inferências

Rosto da Semana – Mário Durval, o cidadão de corpo inteiro
Um homem ao serviço da comunidade, da região e do país

Rosto da Semana – Mário Durval, o cidadão de corpo inteiro<br>
Um homem ao serviço da comunidade, da região e do país Mário Durval, Médico de Saúde Pública, homem de acção cívica e política, um cidadão de corpo inteiro que serviu o Barreiro, a região e o país, poeta, criador de afectos, recebe merecidamente a distinção de Rosto da Semana.

No último sábado, Mário Durval, num ambiente marcado de emoção e fraternidade, apresentou no Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca Municipal do Barreiro, o primeiro volume da sua obra poética, escrita ao longo da vida, e, nela, através da sua criatividade procurou, expressar os sentimentos, as emoções, que à flor da pele, nas palavras transmitia, em quadras, prosa ou poemas, expressando de forma realista os movimentos da vida, o sentido dos dias, nas suas emoções e conceitos, que na poesia se inscreviam.
O livro «Entre a Voz e o Gesto – poemas de trabalho e luta», volume I, reúne poesia nascida de uma vida dedicada à Saúde Pública, ao fazer comunidade, ao sentir o tempo, dos dias de Abril, do seu amor à liberdade – poemas escritos com as suas convicções sobre o mundo e desejo de construir um mundo melhor.
Mário Durval não é neutro na sua forma de sentir e pensar o templo. Mas, Mário Durval é um homem de diálogo, um construtor de afectos.

Médico de Saúde Pública, Delegado de Saúde Pública no Barreiro e Diretor do Serviço de Saúde Pública de Lisboa e Vale do Tejo, no ano 2014, foi o impulsionador do Barreiro como «Cidade dos Afectos», nesse ano foi assinado o «Compromisso» que envolveu os dois municípios - Barreiro e Caldas da Rainha.
A «Cidade dos Afectos» que está no coração do Mário Durval é um poema ao amor, ao sonho de construir cidades com relações de vizinhança, com respeito pelo espaço público, uma cidade que respire e coloque como prioridade a promoção de uma política de prevenção da saúde. Uma cidade com espaços verdes, com sustentabilidade ambiental.
Mário Durval, coloca na poesia a sua experiência de vida, o seu amor aos outros, os seus sonhos, o seu humanismo que um dia sentiu pulsar no seu coração nas gente e ternura das Minas de Aljustrel.

Mário Durval foi responsável pela Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio, uma causa da sua vida, um legado que merece o reconhecimento dos homens e mulheres que com ele se cruzaram- O Barreiro, reconhece-o como exemplo de serviço público e da gratidão de uma vida.

Por estas razões e outras, nesta semana que apresenta a poesia inscrita na sua vida, merecidamente atribuímos, com afecto, a Mário Durval, a distinção Rosto da Semana.

António Sousa Pereira
TE – 180


08.06.2026 - 11:16

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2026 Todos os direitos reservados.