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INFERÊNCIAS
Horóscopos Diários
Dia 16 de Julho 2018
Por Maria Helena


Rosto da Semana
Clube de Vela do Barreiro uma presença na Europa


A(nota) mentos
Em primeiro lugar o Barreiro


Inferências - É bom ver a sociedade civil a agir e mexer-se
Península de Setúbal não pode continuar a ser prejudicada pelos fundos comunitários.


Por dentro dos dias - Barreiro
O meu «Kompensan» é fazer cidade e cidadania


Por dentro dos dias – Barreiro>
O associativismo não é uma ideologia


Por dentro dos dias – Barreiro
Porta do Tempo – Um Pórtico feito de memórias que fazem a cidade que somos


A(nota)mentos
Barreiro –uma terra feita de muita gente vinda de muitos lados


COLUNISTAS
A menina do chapelinho vermelho (conto)
Por Jorge Fagundes
Barreiro


Textos decetivos – 2
Cada vez mais descartáveis
Por Carlos Alberto Correia
Barreiro


Si, cariño!
Por Nuno Santa Clara
Barreiro


MUNICÍPIOS: DESCENTRALIZAÇÃO E FINANÇAS LOCAIS
Por José Caria
Montijo


É falta de educação não responder às perguntas ou não cumprir o que se promete
Por Nuno Cavaco
Moita


O Barreiro está um pouco mais pobre!
Por Nuno Banza
Barreiro


BASTIDORES
Vaga de peixes mortos em Alcochete
CDS questiona ministro do Ambiente


Deputados do PSD do distrito de Setúbal exigem resposta
para práticas ilegais relacionadas com a apanha de bivalves no Tejo


Barreiro - Proposta de reestruturação para os serviços camarários
Mereceu os votos contra da CDU e a abstenção do PSD


Vereador do PSD na Câmara Municipal do Barreiro
Acusa maioria PS de ter uma «atitude passiva» na defesa dos interesses do concelho


ENTREVISTA
Barreiro - Naciolinda Silvestre, Presidente da União de Freguesias de Palhais e Coina
«Uma freguesia que dá qualidade de vida a quem cá está»


Barreiro - Isabel Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca
«Não quero que a minha freguesia seja uma freguesia peri


AS EMPRESAS
Palmela - Trabalhadores do Parque Industrial VW Autoeuropa
Preocupados com horários e agravamento das condições de trabalho


Serviço de Praias TCB 2018 - Transportes Colectivos do Barreiro
Início dia 30 de Junho


DESPORTO
Seleção Nacional de Sub18 Venceu a Irlanda 90-64
Diogo Janeiro Peixe do Barreiro marcou 18 pts


Campeonato Europeu de Juniores 420 - Sesimbra
Clube de Vela do Barreiro coloca 2 tripulações nos 20 primeiros Grupo Ouro


Ferroviários do Barreiro sagrou-se Vice-Campeão Nacional de Rápidas
Sérgio Rocha campeão nacional


Barreiro - Equipa do GDR «OS LEÇAS»
Conquista 2º lugar na Taça de Portugal de Trampolins


Barreiro - Ginastas da Associação Trampolins Fabriltramp
Ana Renata Paulino e Raquel Solposto em 3º. lugar nacional


PERSONALIDADES
«O Barreiro tem no seu ADN a multiculturalidade»
Homenagem à Avó Juliana, a contadora de histórias


AS ESCOLAS
Moita - Um ano rico no desenvolvimento de competências
dos jovens do curso Técnico de Restaurante-Bar


No Auditório Municipal Augusto Cabrita - Barreiro
Encontro Nacional de PAPs - PAPTice)


REPORTAGEM
Barreiro uma terra de todos e para todos
Promover a multiculturalidade, combater a xenofobia e o racismo


Sistema led em toda a iluminação pública do concelho do Barreiro
Actualmente o encargo anual com a iluminação pública são 850 mil euros


Barreiro - Plataforma Cívica BA6 - Montijo Não
Vai avançar com petição para o tema ser debatido nas Assembleias Municipais


Barreiro – Coral TAB e Russkii Klub
Uma noite com ritmo e a perfeição da «simbiose» entre as vozes e a dança


Barreiro - Um dia não é suficiente para visitar e ver todas as obras da 9ª Colectiva de Artes
Mais de 120 obras dos alunos de Casquilhos


MOLDURA
Moita - Na Praceta Almada Negreiros em Alhos Vedros
Espetáculo multidisciplinar «InSomnio»


Setúbal - «As crianças precisam de realizar atividades quando estão de férias»
Plantação de árvores em vários canteiros desocupados no Bairro d


No Palco das Marés - Festas do Barreiro
Quim Barreiros a abrir no dia 10 de Agosto


Festival de Almada
Uma ópera de Bellini pela mão de David Marton


Barreiro - Um ponto de ENCONTROS inesperados
Feira da Mala - Mercado de 2ª mão de artes e antiguidades


No Museu do Trabalho em Setúbal
Oportuna apresentação do «Diário da Contra-Revolução»


Easy Talk e Fabril do Barreiro
Juntam-se para ensinar e divertir os mais novos


Barreiro - 5ª Edição do Mês da Fotografia 2018
Estão abertas inscrições para Concurso de Fotografia


OUT.FEST - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro
Datas e primeiros nomes confirmados para a 15ª edição


Barreiro «Os afetos nas suas dimensões»
I Jornadas de Psiquiatria e Saúde Mental do CHBM


S.ENERGIA regressa a Agência Regional de Energia
para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete


Rede viária florestal na Mata da Machada - Barreiro
Operação de beneficiação em curso


AUTARQUIAS
João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente no Barreiro
Assinatura dos Contratos relativos à «Adaptação do Território às Alterações Climát


Moita - Piscinas do Parque José Afonso na Baixa da Banheira
De portas abertas até setembro


Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques no Montijo
Cerimónia de conclusão da Intervenção de Reabilitação da EN4


Na Baixa da Banheira criação de Zona 30 na Rua 1º de Maio
Câmara da Moita vai lançar concurso público


Moita Debate sobre projeto do novo Aeroporto de Lisboa na BA6 no Montijo
«Ainda é tempo de travar esta opção desastrosa» afirma presidente da A


OPINIÃO
A Esperança no Mérito
Por Paulo Baldaia
Almada


Fazer a diferença
Hélder Leal Rodrigues
Barreiro


Vamos ocultar a nossa história?
Por Luís Murilhas
Barreiro


Gerir o medo
Por Sandra Pereira
Barreiro


O AÇAMBARCAMENTO DA OSTOMIA
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS FARMÁCIAS E O BUSINESS DA OSTOMIA
Por Vitor Bento Munhão
Barreiro


Aproximadamente 22% da população portuguesa sofre de Rinite Alérgica.
Por Cândida Bizarro, Inês Ribeiro e Maria Inês Silva
Barreiro


PATRIMÓNIO INDUSTRIAL COMO GERADOR DE CONHECIMENTO
Por Leal da Silva
Barreiro


ASSOCIATIVISMO
Barreiro - Tertúlia na padaria da dona Conceição
Dedicada ao tema «(Não) Estamos Sós»
. Combater o isolamento e a solidão


Evento solidário a favor do CATICA contou com 100 jogadores
Foi a maior recolha de alimentos de uma equipa de airsoft no concelho do Barreiro


Moita - No Centro dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira
Festa de final de ano da sua Creche «os Netinhos»


Barreiro - Futebol Clube Barreirense
Assembleia Geral aprecia orçamento e plano de atividades


Associação Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores das Autarquias do Barreiro
I Encontro de Pesca


No Clube Dramático Instrução e Recreio 31 de Janeiro «Os Celtas» - Barreiro
Noite Africana- CRIVA


CULTURA
Associação Barreiro – Património,Memória e Futuro considera um crime
Câmara Municipal arrasou o Moinho Pequeno


POSTAIS
Barreiro - Carta de uma neta com o coração em lágrimas
Ao homem que matou a minha avó


Crónicas do Algarve
Acerca da casa da avó-velha, da dona Olívia e da pastelaria Império
Por Henrique Bonança


Banda Municipal tocou pela primeira vez a «Marcha do Barreiro»
Içar do «Mastro» anuncia as Festas 2018


Rumo do Barreiro coordena Núcleo de Setúbal «Incorpora»
Potenciar «uma rede colaborativa de 2ª geração na Península»


Plataforma para o Desenvolvimento da Península de Setúbal
Há uma crise na economia agravada pela perda do acesso aos fundos comunitários
afir


Crónicas do Algarve
Acerca de Ir à Praia e de Barquilhos
Por Henrique Bonança


Barreiro - EXPOSIÇÃO «O QUE FAZ FALTA É AGITAR A MALTA»
Gratidão para com todos os que lutaram e lutam pelos direitos do cidadão


Moita - Associação Zero vai apresentar queixa na União Europeia
Exige Avaliação Ambiental Estratégica para Aeroporto na BA6 Montijo


ARTES
Prémios da II Bienal de Desenho de Almada
Prémio «Pedro de Sousa» desenho «Pedras no Sapato» de Pedro Cunha de Guimarães


Moita - Acolher residências artísticas, oficinas e ateliês relacionados com as artes visuais
Espaço FAVO novo equipamento cultural


Exposição da II Bienal de Desenho de Almada
De 210 obras de 125 artistas a nível nacional juri selecionou 22 trabalhos de 21 artistas


AGENDA
Moita - Uma nova vida aos locais mais frequentados nas noites de verão
«Cultura em Movimento» pelo concelho


Cinema City Setúbal estreia Mamma Mia! Here we go again
O filme conta com um elenco de topo


EUROPA
Orçamento da União Europeia
Comissão Europeia propõe investir 9,2 mil milhões de EUR no primeiro programa digital de sempre


Comissão Europeia publica relatório
sobre a aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais na União Europeia em 2017


opinião rostos.pt - o seu diário digital

Sobre o processo Autoeuropa Volkswagen
O antes e o agora, falta o depois!
Por Fernando Sequeira
Palmela

Sobre o processo Autoeuropa Volkswagen<br />
O antes e o agora, falta o depois!<br />
Por Fernando Sequeira<br />
PalmelaFace aos comentários que tenho lido e ouvido sobre este processo, desde “se não fizerem carros fazem comboios ou autocarros”, até ,“se eles não quiserem que se vão embora” e que em nada tem servido para pacificar e esclarecer as pessoas, decidi emitir uma explicação, opinião, sobre este processo.

Em 2010 e 2011 a empresa admitiu, várias centenas de trabalhadores temporários para conseguir fazer 130 000 carros, em 2012, a empresa informou que a produção ia baixar cerca de 30 000 carros nos anos seguintes, pelo que havia pessoal em excesso, a CT onde me integrava reivindicou a passagem dos trabalhadores para o quadro da empresa, com o argumento de que todos faziam falta para enfrentar o futuro, nesse mesmo ano, com a ajuda da CT alemã, voluntariamente foram trabalhar para a Alemanha cerca de 400 trabalhadores, a maioria com contratos a prazo, tendo passado a efetivos mesmo deslocados, e tivemos ainda necessidade de trabalhar aplicando os Downdays (dias de paragem de fábrica).

A redução de Eos, Scirocco e MPV continuava, e a CT procurava por todos os meios ajuda dos elementos da CT alemã no conselho Fiscal para a vinda de um novo produto para Portugal. Simultaneamente a administração alemã exigia a garantia de que produziríamos todos os carros necessários.
Foram feitas algumas exigências, por parte da administração em Portugal, para concorrer ao novo produto, como a manutenção do salário de admissão até final Setembro de 2018.

Nesse sentido, a CT na sua totalidade assinou, depois de aprovado por mais de 76% dos trabalhadores, o acordo de 2015 onde na clausula 12.1 diz, cito” Para responder aos desafios e necessidades futuras da fábrica, há que considerar a laboração continua”, os alemães continuaram a exigir mais garantias e em Novembro de 2016, todos, os 11 elementos da CT assinaram ainda uma carta de intensões que foi enviada para a Alemanha, em que reafirmámos que produziríamos os carros e discutiríamos durante 2017 o sistema de turnos de laboração continua e respetivas compensações, pois a nossa grande preocupação era a garantia e aumento do emprego.

No final do primeiro semestre de 2017 começamos as negociações, e os elementos da lista C entre eles o dirigente sindical do SITE-Sul, fizeram circular um abaixo-assinado contra a garantia que demos à Alemanha em 2015 e 2016, ou seja, contra a laboração contínua, abaixo-assinado fácil de assinar pelos trabalhadores pois reivindicava o sábado como trabalho extraordinário em regime voluntário, tendo clara consciência de que isso ia contra a criação de emprego reduzindo as admissões em mais de 700 trabalhadores.
Apesar desta demagogia, não desistimos, tendo sempre em mente a manutenção e aumento dos postos de trabalho, num distrito afetado pelo desemprego e exigimos o início das negociações.

Neste processo a Administração da Autoeuropa não está isenta de culpas, pois deixou o processo negocial em “banho maria” durante mais de 14 meses, desde finais de 2015 até meados de 2017, permitindo que o boato e especulação invadissem a fábrica, até porque não é fácil para ninguém que trabalha á 20 anos nesta fábrica de segunda à sexta e agora sem grandes explicações lhe venham dizer, agora começas a folgar a meio da semana e vens trabalhar ao sábado, esta situação é facilmente “inflamável”.
Recomeçamos as negociações com a Administração, em meados de 2017, sob a ameaça de um pré-aviso de greve, com a participação, de um enviado dos R.H. de Wolfsburg, e um representante do Ministério do Trabalho, que duraram na fase final mais de 30 horas.

Os elementos da lista C, afetos à CGTP, estiveram sempre presentes, mas recusaram-se a abrir a boca, fazendo uma declaração inicial dizendo, “vamos ficar na reunião como observadores e em silêncio” ficando como que a fiscalizar as negociações sem participar em nada, contrariamente ao afeto ao outro sindicato que participou, com ideias e experiencias.
Nessas negociações, entre redução de horário semanal, aumento do tempo de descanso no primeiro intervalo, aumento do prémio mensal, a CT conseguiu, garantir a folga fixa em todos os domingos do ano, os feriados que calhem nos dias de semana pagos como trabalho extraordinário, e uma folga variável durante a semana que se por qualquer razão tiver que ser trabalhada seria paga como trabalho extra ao Sábado.

Não posso deixar de referir a nossa oposição à folga rotativa no turno noturno que é grandemente prejudicial para a saúde e que tentamos negociar com a empresa um horário de 17 turnos para que nas semanas que trabalhássemos á noite folgássemos sempre ao sábado e domingo.

Depois das negociações concluídas e tendo toda a informação o SITE-Sul omitiu estes factos, inflamaram a fabrica com o argumento de 6 dias de trabalho (de segunda a Sábado) sem falar em folgas, com o único objetivo de levar à recusa no referendo e à queda da CT, pois esta não poderia continuar perante o trabalho que fizemos os compromissos assumidos e votados por todos em 2015 e o resultado significativamente negativo do referendo, não nos restava outra alternativa.

Não temo a deslocalização, pois isso será uma tomada de decisão da Alemanha e que dependerá do nível e duração do conflito, preocupa-me a afirmação do Sr. Herbert Diess vinda no jornal Expresso cito “ Ninguém vai ficar a dormir, porque todos estão atentos e sabem que a casa-mãe deu um sinal à fábrica e isso significa que depois do Eos, do Scirocco e até depois dos monovolumes, haverá necessidade de produzir novos modelos, e é nessa direção que todas as fábricas olham, sabendo que há novos modelos para produzir depois de 2020”, em meu entender, isto é uma clara ameaça ao nosso futuro.

Os trabalhadores tem razão em ser reivindicativos e defender melhores condições, mas devemos discutir clara e abertamente entre nós, dentro da empresa o que objetivamente queremos.

O objetivo da CT, que ainda represento, e o meu próprio objetivo, foi, é, e será sempre, defender os direitos dos trabalhadores, mas para isso temos que ter trabalho para além dos carros atualmente em produção, pois sem ele não há trabalhadores, a escolha para o futuro será sempre dos trabalhadores, porque aqui os pré-acordos vão sempre a votação por voto secreto.

Fernando Sequeira
Coordenador demissionário da
Comissão de Trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa

26.09.2017 - 11:25
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nome: Manuel Norberto Baptista Forte
comentario: Penso que "...o depois!" só poderá ser uma solução negociada por Administracção, Sindicatos, e Comissão de Trabalhadores, e que favoreça as partes envolvidas nessa séria e aberta negociação.

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