opinião

O poder para começar de novo
Por Sandra Pereira
Barreiro

O poder para começar de novo<br />
Por Sandra Pereira<br />
Barreiro <br />
Começar de novo separa-nos o passado do futuro, deixando para trás o que ficou feito. Repensar as rotinas de um negócio existente ou começar um novo projeto depende da aprendizagem com os erros do passado mas também com a visualização de uma nova conquista, o importante é encontrar a motivação.

Os novos começos podem impactar a nossa motivação no contexto pessoal e profissional permitindo uma maior satisfação perante a conquista de novos desafios.
As rotinas, os hábitos diários e as obrigações acumuladas destroem a motivação para alcançar objectivos, criar planos novos e conquistar os sonhos que foram definidos com entusiasmo, anteriormente.

Portanto, é necessário reavaliar o panorama em que se está inserido e redefinir as metas que se pretende atingir.
Ao quebrar, mentalmente, com a rotina anterior, fazendo um reset ao nível do pensamento, poder-se-á, percepcionar a performance menos positiva que terá de ser reajustadas para a acção futura.

Criar impulso e foco para a automotivação, no que diz respeito à conquista de resultados, é a chave para o sucesso: esse é o verdadeiro poder.
O ser humano resiste à mudança mas é atraído pelo poder de começar de novo: porquê?
Um novo começo, incita a inspiração e motivação interna – os primeiros dias são sempre mais favoráveis à mudança.

Neste sentido se um individuo pretender iniciar um novo plano de negócios, criar um novo objectivo alcançável, o ideal é reavaliar as suas competências, recursos, crenças e propósito final.
Depois e mais importante para alavancar o sei plano: definir a data de inicio, preferencialmente no inicio da semana, mês ou do ano, dependendo da consistência ou finalidade do seu plano.

Acredita-se que o sucesso de um grande projecto está associado às crenças relacionadas com datas especiais, feriados ou mesmo mudanças das estações. Por vezes, a mudança de um ciclo natural é motivo para uma mudança, e não há nada de errado nisto.
Poderemos utilizar este fatores externos a nosso favor?

O móbil é a mudança e atitude positiva que se retira. Por outras vezes o mais difícil não é começar, e sim, manter o estado motivacional que nos direcciona para o target final – aqui o desafio é o passo seguinte, a manutenção do plano ou projecto.
É possível criar um truque mental que nos oriente e nos mantenha focado?

Promover algum tipo de novidade, por exemplo no negócio que se pretende iniciar ou que já exista, é uma excelente estratégia: uma promoção de marketing seria vantajoso para aliciar e atrair novos clientes?
Colocar questões ao nível do propósito do negócio, projecto ou plano, tais como:
- Onde falta intervir?
- O que poderá ser mudado sem alterar a estrutura e missão?
- Quem poderá ajudar neste percurso?
- Que recursos poderão ser adquiridos? E as competências serão suficientes?
- Quanto tempo se disponibiliza para o negócio?
- Qual o orçamento base para este efeito?
- Quanto se quer ganhar até prazo x?
Outra estratégia é procurar parceiros ou clientes com o mesmo mindset que também estejam a iniciar um novo percurso, a sinergia é muito produtiva para quem pensa igual.
Outra estratégia associada ao tempo é usar o tempo para rever a missão da empresa, negócio ou projeto: criar uma mudança criativa e cheia de energia.
Alguns exemplos:
- Utilizar o inicio do ano para um criar um novo objectivo;
- Na mudança de um trimestre, criar uma promoção de marketing;
- Perto das férias de verão ou de natal, criar uma parceria com empresas ou negócios que lucrem mais nesta altura do ano.

Para finalizar esta temática, o mais importante é manter o foco, visualizar o que se pretende, realmente. Não importa se existem dificuldades, estas fazem parte do processo e do crescimento.

Se porventura a falta de motivação surgir ou persistir, é necessário reavaliar a intenção do projecto ou dos componentes do mesmo: orçamento, pessoas, valores e visão geral.
Será viável? É exequível? A equipa, caso exista é motivada para a missão do projecto?
Celebrar as vitórias também inclui reconhecer erros e fraquezas passadas. O importante é a motivação para novas conquistas.

Sandra Lima Pereira
International Certified PNL & Coach | Formadora | Escritora | Autora
https://www.facebook.com/semearatitudepositiva /> sassacoaching@gmail.com

10.05.2024 - 07:13

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.