Conta Loios

opinião

Largos dias têm 500 anos
Hélder Leal Rodrigues
Barreiro

Largos dias têm 500 anos<br />
Hélder Leal Rodrigues<br />
Barreiro A 16 de Janeiro de 1521, D. Manuel I concedeu ao Barreiro o estatuto de Vila, elevando-o a município, através da Carta de Foral. 500 anos depois, que Barreiro temos?

A história do Barreiro, o nosso Barreiro, é rica. Vem desde os Descobrimentos, à evolução da indústria e ao combate contra o fascismo. Do Barreiro saiu madeira e alimento que percorreram oceanos e descobriram novas rotas. Daqui surgiram também novas actividades económicas, com um crescimento industrial que fez do Barreiro um dos mais proeminentes centros económicos do país. Mas foi também aqui, no nosso Barreiro, que se lutou pela democracia contra um regime autoritário que durante anos governou o nosso país.

500 anos passaram, mas são cada vez menos os que conhecem toda a nossa história. A valorização do património histórico, industrial e até natural fica aquém daquilo que o Barreiro merece. Uma cidade, uma terra, com uma história tão rica, tão vasta e tão diferente não pode secundarizar esse património. Porque o Barreiro de hoje é fruto do Barreiro de ontem! De
há 500 anos, de há 100 anos, de sempre.

Assistimos a um Barreiro que vive da promoção do hoje, do agora, do imediato, mesmo que por terminar. Valorizar o património não é saudosismo, é aprendizagem. Valorizar o património não é esquecer o futuro, é ver para lá do imediato. Valorizar o património é dar nova vida ao Barreiro. Um Barreiro que viva o presente com o passado para enfrentar o
futuro.

500 anos depois, olhemos para o nosso património. Seja a zona da antiga CUF, a Mata da Machada e Vale de Zebro, a Igreja de Palhais, os nossos moinhos, o Barreiro Velho.

Agarremos nesse património e cuidemos dele. Valorizar, cuidar, restaurar. E promover.
Mostrar ao país e ao mundo a nossa história. Mostrar um Barreiro que nasceu há 500 anos e se reinventa todos os dias. Mostrar o nosso Barreiro.

Hélder Leal Rodrigues
Presidente do CDS-PP Barreiro

16.01.2021 - 23:25

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.