opinião
Qual a justificação de não se convocar um Conselho Municipal da Juventude ?
Por Cátia Borges
Barreiro

A Juventude Popular do Barreiro inquiriu, pelos devidos meios, quando seria o próximo CMJ, ao que nos responderam que ainda não havia sinal de ser marcada. Claramente que isto mostra que a juventude e as políticas relacionadas com a mesma não são prioridade para a Câmara e para o PS.
Talvez não seja do conhecimento de muitos, mas é um dos objetivos principais do CMJ reunir para tomar conhecimento das “linhas de orientação geral da política municipal da juventude, constantes do plano anual de atividades” e do “orçamento municipal no que respeita às dotações afetas às políticas de juventude e políticas setoriais conexas”. Ou seja, deve ser apresentado aos representantes das mais variadas entidades relacionadas com a juventude no CMJ os projetos, medidas e apoios a acontecerem no ano seguinte. Tendo conhecimento do que será proposto relativamente à juventude para o ano seguinte e o que será levado a votação na Assembleia Municipal, o CMJ deve emitir um parecer sobre o mesmo. A Juventude Socialista, que relativamente ao orçamento relativo a 2021, tanto batalhou para a emissão desse mesmo parecer que parece que ficou pelo caminho quando o pelouro da juventude passou para uma vereadora do seu partido.
Qual a justificação de não se convocar um CMJ? Falta de transparência? É irrelevante dar a conhecer aos jovens as medidas a nível concelhio para eles? O PS crê que não deve cumprir a legalidade por constituir maioria em todos os órgãos autárquicos do concelho? Bem, esperemos para saber. Aguardaremos pelo CMJ ser convocado e haver justificação para o mesmo não ter sido convocado antes.
Cátia Borges
Presidente da Juventude Popular do Barreiro
24.01.2022 - 09:25
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.