no dia seguinte, seja qual for o cenário, para responder à pergunta: E agora?
Nestas eleições, os principais desafios, à partida serão: O PS manter a maioria absoluta. A CDU manter os seus dois vereadores. O PSD recuperar lugar na vereação. Quem alcançar este objectivos pode clamar vitória. Quem não atingir estes patamares, naturalmente, não terá razões para festejar.
Depois, os novos factos políticos que poderão ser registados no final da contagem dos votos. As marcas de uma mudança. O Chega ou o BE-Livre conquistarem lugar na vereação. O Chega apostou forte nesse cenário.
Outra matéria que estará, certamente, para análise, no final do acto eleitoral, serão os efeitos que podem ser sentidos na votação, com base na participação eleitoral, na ida ou não ida às urnas, este fenómeno pode ter influência decisivo nas distribuições de mandatos, na CMB, na AMB, e nas freguesias. Pode ser o elemento decisivo, para todas as forças políticas, no serem, ou não, alcançados a conquista dos desafios e perspectivas eleitorais.
Pronto os dados estão lançados. As eleições são domingo, dia 12 de outubro.
Votar é um direito e um dever cívico. Votar é decidir. Vote!
S.P.
Resultados da Eleições Autárquicas 2021
Para consulta, aqui ficam os resultados da Eleições Autárquicas 2021, para a Câmara Municipal do Barreiro
Câmara Municipal do Barreiro
Resultados de 2021
PS - 56,68 % - 19.559 votos - 7 mandatos
PCP-PEV - 23,43 % - 8.085 votos - 2 mandatos2
PPD/PSD - 7,26 % - 2.506 votos
CHEGA - 4,28 % - 1.477 votos
B.E. - 2,93 % - 1.010 votos
PAN - 1,68 % - 581 votos
CDS-PP - 0,59 % - 203 votos
Livre - 0,48 % - 166 votos
EM BRANCO - 1,52 % - 524 votos
NULOS - 1,16 % - 399 votos
34.510 votantes 50, 55%
68.267 inscritos
10.10.2025 - 19:02
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.
RSS
TWITTER
FACEBOOK