opinião
No Barreiro renasce a esperança
Por José Paulo Rodrigues
Barreiro
Entre elas, uma, que visa a revitalização da Área Metropolitana de Lisboa. Um projeto estruturado em três polos estratégicos: o Arco Ribeirinho Sul, abrangendo os concelhos do Barreiro, Almada e Seixal; os terrenos do Vale do Jamor, nos concelhos de Lisboa e Oeiras; e os terrenos do Aeroporto Humberto Delgado, localizados nos concelhos de Lisboa e Loures.
Essas iniciativas levantarão um projeto de “inovação, de revitalização, de cultura, de habitação e sustentabilidade ambiental”, oferecendo uma nova dinâmica de atividade económica. E o mais importante: vão valorizar e melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem e trabalham.
São boas notícias para o nosso distrito! Barreiro, Seixal e Almada ganham um novo fôlego de desenvolvimento, e a tão esperada valorização do nosso território finalmente começa a tomar forma. A esperança que tantas vezes foi adiada, renasce, mais forte do que nunca.
Não se estranha que o PS queira desvalorizar este anúncio, dizendo que afinal já existia um projeto para o Arco Ribeirinho Sul, como já existia um projeto para a expansão do Metro Sul do Tejo, como existia um projeto para a ponte Barreiro-Seixal, como havia um projeto para a Terceira Travessia do Tejo, como havia um projeto para a depuradora de bivalves, como já “existiam” tantos projetos que não passaram de meras promessas vãs, mil vezes anunciadas por António Costa e outras tantas vezes esquecidas.
Não se estranha que o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro também queira desvalorizar este anúncio, dizendo que não foi consultado e que não fazia a mínima ideia do que se estava a passar. No entanto, isso não corresponde à verdade! Durante a recente visita do ministro Miguel Pinto Luz a vários concelhos do distrito de Setúbal, incluindo o Barreiro, este tema foi claramente abordado na reunião com o presidente da Câmara.
Porém, o que é realmente grave, é que, nos anos em que o PS governou, o presidente da Câmara do Barreiro não tenha sido firme na exigência do cumprimento dessas promessas ao governo do seu partido. Em vez disso, preferiu o silêncio cúmplice, talvez por interesse político ou conveniência partidária, em qualquer dos casos prejudicial ao desenvolvimento do Barreiro e da qualidade de vida dos Barreirenses.
Com o governo da AD, a esperança renasce em mãos que colocam o interesse do País acima das conveniências partidárias, focado na coesão territorial, no bem-estar dos cidadãos e no desenvolvimento do País. Isto é o que significa governar para as pessoas.
Já vimos ações concretas quando foi anunciado o aeroporto em Alcochete, o início da construção da linha ferroviária de alta velocidade, a ponte Barreiro-Chelas e a transformação da antiga estação ferroviária do Barreiro-Mar. E agora, com a reabilitação da Área Metropolitana de Lisboa, o governo da AD continua a mostrar resultados.
Em apenas seis meses, o governo da AD fez mais pelo distrito de Setúbal e pelo Barreiro do que os governos socialistas fizeram nos últimos oito anos.
Mas não ficamos por aqui. No encerramento do congresso, Luís Montenegro também abordou a questão da segurança, um dos maiores flagelos da nossa sociedade. A solução? sistemas de vídeo-vigilância e policiamento de proximidade. Saudamos esta decisão!
No Barreiro, o concelho com mais problemas de segurança no distrito de Setúbal, o PSD sempre lutou por essas medidas. Infelizmente, a Câmara socialista sempre negou a gravidade da situação e recusou-se a agir, afetando diretamente a vida dos cidadãos e diminuindo a atratividade da nossa cidade.
Transformar é isto! É olhar além do óbvio, além do interesse mesquinho. É lamentável que a Câmara Municipal do Barreiro e o seu presidente prefiram ficar presos a conveniências partidárias, em vez de abraçar com entusiasmo as mudanças que o Governo de Portugal está a trazer para os barreirenses.
José Paulo Rodrigues
Delegado Assembleia Distrital do PSD
2024.10.24
24.10.2024 - 19:13
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.