Conta Loios

opinião

Para Quê a Filosofia?
Por Ana Alves
Barreiro

Para Quê a Filosofia?<br />
Por Ana Alves <br />
Barreiro . Dia Internacional da Filosofia - 17 de Novembro de 2022

A Filosofia sem dúvida desperta alguma curiosidade quando não estudada, porém, quando estudada, desperta ainda mais curiosidade. Mas o que é a Filosofia afinal e para que serve?
Muitos podem achá-la chata pois não têm a paciência o suficiente… Na Filosofia, todos nós temos a capacidade de pensar.

Sem perceber, no dia a dia aplicamos vários conceitos da Filosofia, afinal, toda a gente tem interesse em descobrir alguma coisa. Como aconteceu? A sua origem?

Quando se presta atenção a esses mínimos detalhes, percebe-se que o ser humano com toda a certeza não sabe de tudo.
Com a curiosidade, também vem a desconfiança. A partir daí, começa-se a prestar atenção às coisas mais simples tornando-as em algo interessante. Automaticamente surgem, ideias e teorias…

Pode-se tirar a conclusão de que, todos têm a autonomia de criticar, questionar e determinar. Não é nenhuma coincidência que várias pessoas têm crises existenciais de vez em quando. Volta-se então àquele padrão inicial, a base de tudo: Quem somos? Por que motivo estamos aqui? Devemos realmente e simplesmente acreditar no que é dito e taxado pela sociedade por séculos?

A Filosofia, junto com os conceitos nela incluídos, vai incentivar todos no estudo do Mundo, da Mente e do Homem. Este estudo não dá respostas concretas. Dá às pessoas o livre arbítrio de colocar questões sobre estes aspetos, que são vistos como problemas a se resolver.

Finalmente, o objetivo de tudo isto, é combater aquilo que se achava não ser possível ter resposta. Mas, será mesmo que existe uma resposta?
A Filosofia estuda a lógica, portanto, pegue na sua linha de raciocínio e seja um filósofo! Use a filosofia na vida!


Ana Alves
Escola Secundária de Casquilhos

17.11.2022 - 23:21

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.