Conta Loios

opinião

AS CIDADES, PILARES ESSENCIAS DAS SUAS AREAS METROPOLITANAS
Por Matias Lopes
Barreiro

AS CIDADES, PILARES ESSENCIAS DAS SUAS AREAS METROPOLITANAS<br />
Por Matias Lopes<br />
Barreiro Um projeto de uma cidade de inovação é um projeto à dimensão da área Metropolitana e não só exclusivamente a uma cidade, procurei o Barreiro como cidade potencialmente identificada e evidentemente que o fiz em representação de um fortíssimo grupo de investimento internacional, com larga experiência em investimentos congéneres.

AS CIDADES, PILARES ESSENCIAS DAS SUAS AREAS METROPOLITANAS

Quando há 2 anos marquei reunião com o sr. Presidente da Camara Municipal do Barreiro em exercício, o Sr. Dr.º Frederico Rosa , para lhe apresentar o conceito de uma cidade de inovação, não lhe passaria pela cabeça, a importância estratégica desse projeto de desenvolvimento de grande notoriedade para o Barreiro da AML. Este projeto com uma duração de fases a variar entra os 5 e 10 anos e na nossa apreciação estratégica, com uma localização privilegiada como a cidade do Barreiro, teria um desenvolvimento económico impar assim como a resolução dos problemas de fixação de população ativa e as suas acessibilidades. Um projeto de uma cidade de inovação é um projeto à dimensão da área Metropolitana e não só exclusivamente a uma cidade, procurei o Barreiro como cidade potencialmente identificada e evidentemente que o fiz em representação de um fortíssimo grupo de investimento internacional, com larga experiência em investimentos congéneres.

Obviamente à hora marcada de uma sexta-feira à tarde, esperei bastante tempo para ser recebido pelo Sr. Presidente, o que me parece normal, face a carga, imagino elevada de reuniões e embora tenha explicado as razões do meu pedido no email de marcação ao Sr. Presidente, provavelmente fui mal entendido e depreciado no interesse do tema, pois o Sr. Presidente delegou a reunião no Sr. Vereador Rui Braga . Pedi ao Vereador a possibilidade de localizar no Barreiro, 100 hectares para um projeto de instalação de uma cidade de inovação. Para meu espanto foi-me dito que o Barreiro não possui tais áreas em reserva, para edificar, fiquei incrédulo, mas que estudaria o tema internamente e me contactaria, estou a espera até hoje.

Foi apresentado ao publico a 17 de março, o novo INNOVATION DISTRICT em Almada, desenvolvido pela Universidade Nova aí instalada com a sua Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que vai investir 800 Milhões de euros, em 400 hectares no desenvolvimento de uma nova cidade de Inovação, muito idêntico ao que apresentei para a cidade do Barreiro. Vão ser criados nos próximos 10 anos 17.000 postos de trabalho através de um conceito inovador de estudar, trabalhar, inovar, onde a cultura, as pessoas têm a liberdade de aprender, de criar e de expressar para o mundo, a internacionalidade e a capacidade de inovação dos estudantes do mundo inteiro, a interagir com esta nova cidade de Inovação em Almada. Portugal, definitivamente na liderança da inovação e tecnologia, PARABENS ALMADA afinal o mesmo partido tem olhares e respostas diferentes, que pena BARREIRO, se eu fosse Francês haveria tempo para me escutar! Paciência!!!

Vivo no Barreiro há 63 anos, falo francês, mas não me fiz ouvir, desculpa Barreiro.
As cidades são pilares essenciais das suas áreas metropolitanas e nada melhor para o Barreiro, que acima de trocas ou discussões políticas, mas numa visão absolutamente independente, implemente uma nova direção, com a experiência e o conhecimento concreto das prioridades e o caminho assertivo a dar à cidade do Barreiro na sua Área Metropolitana.

Essa maestria, de selecionar, de dirigir e trabalhar o programa da reviravolta para posicionar o Barreiro, no seu crescimento, na subida desejada da qualidade de vida, no futuro das famílias, só pode ser guiada por quem conhece o território, por quem em experiência comprovada e um legado quer no Barreiro quer na Área Metropolitana.

Só poderá ser, quem dirigirá com uma equipa nova, motivada e assertiva aos desígnios, que todos queremos para o Barreiro e esse candidato chama-se Carlos Humberto.

Benvindo Carlos Humberto a Presidente.

18.04.2021 - 15:53

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.