opinião

IMPRENSA E INFLUENCIADORES DIGITAIS
Estratégias Combinadas para Resultados Concretos
Por Ana Mafalda Flores
Barreiro

IMPRENSA E INFLUENCIADORES DIGITAIS<br />
Estratégias Combinadas para Resultados Concretos<br />
Por Ana Mafalda Flores<br />
Barreiro<br />
No contexto atual, onde a comunicação e marketing são cruciais no crescimento dos negócios, as marcas deparam-se com o grande desafio de se comunicarem de forma eficaz, para se conectarem com os seus públicos-alvo.

Com pensamento estratega, entre as diversas opções e ferramentas mais relevantes, destaco duas abordagens que, embora distintas, são altamente complementares: as parcerias com Influenciadores digitais e com a Imprensa tradicional.
Quando integradas, estas estratégias podem transformar a forma como as marcas interagem com os consumidores, gerando campanhas mais sólidas, genuínas e com resultados mais concretos e tangíveis.

Temos, por um lado, o Poder dos INFLUENCIADORES DIGITAIS que apostam na Proximidade e Autenticidade, revertendo a seu favor, como trunfo poderoso, a capacidade de se comunicarem diretamente com audiências específicas, através de experiências reais, gerando uma ligação autêntica e de proximidade. É uma estratégia que oferece vantagens únicas pelos:
Conteúdos personalizados, frequentemente interpretados como recomendações genuínas, inspirando uma maior confiança e lealdade nos consumidores
Impacto direto ao influenciarem significativamente as escolhas e decisões de compra dos consumidores

Neste contexto, as redes TikTok, Instagram e Facebook destacam-se como as mais influentes, sendo os vídeos e os diretos as vertentes preferenciais.
Por outro lado, temos a Força da Imprensa Tradicional que promove a Credibilidade e o Alcance. A Imprensa tradicional continua a ser uma referência quando o assunto é credibilidade. Publicar notícias sobre uma marca em jornais, revistas ou portais respeitados garante um reconhecimento de seriedade difícil de replicar nas redes sociais. Aqui reitera-se uma estratégia de reputação positiva com:

Credibilidade e imparcialidade: ganham destaque em tempos de maior maturidade digital, onde os consumidores identificam facilmente conteúdos patrocinados.

Público diversificado: alcance de audiências amplas, chegando àqueles que estão menos presentes no online.
Além disso, a cobertura mediática pode validar campanhas e amplificar a mensagem conferindo-lhe um peso institucional que complementa a abordagem mais próxima e personalizada dos influenciadores digitais.

A questão que se coloca é porquê escolher? Quando o ideal é combinar forças e potenciar resultados!
Uma estratégia de comunicação verdadeiramente eficaz une o melhor dos dois mundos:

1. Marketing de influência bem estruturado: trabalhar com influenciadores que criam conteúdos relevantes e envolventes, incentivando a interação e conquistando a confiança do público.

2. Plano de ‘media relations’ estratégico: garantir espaço na imprensa para validar a mensagem, ampliando o alcance da campanha e atingindo novos públicos.

Esta integração permite que as marcas contactem com uma audiência ampla, capturem a atenção em diferentes plataformas e criem um envolvimento mais profundo e duradouro com os consumidores.
Enquanto os Influenciadores digitais entregam proximidade e autenticidade, a Imprensa oferece autoridade e alcance. Juntas, estas duas abordagens constroem campanhas de comunicação e visibilidade mais completas e eficazes.

Barreiro, 15 Jan/2025
Ana Mafalda Flores
Comunicação Empresarias & Relações Públicas

20.01.2025 - 14:16

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.