opinião
Tirar o Barreiro do Beco
Por Jaime Gonçalves
Barreiro
O objetivo é assegurar que a população tenha acesso aos direitos garantidos pela lei.
Essas medidas são uma parte importante da administração pública local, já que representam planejamentos dos governos e são criadas para melhorar a sociedade e atender necessidades dos cidadãos.
As políticas públicas também são uma forma de ajudar a diminuir desigualdades sociais que existam em um país e podem ser usadas como uma ferramenta de inclusão social.
Podem existir muitos tipos políticas públicas, em todas as áreas, que são escolhidas conforme a necessidade local.
São alguns exemplos: políticas de saúde, educação, assistência social, cultura, entre outras.
Porque escrevo os primeiros parágrafos ?
Simplesmente desde de algum tempo atrás tem vindo a crescer de forma brutal o numero de sem abrigos no Barreiro e que é transversal a todas as freguesias.
No inicio deste mês de novembro enquanto ia ás compras ali para os lados do antigo luso, reparei numa autentica “ Pilha “ de malas, caixotes, roupas que chegavam ao teto das arcadas dos prédios, fiquei impressionado.
Mas que cidade é esta que eu vivo?
Numa cidade onde o executivo camarário faz a festa por existir habitações á venda a mais de 1 milhão de euros, onde um vereador diz nas suas redes sociais que o Barreiro está na moda, simplesmente por que inaugura uma pizzaria, onde na mesma cidade existem os maiores problemas de mobilidade , com filas de transito para saírem e entrarem na cidade em horas de ponta que simplesmente metem a cabeça do munícipe em água, onde a limpeza urbana continua sem existir, onde os serviços pouco ou nada funcionam, uma cidade sempre em festa para aquilo que o executivo camarário entende e ……….. não falam neste flagelo que esta a atingir a nossa cidade e é transversal a todas as freguesias.
As pessoas que vivem neste momento na rua não são números, são pessoas!
É dever dos políticos e do poder local resolver estas situações, aos serviços municipais compete resolver estas situações, dar habitação digna aquelas pessoas que não conseguem financeiramente ter acesso ao mercado das habitações.
Nunca um município pode estar em festa por venda de habitações a mais de 1 milhão de euros quando tem munícipes a viver na rua , em arcadas de prédios, em estações de comboios, em vãos de escada!
É uma vergonha para o Barreiro que no seculo XXI isto cada vez mais aconteça.
Erradicar esta Pobreza é o desafio camarário
Jaime Gonçalves
19.11.2023 - 10:58
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.