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Viver plena_mente: Mindfullness
Por Sandra Pereira
Barreiro

Viver plena_mente: Mindfullness<br />
Por Sandra Pereira<br />
BarreiroA mente não se desliga nos nossos momentos de descanso: a mente está sempre ativa, mesmo quando estamos acordados a descansar, a mente ou os pensamentos viajam entre o passado, presente e futuro, conversas, situações, objetivos, sonhos ou ideias.

O minfulness é então uma prática através da qual se treina a mente para uma vida mais feliz, mais consciente no presente e no agora.

Mindfulness significa viver ou possuir atenção plena: é referente à capacidade de focar os pensamentos, apenas, no momento presente, estando totalmente consciente de cada experiência, com os sentidos e sensações dedicados aos momentos imediatos.

A mente não se desliga nos nossos momentos de descanso: a mente está sempre ativa, mesmo quando estamos acordados a descansar, a mente ou os pensamentos viajam entre o passado, presente e futuro, conversas, situações, objetivos, sonhos ou ideias.
Esta atividade constante ocupa-nos a mente, deixa-nos inquietos e impossibilita-nos de nos focarmos verdadeiramente no momento presente, provocando agitação, ansiedade e stress.

O minfulness é então uma prática através da qual se treina a mente para uma vida mais feliz, mais consciente no presente e no agora.
Os benefícios são variados e são transversais a todas as áreas da vida, desde o rendimento no trabalho, às tarefas diárias, a uma simples ida ao supermercado ou quando tomamos um duche, por exemplo.
Para se sentir efeito neste processo, são necessários muitos meses de prática, mas com o treino mental adequado, ao fim de uma semana, o leitor, já terá mais facilidade em dormir melhor.
Por isso vamos começar hoje, pode ser?!

Nomeei 7 dicas para praticar mindfulness, uma dica por dia:

1.
A ir para o trabalho de manhã, quer seja no carro, no metro ou na rua enquanto anda, concentre-se no seu corpo e no que o rodeia: não é preciso fazer nada de estranho ou muito difícil, apenas tem de se esforçar por parar os pensamentos relacionados com preocupações passadas ou futuras, e tentar focar-se no momento presente. Foque a sua atenção em uma só coisa de cada vez: nas diferentes partes do corpo, uma por uma, e perceba quais as sensações que tem naquele momento; foque-se nos barulhos que ouve à sua volta; concentre-se em si e no seu corpo.

2.
A meio da manhã, tire alguns minutos do seu tempo para se dedicar ao mindfulness: pode ser durante uma pausa para beber café ou pode ser à secretária entre tarefas, mas tem que desligar-se das suas preocupações e dos seus afazeres. Foque-se em si e no seu corpo novamente: nas sensações, nos sons, nos cheiros, não seu coração a bater, atente à sua respiração de forma profunda.

3.
Durante as refeições, concentre-se no cheiro e nas cores dos alimentos, pense em todos os seus movimentos, nos sons, na textura e nos sabores enquanto mastiga.

4.
Sempre que se sentir mais stress ou simplesmente quando lhe apetecer, adicione outro exercício ao seu dia e repita-o quantas vezes desejar, é importante respirar com consciência, também. Inspire e expire focado no movimento do ar dentro de si, sentindo os movimentos do peito e do diafragma. Concentre-se na forma como respira, sem necessariamente alterar a respiração, observe-a, apenas.

5.
Antes de se deitar, pode meditar durante alguns minutos e garantir um sono mais descansado. Acenda uma vela, desligando a luz, sente-se numa posição confortável, sempre com as costas direitas. Observe a chama e foque-se apenas nela e nos seus movimentos. Desligue os seus pensamentos.

6.
Pratique escuta ativa. Estamos tão habituados aos ruídos à nossa volta que o nosso cérebro se desliga deles. Pare e escute os sons à sua volta, os ruídos que fazem as coisas e as pessoas à sua volta. Não elabore grandes pensamentos sobre o que ouve, ouça apenas pelo prazer de ouvir.

7.
A sétima regra é para o sétimo dia da semana, imaginado que este dia corresponde ao Domingo, será o dia perfeito para sair de casa e procurar o contacto com a natureza, quer seja na praia a sentir o sol na pele e os movimentos da água no mar, quer seja no campo a ouvir os pássaros e a sentir o vento. Energize-se!

Se durante estes exercícios a sua mente começar a dispersar, não se recrimine nem perca a paciência: volte ao exercício quantas vezes forem necessárias. Ponha cada um destes exercícios em prática e melhore dia a dia a sua concentração. A sua saúde mental e emocional merecem.

Até breve.
Sandra Pereira
Life Coach/Formadora Inteligência Emocional
sassacoaching@gmail.com

12.12.2018 - 19:00

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