Conta Loios

opinião

Outubro 2021
Por Humberto Faísca
Barreiro

Outubro 2021<br>
Por Humberto Faísca<br>
Barreiro Acabei de exercer o meu direito de voto, foi voto antecipado, numa iniciativa este ano alargada e que me parece muito bem. Muita gente determinada a querer votar, esperando imenso tempo para exercer uma parte importante da cidadania.
Votei nos Paços do concelho e veio me ao pensamento que a próxima votação será para eleger o executivo da terra onde nasci.

Vieram-me à cabeça as próximas eleições e o que o Barreiro precisa; precisa entre muitas coisas de saber envolver as forças vivas da terra, precisa da participação dos Barreirenses nas decisões, precisa de envolver, somar ideias e pessoas, precisa de ser inclusivo e participativo, precisa ser plural.
Tudo coisas que este executivo não é; lida mal com a participação, com o contrário e pouco ou nada liga à promoção da cidadania.

Alternativas a este PS fechado em si mesmo:

1 - Um movimento de cidadãos independentes

2 - O PSD Barreiro

3 - A CDU Barreiro


Fico a pensar…

Um movimento de cidadãos independentes: penso ainda não estar criada uma estrutura forte de debate e envolvimento que possa ser uma opção vencedora, apesar de vários passos se terem dado.

O PSD Barreiro apesar de fazer parte do executivo há vários anos com trabalho e variados mandatos com pelouro, penso não ter base de apoio suficiente para ser alternativa.

A CDU Barreiro é sem suspeitas a alternativa natural a este executivo PS, mas para ser realmente alternativa necessita de saber somar opinião, precisa de pessoas de fora da estrutura partidária, pessoas que gostem do Barreiro.

Precisa de uma lista inclusiva, participada e que saiba trazer também democratas independentes, precisa da sociedade civil Barreirense com comunistas e não comunistas, precisa de trazer à luta e à participação as associações as colectividades as associações dos trabalhadores mas também dos empresários, precisa de saber envolver todos.
Precisa de um programa feito para todos com a participação de muitos, mas terá a CDU essa capacidade de envolvência e abertura? >
Terá o candidato escolhido pela CDU essa capacidade de mudança e de inclusão?
Carlos Humberto seria pessoa para ter essa capacidade; não sei se mais haverá, mas espero que para o bem da discussão e do Barreiro a natural alternativa à câmara saiba encontrar alguém com essas características.

Humberto Faísca

18.01.2021 - 15:04

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.