Conta Loios

opinião

Digitalização das Empresas
Por Orlando Henrique
Barreiro

Digitalização das Empresas<br />
Por Orlando Henrique <br />
Barreiro O Sec XXI catapultou-nos para uma nova era, a era do Mundo Digital.
O Mundo Digital, tal como o conhecemos hoje, transfigurar-se-á ainda mais a curto prazo.

Desde o início das primeiras abordagens, ainda no decurso do ano de 1969, através da primeira transmissão de dados, feita por Leonard Kleinrock, investigador da Universidade da Califórnia (UCLA) e mais tarde, em 1971, quando o programador americano Ray Tomlinson criou o primeiro email, que fervilhava uma latente mudança na arte de comunicar. Mais tarde, quase duas décadas volvidas, no decurso do ano de 1991, depois de muitas experiências, com diferentes protocolos de comunicação de dados, Tim Berners-Lee, físico e cientista inglês, que na altura trabalhava para a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) sito na Suíça, criou a WEB, World Wide Web, nos seus tempos livres, a qual viria a dar origem ao inicio da internet.

A partir desse momento, foi como se tivéssemos passado de uma viagem de comboio a vapor, para uma viagem do Comboio Bala asiático.

A grande revolução mediática estava em curso e tudo nas nossas vidas começou a correr a velocidades vertiginosas, quer a nível pessoal quer principalmente a nível empresarial.

O Mundo Digital proporciona às empresas imensas janelas de oportunidade para o País e para o Mundo, mas para isso será necessário mudar o pensamento, a mentalidade, a visão estratégica, o posicionamento e sobretudo a forma de apresentação dos produtos e serviços das empresas.

Desde há algum tempo que a União Europeia, no Quadro Financeiro Plurianual 2020/2030 e também o Next Generation EU, criou a “Digitalização das empresas com recurso a fundos europeus”.

A condição sine qua non para permitir esse enquadramento, é a necessidade da constituição de um Projeto, onde podem ser englobados despesas de Consultoria, de aquisição de Software e Hardware e inclusive para a criação de Lojas Online.

A grande mudança deste paradigma, de termos uma Loja Online que “trabalha” 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode causar uma apreensão, mas será praticamente um axioma daqui a muito curto prazo.

…E se tomar a decisão de começar já hoje a preparar o futuro de amanhã?

Com prudência, sustentabilidade, mas naturalmente com ambição, criatividade e alguma dose de empreendedorismo.

Em suma, procure reunir-se de pessoas confiáveis, certificadas e se estiver dentro dos seus sonhos e objetivos de vida, dar um passo em frente e começar a fazer parte da história…da sua história!

Orlando Henrique

03.01.2023 - 23:33

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.