Conta Loios

associativismo

Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência no Montijo
Conseguimos criar mais de 700 vagas em Centros de Atividade Ocupacionais

Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência no Montijo<br />
Conseguimos criar mais de 700 vagas em Centros de Atividade OcupacionaisNum futuro próximo, a secretária de Estado, Ana Sofia Antunes, deixou expresso o desejo de concretizar três medidas: a criação da prestação social de pessoas com deficiência, o projeto de criação de centros de apoio à vida independente e um programa de apoio à empregabilidade.

No dia 21 de setembro teve lugar, no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, o seminário comemorativo dos 40 anos da Cercima – Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado do Montijo e Alcochete intitulado “Sou feliz e então?”
A cerimónia contou, na sessão de abertura, com a presença de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Luís Miguel Franco, de Natividade Coelho, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, e Julieta Sanchez, presidente da Direção da Fenarcerci.
Ana Sofia Antunes recordou que “desde novembro de 2015, conseguimos criar mais de 700 vagas em Centros de Atividade Ocupacionais. Era uma resposta que estava de facto em grande carência e isto implicou um esforço orçamental adicional de cerca de 6 milhões de euros”, acrescentando que já este ano foi realizada “uma atualização no valor dos acordos”.
Num futuro próximo, a secretária de Estado deixou expresso o desejo de concretizar três medidas: a criação da prestação social de pessoas com deficiência, o projeto de criação de centros de apoio à vida independente e um programa de apoio à empregabilidade.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo manifestou a sua “profunda admiração pelo trabalho desenvolvido pelos emergentes parceiros, professores, pais e alunos da Cercima nos últimos 40 anos.”
Nuno Canta sublinhou que a Câmara Municipal do Montijo” tem procurado contribuir para o reforço da coesão, apoiando ações e iniciativas que contribuem para alargar as respostas sociais na plena igualdade de direitos da pessoa humana”. Nesse sentido, disse o presidente “associámo-nos à Cercima na cedência do espaço para a construção de um lar, uma residência autónoma. Um grande desafio que a cooperativa tem pela frente”.
O seminário prolongou-se ao longo do dia com painéis e palestrantes de diversas áreas que debateram temas relacionados com a inclusão de pessoas com deficiência.

Fonte - CMM

22.09.2016 - 14:24

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.