opinião
A importância de um projeto político para o Barreiro - Política com responsabilidade
Por Tiago Coluna
Barreiro

A atividade política ocorre na vida partidária, no desempenho de funções nos órgãos políticos ou na gestão das coletividades. Em qualquer um dos casos, trata-se de um exercício conjunto de homens e mulheres, orientados por convicções firmes, na desejável prossecução de objetivos traçados pelos coletivos.
A atividade política, em especial a arte da gestão da coisa pública, é a realidade que melhor espelha o natural carrossel emocional que se vivencia quando se debatem ideias que cada um acredita que acarretará conquistas para a população.
Este carrossel emocional é indiscutivelmente intenso para quem exerce funções governativas. Provoca nos representantes e representados sentimentos de euforia, satisfação, frustração ou reprovação, obrigando uns e outros a uma articulação permanente tendo em vista a tomada de decisões que coloquem os recursos públicos ao dispor das necessidades da população.
As pessoas iniciam o percurso no seio destas organizações, integrando-as e importando para si também o que é almejado pela entidade coletiva, orientando a sua conduta para a sua realização, razão pela qual somos naturalmente sujeitos a estados de alma, por vezes, polarizados.
É também por esta ordem de razões que é tão difícil lograr uma apreciação crítica, breve e imparcial no final dos mandatos. Aliás, o balanço dos mandatos é tão mais difícil de se operar quanto mais longo for o período em que os partidos são poder e os intervenientes políticos exercem funções para os quais foram eleitos.
Porém, este juízo comparativo não pode deixar de ser feito e, tal como qualquer outro, assenta numa natural comparação entre o passado e o presente e, a partir das conclusões que cada um extraia, faz-se igualmente um juízo de prognose sobre o desempenho dos partidos e dos titulares dos órgãos políticos.
No caso do concelho do Barreiro, não só o decurso do tempo poderá ser prejudicial para apreciação dos mandatos do Partido Socialista na gestão da autarquia, mas também a cada vez mais parca presença de referências do passado de inércia e estagnação fruto dos executivos que castigou a nossa cidade, bloqueando todo e qualquer processo evolutivo.
O tal distanciamento entre o passado e o presente obriga a qualquer barreirense a concluir que a transformação a que o concelho do Barreiro e a freguesia do Lavradio foram sujeitos nos últimos oito anos é inquestionável.
Tenha o leitor filiação partidária ou não, seja votante fiel a um partido ou integre o imprudente grupo de abstencionistas reincidentes, é unânime a opinião de que o projeto político do Partido Socialista para o Barreiro somou ganhos importantes para os barreirenses.
Numa análise fria da realidade atual da nossa cidade, verificamos as intervenções, de maior ou menor dimensão, para a vida coletiva do Barreiro.
Recorde-se, por exemplo, a célere e eficaz resposta do executivo da freguesia do Lavradio, recentemente eleito, após a supressão repentina da loja dos CTT que existia naquela freguesia. O executivo assumiu o compromisso de garantir que a população, maioritariamente constituída por idosos, não deixasse de usufruir de um serviço público essencial para todos os cidadãos.
Da ação social à gestão de espaços verdes, passando pelo investimento incomparável na manutenção, conservação e melhorias nas escolas primárias da freguesia do Lavradio, o executivo da junta de freguesia evidenciou capacidade de resposta aos problemas da freguesia e uma eficaz execução orçamental assente no crescimento anual do orçamento e, em simultâneo, nos constantes aumentos de investimento público.
A recuperação das festas populares do Lavradio ou os sucessivos investimentos na requalificação do espaço e mobiliário urbano consubstanciam atos de gestão que somente na atualidade podemos qualificar como ordinários.
Recentemente foi anunciada a requalificação da vulgarmente designada “passagem estreita”, permitindo a melhor e segura circulação de peões e automobilistas, bem como atribui uma maior abertura à principal entrada na vila do Lavradio. Também neste caso concreto, a ação conjunta entre a Junta de Freguesia e o executivo municipal merece especial apreço dado que se tratou de uma reivindicação legítima dos lavradienses à qual durante muitos anos lhes foi dito que não tinha solução. Porém, no corrente ano foi anunciado mais esta conquista do Partido Socialista em prol da população da freguesia do Lavradio.
O que atualmente a população do Barreiro sabe e reconhece, em particular quem conhece o Lavradio, é que esta freguesia se soltou das amarras de um processo que conduziu esta parte do território do nosso concelho ao esquecimento e estagnação e que as consequências executivos municipais e de freguesia não souberam nem quiseram solucionar, atribuindo-lhe o rótulo de “parente pobre” da cidade do Barreiro e que foi difícil de retirar.
No mesmo sentido, na ação do executivo municipal, verificou-se igual capacidade de resolução de problemas do quotidiano e de implementação de alterações profundas no concelho do Barreiro.
A transformação de toda a zona ribeirinha do nosso concelho, a oferta de manuais escolares a todos os alunos do concelho, os investimentos massivos nos Transportes Coletivos do Barreiro, aumentando a frota e área de prestação do serviço de transporte de passageiros, a fixação da Loja do Cidadão no Barreiro, a captação de investimento privado com a consequente criação de emprego, e, mais recentemente, a construção de fogos de habitação para arrendamento a custos controlados são alguns dos exemplos que caracterizam o processo - nunca terminado - de transformação da nossa cidade.
A expressão antiga e gasta de “pensar a cidade” ostentada em muitos textos, tem hoje a sua materialização no projeto político socialista apresentado à sociedade barreirense cuja execução iniciou em 2017. Poderá discutir-se as medidas implementadas pelos executivos, mas a atualidade demonstra de forma clara e inequívoca que afinal é mesmo possível viver melhor no Barreiro.
Se em 2017 o projeto político do Partido Socialista para a cidade do Barreiro mereceu a confiança dos barreirenses constituindo um episódio de incomparável memória para os socialistas que não viviam uma vitória autárquica há vários anos, a votação expressiva de 2021 apenas poderá ser interpretada como um sinal de amadurecimento do Partido e, por outro lado, uma aprovação e adesão esmagadoras do eleitorado às políticas implementadas pelo Partido Socialista.
As positivas consequências da vitória eleitoral de 2021, assim como o percurso que se fez para tal feito, não poderão ser desconsiderados, sendo a estratégia a adotar aquela que assegura a esperada e exigível progressão na continuidade da prossecução dos princípios que nortearam o Partido Socialista na candidatura em 2017. A inevitabilidade do voto da esmagadora maioria dos barreirenses no Partido Socialista nas autárquicas deste ano é uma natural - mas nunca garantida - consequência do trabalho dos homens e mulheres que diariamente cumprem o projeto político do Partido Socialista para o Barreiro cuja execução é constante, mas com já resultados alcançados.
A visão que sumariamente se apresenta, assumidamente parcial, é, no entanto, realista, sensata e honesta. É a perspetiva de quem tem a convicção plena de que encontrará muitos barreirenses que, não tendo qualquer filiação partidária, sabem que o Partido Socialista não se limitou a indicar candidatos aos órgãos autárquicos, mas concretizou uma ambição coletiva da população barreirense através da apresentação e execução de um projeto político estável, duradouro e credível que se traduz na melhoria das condições de vida de quem nasceu no Barreiro e de quem escolheu a nossa cidade para realizar os seus projetos de vida pessoal e profissional.
Tiago Coluna
Coordenador da Secção do Lavradio do Partido Socialista
04.04.2025 - 08:33
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.