Conta Loios

associativismo

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro
Vai realizar um conjunto de encontros com as populações

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro<br />
Vai realizar um conjunto de encontros com as populações O primeiro desses encontros realiza-se já no próximo dia 11 de maio em Coina, na Colectividade União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina, pelas 15:00 horas.

A CUSPAS regista com satisfação os resultados positivos das recentes medidas referentes ao passe intermodal metropolitano e concelhio.

Fez ontem um mês que foi criado o Passe Intermodal Navegante. Segundo as indicações disponíveis, o passe constitui um significativo sucesso que só pecou por tardio.

Quer seja do ponto de vista material quer seja do ponto de vista social, o passe veio representar para milhares de pessoas e famílias um avanço considerável no que a mobilidade diz respeito.
Centenas de milhares de portugueses, de Norte a Sul de Este a Oeste, já sentiram um primeiro efeito: A redução dos preços e a consequente poupança, num país onde a média dos salários e pensões de reforma está abaixo, não só das médias europeias e do que social e economicamente seria justo, desejável e possível.

Não foram apenas as pessoas de menores rendimentos que passaram a usufruir deste direito/benefício. Muitos milhares de cidadãos viram, pela primeira vez, abrir-se a janela para poderem sair do isolamento a que se submetiam por não terem tão pouco dinheiro para usar os transportes públicos.
Fica mais uma vez provado que só uma política de valorização das políticas públicas assegura a universalidade no acesso aos serviços e uma maior equidade social.

Nunca é de mais valorizar os avanços positivos e, sobretudo, após resistências diversas que navegaram num cenário de desinformação e deturpação.
Contudo faltam dar os passos seguintes a esta medida de profundo alcance social.
A CUSPAS, Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, continua a reivindicar e a chamar a atenção para os vários constrangimentos que ainda subsistem.

A falta de material circulante (comboios, autocarros e barcos, principalmente), o não eficaz cumprimento de horários, a falta de pessoal técnico, administrativo e auxiliar, nos vários operadores continua a ser factor de impedimento para a melhoria do serviço prestado aos utentes e aos cidadãos em geral.

Os atrasos no recrutamento de pessoal, a falta de medidas com vista a uma melhor e mais atempada manutenção dos equipamentos e material circulante, constituem obstáculos que urge solucionar.
A CUSPAS, reunida no dia 2 de maio de 2019 regista com satisfação os resultados positivos das recentes medidas referentes ao passe intermodal metropolitano e concelhio.

No sentido de fazer um balanço mais exaustivo e de apresentar as reclamações dos utentes e de mobilizar as populações, a CUSPAS decidiu reforçar o pedido de reuniões com os diferentes operadores de transportes. Para além disso a CUSPAS irá realizar um conjunto de encontros com as populações no sentido de “Ouvir e Esclarecer, Para Agir!”.

O primeiro desses encontros realiza-se já no próximo dia 11 de maio em Coina, na Colectividade União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina, pelas 15:00 horas.

Barreiro 6 de maio de 2019

06.05.2019 - 15:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.