Conta Loios

associativismo

Barreiro - Cooperativa Cultural Popular Barreirense
Sessão Debate «Associativismo e Cooperativismo Pilares da Economia Social»
. 106º aniversário

Barreiro - Cooperativa Cultural Popular Barreirense<br />
Sessão Debate «Associativismo e Cooperativismo Pilares da Economia Social»<br />
. 106º aniversárioA Cooperativa Cultural Popular Barreirense festeja o seu 106º aniversário no dia 24 de Maio, para celebrar a efeméride vai promover um debate de reflexão sobre o tema "Associativismo e Cooperativismo Pilares da Economia Social", no dia 24 de Maio, pelas 21,00h.

A Cooperativa Cultural Popular Barreirense festeja o seu 106º aniversário no dia 24 de Maio, e tendo consciência do importante contributo do Movimento Cooperativo para o desenvolvimento em diferentes áreas sociais, bem como da realidade económica, social e política em que vivemos e nos coloca numa situação preocupante, em termos de continuidade e vigor, deseja celebrar esta provecta idade com um debate de reflexão sobre o tema "Associativismo e Cooperativismo Pilares da Economia Social", a realizar no dia 24 de Maio, pelas 21,00h, na nossa Sede, Rua Miguel Bombarda, nº 64-C,1º andar.

Desde 2004, somos uma cooperativa cultural, porém temos a nossa origem numa Cooperativa de Consumo, designada de Popular Barreirense, fundada por um grupo de operários ferroviários para tentarem resolver a carestia de bens de consumo alimentar.

Em 1913, ano da abertura, entre o pão e o azeite que vendia já emprestava livros, já tinha uma biblioteca, já percebia que a cultura permite ver, ir mais além, crescer, compreender o mundo, integrar-se nele com espírito crítico e tolerância.

Nos nossos estatutos estão expressas preocupações de intervenção nas áreas da história e património, nos vários domínios culturais populares e eruditos, na promoção da solidariedade e da democracia através da criação e fruição cultural, na contribuição para a dignificação do Barreiro.

Desde 11 de maio de 2009 que temos o Estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e em 2013 recebemos o galardão Barreiro Reconhecido, pela actividade que desenvolvemos ao longo dos anos e pelo projecto "Oficina Saramago" desenvolvido em parceria com todas as escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, bem como com a Fundação José Saramago.

Programa

21:00h - Sessão Debate I "Associativismo e Cooperativismo Pilares da Economia Social"

Convidados: Clementina Henriques
Jerônimo Teixeira

Moderador: Artur Martins

23:00h - Saudação de Aniversário I moscatel de Honra e Bolo de Aniversário

Fonte - CCPB

11.05.2019 - 00:05

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.