Conta Loios

opinião

Qual a justificação de não se convocar um Conselho Municipal da Juventude ?
Por Cátia Borges
Barreiro

Qual a justificação de não se convocar um Conselho Municipal da Juventude ?<br />
Por Cátia Borges<br />
Barreiro Mais de três meses depois da tomada de posse do atual executivo camarário, ainda não foi convocada uma reunião do Conselho Municipal da Juventude (referido como CMJ daqui em diante).

A Juventude Popular do Barreiro inquiriu, pelos devidos meios, quando seria o próximo CMJ, ao que nos responderam que ainda não havia sinal de ser marcada. Claramente que isto mostra que a juventude e as políticas relacionadas com a mesma não são prioridade para a Câmara e para o PS.

Talvez não seja do conhecimento de muitos, mas é um dos objetivos principais do CMJ reunir para tomar conhecimento das “linhas de orientação geral da política municipal da juventude, constantes do plano anual de atividades” e do “orçamento municipal no que respeita às dotações afetas às políticas de juventude e políticas setoriais conexas”. Ou seja, deve ser apresentado aos representantes das mais variadas entidades relacionadas com a juventude no CMJ os projetos, medidas e apoios a acontecerem no ano seguinte. Tendo conhecimento do que será proposto relativamente à juventude para o ano seguinte e o que será levado a votação na Assembleia Municipal, o CMJ deve emitir um parecer sobre o mesmo. A Juventude Socialista, que relativamente ao orçamento relativo a 2021, tanto batalhou para a emissão desse mesmo parecer que parece que ficou pelo caminho quando o pelouro da juventude passou para uma vereadora do seu partido.

Qual a justificação de não se convocar um CMJ? Falta de transparência? É irrelevante dar a conhecer aos jovens as medidas a nível concelhio para eles? O PS crê que não deve cumprir a legalidade por constituir maioria em todos os órgãos autárquicos do concelho? Bem, esperemos para saber. Aguardaremos pelo CMJ ser convocado e haver justificação para o mesmo não ter sido convocado antes.

Cátia Borges
Presidente da Juventude Popular do Barreiro

24.01.2022 - 09:25

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.