Conta Loios

opinião

HABITAÇAO COLABORATIVA OU COHOUSING
Por Rosário Vaz
Barreiro

HABITAÇAO COLABORATIVA OU COHOUSING<br />
Por Rosário Vaz<br />
Barreiro Com origem na Dinamarca, estão hoje em discussão por toda a Europa, incluindo a nossa vizinha Espanha, as Cooperativas de Habitação Colaborativa com concessão de uso, conceito que introduz uma mais valia social, porque delas é arredado o rumo especulativo.

“O preço das casas, em Portugal, subiu 13%”, dizia-se, por estes dias, nos jornais noticiosos, sem se vislumbrarem quaisquer medidas de resposta social à situação.
Quando a compra de imóveis se revela inacessível e os arrendamentos incomportáveis, o que resta aos portugueses que vêem os seus salários em queda, face ao aumento dos bens essenciais, ao agravamento desenfreado do preço dos combustíveis, da água, da luz e do gaz?
O problema da habitação é hoje transversal à população mais idosa, porque o avanço da idade traz consigo problemas de isolamento, solidão e falta de assistência mas atinge, paralelamente, os mais jovens para quem o emprego é uma miragem, os empréstimos bancários ficaram incomportáveis e os arrendamentos deixaram de ser uma alternativa.
A habitação é hoje, em Portugal, um tema premente e com tendência para se agravar. Sabe-se hoje que 24% da população portuguesa vive em alojamentos em muito más condições, diria sem qualquer dignidade.
É neste contexto que começam a surgir novas concepções de habitação, aliás, desde há muito praticadas em vários países da Europa.
Entre nós, portugueses, os anos 70 do séc. XX foram pródigos no que ao cooperativismo diz respeito; porém, anos passados de abrandamento, é, nos nossos dias, que se está a retomar essa forma de organização social, com particular incremento no domínio da habitação.
Com origem na Dinamarca, estão hoje em discussão por toda a Europa, incluindo a nossa vizinha Espanha, as Cooperativas de Habitação Colaborativa com concessão de uso, conceito que introduz uma mais valia social, porque delas é arredado o rumo especulativo.
Falar de Cooperativas de Habitação Colaborativa ou Cohousing é falar de um modelo de habitação autogerido, anti-especulativo, sustentável e onde se partilham espaços e serviços básicos, com vista ao usufruto de uma vida comunitária.
Porque a habitação colaborativa ou cohousing se apresenta, nos nossos dias, como resposta a um problema que afecta jovens e idosos, prosseguiremos na divulgação do conceito e dos seus princípios.

P´lo Grupo Fundador da Cooperativa Alto da Moita,
Rosário Vaz

25.06.2022 - 18:15

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.