opinião
Moita em Movimento: Mobilidade, Investimento e Qualidade de Vida com a CDU
Por João Freire
Moita

A CDU tem uma visão clara para mudar esta situação. Uma das propostas mais importantes é a construção de uma nova circular externa à Moita, que ligue a Autoestrada A33 ao IC 21, no Barreiro. Esta ligação, permitirá retirar grande parte do trânsito da antiga estrada nacional, em especial o trânsito pesado, reduzir os tempos de viagem, aumentar a segurança rodoviária e atrair investimento para o concelho.
Esta infraestrutura é também fundamental para dinamizar a economia local, facilitar o acesso a zonas industriais e logísticas e valorizar o território. Ao mesmo tempo, a CDU defende a modernização da rede viária municipal, que está muito degradada, para redistribuir melhor os fluxos de tráfego e garantir maior segurança em todo o concelho.
Mas a mobilidade não se faz só com grandes obras. A CDU, ao mesmo tempo que lutava por mais e melhores transportes públicos, implementou uma ligação direta em transporte autárquico entre a zona da Barra Cheia e a Vila de Alhos Vedros, em coordenação com o Centro de Saúde, respondendo a uma necessidade concreta da população. Essa solução foi retirada pelo Partido Socialista sem qualquer justificação, deixando a população da Barra Cheia sem alternativa.
Outro exemplo claro do alcance do projeto da CDU é a ponte do Matão. Esta infraestrutura só foi possível construir porque a CDU criou condições para atrair empresas como a Aldi, a Mercadona, o Burger King, o McDonald’s e a Dekra. A ponte foi financiada pela Aldi no âmbito do processo de instalação da sua plataforma logística na Moita, a mais moderna da Europa Ocidental, e no âmbito do pagamento de contrapartidas pela sua instalação no nosso concelho. Isto mostra como a CDU sabe articular investimento privado com soluções para o bem comum.
A CDU defende ainda medidas imediatas e concretas, como o reforço das carreiras de transporte público com mais frequência e melhores horários, a criação de mais ciclovias e zonas de estacionamento seguro para bicicletas (as que existem são todas marca CDU), a instalação de sistemas inteligentes de gestão de tráfego e a promoção de alternativas sustentáveis.
Esta visão incorpora de forma ambiciosa e responsável uma forte preocupação ambiental. Prevê soluções modernas como passagens desniveladas ao longo da nova via para evitar cortes nos centros urbanos, barreiras acústicas para maior conforto das populações, uma integração paisagística cuidada e estímulos ao uso do transporte coletivo e de modos de mobilidade mais sustentáveis. Valorizamos profundamente a participação ativa dos cidadãos em todo este processo, apostando numa comunicação clara, acessível e próxima, com espaços de escuta e diálogo público, tal como sempre promovemos ao longo dos anos.
Infelizmente, promessas não cumpridas, como a rotunda anunciada para substituir os semáforos na Rua de São Sebastião, onde um buraco esteve aberto durante três anos – ou a recusa por parte do Partido Socialista em realizar um estudo profundo sobre o tráfego no concelho, proposto pela CDU em Assembleia Municipal, são exemplos da falta de visão e de compromisso com as reais necessidades da população. A CDU pretende concretizar esse estudo, com o objetivo de repensar e projetar novas vias e arruamentos que não só resolvam os problemas de tráfego atuais, mas também potenciem o desenvolvimento estratégico de várias zonas do concelho.
A verdade é que, até agora, o pouco que o Partido Socialista fez neste mandato tem a marca da CDU. As poucas obras em curso resultam de trabalho feito pela CDU no passado. Ao mesmo tempo, o Partido Socialista optou por deixar de lado o essencial, concentrando-se apenas no que tem mais visibilidade imediata. Esta escolha irresponsável levou a um descalabro nas finanças da Câmara Municipal da Moita, situação que tem de ser combatida com urgência para evitar consequências graves para a carteira de todos nós, o que já se sente em todo o concelho, com o estado das estradas e dos passeios.
A CDU tem um projeto, tem obra feita e tem propostas claras para o futuro. Com a CDU, a Moita pode voltar a ter mobilidade, investimento, sustentabilidade e qualidade de vida para todos.
João Freire,
Moitense e militante do PCP
20.05.2025 - 22:57
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.