Conta Loios

opinião

TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS COLOCADOS, COM ESPERANÇA E DETERMINAÇÃO
Por Gabriela Soares
Barreiro

TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS COLOCADOS, COM ESPERANÇA E DETERMINAÇÃO<br />
Por Gabriela Soares<br />
Barreiro O Covid-19 colocou-nos desafios e limitações nunca antes conhecidas, mas acreditamos que a frase “#vaificartudobem”, não é apenas um chavão… é uma mensagem de esperança, consubstanciada em ações concretas e em projetos que apenas ficaram em suspenso, mas que se irão concretizar a breve trecho.

A gestão de uma autarquia é um desafio diário e constante. Em março do presente ano, todos
nós fomos confrontados com uma crise pandémica (COVID-19) que a todos abalou, colocando
as Juntas de Freguesia perante novas condicionantes de gestão, em todos os quadrantes da
sua atividade.

Numa primeira fase (Estado de Emergência), foi necessário zelar pela segurança de todos/as os/as trabalhadores/as, mantendo os serviços mínimos ao nível da higiene urbana. Foi também importante acompanhar a Comissão Municipal de Proteção Civil que diariamente, nos 7 dias da semana, foi tomando todas as medidas necessárias para conter esta Pandemia.

Desenvolveram-se ações de sensibilização e de prevenção na rua, junto dos munícipes, comércio e associações.
Mas de todo o trabalho desenvolvido por esta Junta de Freguesia, salienta-se o Apoio Social, o qual, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, foi estruturante na contenção do COVID-19. Era fundamental confinar às suas habitações, a população de maior risco (idosos e pessoas com doenças crónicas). Com esta missão, 7 dias por semana, e durante 2 meses, a Junta de Freguesia conseguiu apoiar 30 famílias, num total de 50 pessoas.

Num novo contexto que agora se vivencia (Estado de Calamidade), há que manter o apoio a quem mais precisa. A pandemia COVID-19 colocou muitas famílias em contextos económicos particularmente difíceis e desafiantes. Famílias que, de forma inesperada, viram os seus rendimentos muitíssimo reduzidos. Cientes desta realidade, a União das Freguesias de Barreiro
e Lavradio, criou o Projeto Freguesia Apoia #Covid19, constituindo uma parceria alargada, da qual fazem parte a Associação NÓS, a RUMO, o Agrupamento 1011 do CNE, o Grupo 264 da AEP, a Associação de Escoteiros de Portugal – Região Além-Tejo, a Refood Barreiro, o Luso Futebol Clube, a Associação Desportiva e Cultural dos Fidalguinhos, o CRIVA e o Centro Social e Paroquial Padre Abilio Mendes, através da qual se tem prestado apoio alimentar e distribuição de bens considerados de 1ª necessidade (produtos perecíveis, não perecíveis, detergentes, produtos de higiene, máscaras e álcool gel).

No âmbito desta parceria, temos recebido muitos donativos de empresas do concelho, mas também de gente anónima que, em tempos de crise, se solidariza e pretende ajudar o próximo.

O Covid-19 colocou-nos desafios e limitações nunca antes conhecidas, mas acreditamos que a frase “#vaificartudobem”, não é apenas um chavão… é uma mensagem de esperança, consubstanciada em ações concretas e em projetos que apenas ficaram em suspenso, mas que se irão concretizar a breve trecho.

Durante os próximos meses, pretende-se:

 Dar continuidade ao apoio social às famílias que se mantenham em situação social vulnerável;
 Avançar com a recuperação do polidesportivo dos Fidalguinhos;
 Revitalizar o Parque Maria Machado no Lavradio;
 Intervencionar o telhado e fachada do Antigo edifício da Junta de Freguesia do Lavradio (recentemente cedido à Associação de Escoteiros de Portugal – Região AlémTejo);
 Substituir as floreiras, sinais de trânsito, pinos e toponímia degradados;
 Acompanhar a Câmara Municipal do Barreiro nas grandes obras que, certamente, darão maior qualidade a todos/as os nossos/as munícipes.

Vai mesmo ficar tudo bem! Com esperança, com muito trabalho, mas sobretudo com muita
determinação!

A Presidente da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio
Gabriela Soares

23.05.2020 - 12:08

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.