inferências

Barreiro – Rota 66
As obras na cidade e seus atrasos

Barreiro – Rota 66<br />
As obras na cidade e seus atrasos A Rota 66, é um espaço que existiu para editar pequenas notas do quotidiano, coisas que os olhos observam, comentários, breves registos. Neste final de maio, hoje, Dia Mundial da Criança, esta rubrica regressa para contar «estórias».

As obras na cidade e seus atrasos

Por diversas vezes, perguntam-me se sei quando está previsto, ou se há noticias, para finalizar a obra tal ou tal. Respondo o que sei: desconheço. Aliás é o que acontece com a grande maioria dos barreirenses. Normalmente todos sabemos quando as obras começam, nunca sabemos, nem somos informados, nem quando acabam, nem quando os prazos anunciados de finalização são ultrapassados. É, certamente, uma realidade que faz parte da cultura comunicacional local.

A obra de requalificação da Rua Miguel Bombarda


Quando a obra foi anunciada foi referenciado que o prazo previsto, para a realização da obra era de 303 dias. Este período já foi ultrapassado. A obra começou no dia 10 de fevereiro de 2025 e pela informação divulgada devia estar concluída dia 11 de dezembro de 2025.
Estamos a 31 de maio de 2026 3 q obra de requalificação da Rua Miguel Bombarda, no centro da cidade do Barreiro, continua a decorrer- Até ao dia de hoje, na nossa redacção, não entrou qualquer esclarecimento sobre as motivações dos atrasos.
Dirão, então como jornal perguntem. Na verdade, divulgamos uma nota em Dezembro, mas não resultou em obtermos qualquer esclarecimento.
O dever do Poder Local é esclarecer e dar a conhecer aos barreirenses as situações. O direito à informação. Da nossa parte estamos disponíveis para dar a conhecer os esclarecimtos.

Obra envolvente da Igreja do Lavradio

O último registo, sobre os atrasos nesta obra, foi facultado ao jornal Rostos pelo deputado municipal do Bloco de Esquerda, que apresentou um requerimento na assembleia Municipal tendo obtido a informação que obtida “uma reflexão técnica”, obrigou a que fosse necessário “definir a solução mais adequada para a estrutura do pavimento e as espessuras das novas camadas a aplicar”.
A Câmara Municipal do Barreiro salientou que as circunstâncias determinaram a necessidade de realização de “um novo trabalho complementar” e a prorrogação de prazo contratual por mais 1290 dias, nesse sentido, prevendo-se a conclusão da empreitada no próximo dia 1 de abril de 2026. Está aí o dia 1 de junho e a obra continua. Não seria justo dar a conhecer aos munícipes as razões de prolongamento da conclusão.
Será possível, de novo, algum deputado municipal ou vereador solicitar a informação e partilhar pata divulgamos á população?

A monopolização da informação

Uma nota final, e evocando a memória de Edgar Morin, que um dia afirmou - «as verdades exigentes renunciam à vitória e resistem por resistir», por isso, cada vez mais é importante ter consciência destas palavras e de outras que ele escreveu - «a censura e a monopolização da informação não são consequências do totalitarismo. Constituem a essência desses regimes”.
E, portanto, pensemos que, por vezes, parece que esse o futuro começa a estar anunciado. Sempre assim foi, as sementes do futuro, são semeadas no presente, é isso que acontece, sempre que se esquece que a democracia é o confronto de ideias.

António Sousa Pereira
TE 180

01.06.2026 - 08:41

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2026 Todos os direitos reservados.