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Horóscopos Diários
Dia 25 de Abril 2019
Por Maria Helena


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Beijo nos lábios vermelhos de Abril
– o sabor da palavra Liberdade


Rosto da Semana – Barreiro
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O Barreiro está um pouco mais pobre!
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Sesimbra - Comemoração do 45º Aniversário do 25 de Abril
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Bloco de Esquerda defende ligação Barreiro - Lisboa
Terceira Travessia do Tejo em modo ferroviário.


MOITA - VEREADORES DO PS VOTAM CONTRA O RELATÓRIO E CONTAS DE 2018
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Aquisição de duas viaturas para o Programa Escola Segura no Barreiro
Bruno Vitorino considera necessário que CMB adquira face à incapacidade do Es


ENTREVISTA
Barreiro - TCB pode alargar serviço a concelhos limítrofes
Colaborar na mobilidade de Sesimbra, Palmela e Seixal para além da Moita
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Projecto «Start XXI» uma aposta no desenvolvimento económico


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Seixal - Espetáculo comemorativo dos 45 Anos do 25 de Abril
Adiado para hoje dia 25 de Abril


Num percurso de cerca de 150 quilómetros pela antiga canada real
Romeiros transportam Nª Srª. da Boa Viagem da Moita a Viana do Alentejo


Moita - Comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril
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Produção e edição do novo disco do músico Van Ayres dão corpo ao projecto sele


Em Junho o 1º Festival de Jazz do Barreiro
JAZZ NO PARQUE 2019


Barreiro -Encontro «Alburrica/Quinta do Braamcamp em Debate»
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No Salão dos Bombeiros Voluntários do Barreiro
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. Dia 28 de Abril, 13 horas


Arrancou no Município do Barreiro
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Barreiro – Reserva o Sábado
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Uma das grandes obras de Abril é a afirmação do Poder Local Democrático
Em Setúbal quer cumprir um dos principais desígnios da Revolução o dese


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Barreiro uma cidade amiga das famílias e das crianças
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O Terminal de Contentores do Barreiro
Não nos tomem por «lorpas»!
Por José Encarnação

O Terminal de Contentores do Barreiro<br />
Não nos tomem por «lorpas»!<br />
Por José Encarnação<br />
O novo projeto só responde, em parte, ao problema da localização e da paisagem. De facto, mesmo “chegando” o Terminal mais para nascente, verifica-se que quem estiver ao pé da piscina municipal deixará de ver uma parte significativa da ponte Vasco da Gama.

Porque razão e apesar de o representante da APL ter concordado que o Terminal fica “coxo” se não houver Terceira Travessia do Tejo com a vertente ferroviária para acomodar os comboios de 750 metros, a mesma não está considerada?

A sessão, supostamente de esclarecimento, realizada no passado sábado pela Câmara Municipal do Barreiro com acompanhamento da APL, Administração do Porto de Lisboa e pela IP, Infraestruturas de Portugal, constituiu um triste exemplo do que se quer quanto à participação/auscultação dos cidadãos.
Tratou-se muito mais de uma sessão de propaganda e de promoção política do que de elucidação dos barreirenses. Aliás a iniciativa estava “marcada” à partida.
Por razões de seriedade e para que não me acusem de facciosismo, passo a citar o Convite da Câmara Municipal: “Esta sessão de esclarecimento surge no âmbito da consulta pública sobre o EIA (estudo de Impacto Ambiental) referente ao Terminal Portuário do Barreiro, a decorrer at´7 de dezembro do corrente ano, e visa a melhor condução da opinião pública sobre este projeto”.
E, de facto, o que se passou foi uma tentativa, não muito habilidosa diga-se, de” vender bem” um produto eivado de incoerências.
O PowerPoint apresentado pelo representante da APL, Administração do Porto de Lisboa, não coincidia, em vários aspetos, com o tratado no EIA. Afirmo mesmo que existiram “grosseiras manipulações de imagem” para que a coisa passasse melhor. Noutros apenas valorizava os aspetos positivos, que existem, e minimizava os negativos e que são significativos.
Pasme-se que em lado algum se falou em solos e zonas marítimas altamente contaminadas como que quase de repente a CUF não tivesse existido.
Contudo e sem prejuízo do atrás dito destaco três aspetos que reputo de importantes.
1 – O novo projeto só responde, em parte, ao problema da localização e da paisagem. De facto, mesmo “chegando” o Terminal mais para nascente, verifica-se que quem estiver ao pé da piscina municipal deixará de ver uma parte significativa da ponte Vasco da Gama e de uma vasta zona da parte nascente do estuário do Tejo. A Base Aérea do Montijo em momento de maior empilhamento de contentores deixará de ser vista.
Uma muralha de contentores empilhados (julgo que o EIA fala em 5+1 contentores empilhados) que poderá atingir os 12 ou 14,40 metros de altura - quase um terceiro andar – fará com que o sol, visto do lado da piscina e do Clube de Vela “passe” a nascer mais tarde.
Todos os outros restantes aspetos, contidos no parecer da Câmara Municipal aprovado por unanimidade em julho de 2017, fiquem sem resposta positiva ou razoável.
2 – No novo EIA em algum momento se perceciona o modo e o tempo como o Terminal se integra e se articula com o território da Baía do Tejo/Quimiparque.
De que modo, com que calendário e sentido se concretiza a potenciação dos respetivos terrenos que constituem património público?
Ainda que não seja a questão central a estudar no EIA não deixarei de referir que durante o prazo de concessão passará a ser uma empresa privada a gerir e a dispor do património que pertence ao estado. Não esqueçamos que estamos a falar de uma PPP, Parceria Público Privada e todos temos “más” experiências nesse domínio. Fugindo, subtilmente, à questão o representante da APL não desmentiu nem esclareceu se o prazo de concessão não poderia atingir os 60 anos.
Fica, pois, por se saber como se articula o Terminal com a requalificação, necessária, do território da antiga Quimiparque.
De intenções e promessas está o Barreiro cheio.
3 – Por que razão o Terminal não vem acompanhado do plano das infraestruturas de acessos e acessibilidades? A explicação apresentada pelo representante da IP, Infraestruturas de Portugal pareceu meio esfarrapada. A afirmação de que o acerto da localização do Terminal tinha feito “cair” o contrato não pega. A IP é uma empresa do estado e a explicação é “demasiado” formal para ser bem compreendida.
Suponhamos que o atual EIA recebe uma DIA, Declaração de Impacto Ambiental positiva ou ainda assim condicionada e que o EIA sobre as acessibilidades recebe um chumbo. Que sucede? Não há Terminal ou a intenção é outra? Será a tentativa de impor o facto consumado restringindo as alternativas? É uma “velha” tática: deixar degradar pera depois justificar a urgência da solução. Veja-se o que se passa com o Novo Aeroporto de Lisboa que começou a ser discutido já em 1969.
Porque razão e apesar de o representante da APL ter concordado que o Terminal fica “coxo” se não houver Terceira Travessia do Tejo com a vertente ferroviária para acomodar os comboios de 750 metros, a mesma não está considerada? A afirmação de que os contentores sairão do Barreiro através de barcaças é, no mínimo, uma ideia peregrina e que vai ao arrepio do que de melhor se faz a nível de portos.
Porque razão não são apresentadas as soluções para desatar os nós da deficiente estrutura rodoviária do Barreiro e se aproveita o Terminal para melhorar, por vários anos, os acessos? Porque razão se pensa “usar” o corredor da Avenida das Nacionalizações e o atual IC21? Porque razão se “enxerta” aqui a mirifica ponte Barreiro/Montijo? Para dar mais trânsito à Lusoponte/VINCI/Mota Engil e para congestionar, ainda mais a ponte Vasco da Gama? Ou isso esconde a verdadeira intenção de não construir a TTT? Ou pior, “aceitar” o alargamento da concessão das travessias do Tejo e “juntar” a isso a concessão da vertente ferroviária?
Mas então o Terminal não é um todo? Até um LEGO para as crianças tem lógica e coerência.
Conforme diz o povo: “Enxoval que não vai com a noiva, tarde ou nunca vai chegar”.

Por último e sobre as mãos largas do emprego a criar aconselho, se me permitem, a leitura do artigo através do link:

http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=54167. />
Não nos tentem fazer de “trouxas”.

José Encarnação
Barreiro 27 de novembro de 2018

27.11.2018 - 14:58
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